Dia Nacional dos Artistas ou "Wan Sinlapin Haeng Chat" (24 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2785

Próxima Celebração "Dia Nacional dos Artistas" ou "Wan Sinlapin Haeng Chat": Sábado, 24 de Fevereiro de 2018, : daqui 94 dias, 00:26:42-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Nacional dos Artistas ou "Wan Sinlapin Haeng Chat" em 24 de evereiro de cada ano, é uma comemoração na Tailândia, com homenagens aos artistas do país.

Essa data comemorativa de tailandeses tem por fim, marcar a data do nascimento do artista, poeta e rei do Sião, Buddha Rei Loetla Nabhalai ou rei Rama II, que veio ao mundo em 24 de fevereiro de 1767, e que foi fundador da dinastia Chakri, cujo reinado ficou conhecido como a "Idade de Ouro da Literatura ou Rattanakosin", por ter sido esse monarca patrono de uma série de poetas em sua corte, principalmente durante o curto período de seu reinado, de 1809 até sua morte em 21 de julho de 1824, pois ele também foi um poeta, naquele que ficou conhecido como o renascimento cultural tailandês, após as grandes guerras que assolaram o 1º Reinado.
Nesse tempo, o poeta mais notável a seu serviço foi o ilustre Sunthorn Phu , o autor de Phra Aphai Mani, que começou seu poema enquanto ainda estava na prisão, e que publicou-o em partes ao longo dos 20 anos seguintes. O conto épico segue o personagem que dá nome à obra, Prince Aphai Mani, um herói byroniano, em suas românticas aventuras pela antiga Tailândia.

Durante o reinado de Rama II, a Tailândia experimentou uma disputa com o Vietnã, vindo a se tornar então, a maior potência da região, que superou inclusive o controle do Camboja em 1813.

Foi nessa época que as influências do Ocidente começaram a ser sentidas com mais força no sudeste asiático e na Tailândia, porque em 1785 os britânicos haviam ocupado Penang e em 1819 trataram de fundar Cingapura, por conta do aumento do interesse dos ingleses na região, devido ao incremento do comércio com a China.

Nesse cenário, não demorou muito para que os britânicos superassem os neerlandeses e os portugueses como a principal influência econômica e política ocidental na Tailândia.
Os britânicos se opuseram ao sistema econômico thai, que mantinha os monopólios comerciais exclusivamente para os príncipes reais e fazia com que os negócios estivessem sujeitos a uma taxação arbitrária. Nessa conjuntura, em 1821 o governador da Índia Britânica enviou uma missão exigindo que a Tailândia retirasse suas restrições de livre-comércio.

Foi durante o seu reinado que se deu o primeiro contato formal com o Ocidente no Sião, desde os tempos Ayutthaya, com a missão do governador Português de Macau em 1818.
A 1ª visita formal britânica de negociação no reinado de Rama II foi feita em 1822 pelo médico escocês, administrador colonial e diplomata a serviço da Inglaterra, John Crawfurd.

Pondo um fim a esse período de renascimento cultural na Tailândia, a morte do rei tailandês, Rama II, se deu de forma súbita, o que não afasta a hipótese de um eventual envenenamento.

Fontes consultadas:

  1. en.wikipedia.org/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2785

RSS/XML