Dia Nacional do Engenheiro Eletricista (23 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3104

Hoje, Celebração "Dia Nacional do Engenheiro Eletricista": Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017, : por+ 22:10:26-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Nacional do Engenheiro Eletricista em 23 de novembro de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, que foi criada pela Lei Nº 12.074 de 29 de outubro de 2009.

Essa data comemorativa do Brasil tem por fim, marcar a data da fundação do IEMI [Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá], atual UNIFEI [Universidade Federal de Itajubá], que se deu em 23 de novembro de 1913, graças ao empenho do advogado, empreendedor e diretor de escola secundária da cidade brasileira de Itajubá-MG, Theodomiro Carneiro Santiago, que, com apoio do então presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Hermes da Fonseca, presente inclusive na inauguração da instituição, visitou os principais centros de ensino da engenharia elétrica em seu tempo, particularmente na Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Suíça, para contratar professores belgas, franceses e suíços, comprar equipamentos e criar o IEMI, com foco na formação experimental, atuando desde então numa área em que o Brasil daquele tempo tinha carência absoluta.

Para conhecimento, a atual Universidade Federal de Itajubá é uma instituição de ensino superiorpúblicafederal, localizada na cidade de Itajubá, no estado brasileiro de Minas Gerais. É considerada a 1ª universidade tecnológica e foi a 10ª escola de engenharia do Brasil. Extremamente conceituada dentre as universidades de engenharia do país, carrega mais de 100 anos de tradição de ensino, com destaque para as áreas de Engenharia Elétrica, onde figura como um dos melhores institutos de pesquisa na área de sistemas de potência da América Latina, além de Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação, com destaque especial para esta última que, com poucos anos de existência, já figura dentre os melhores cursos do país.

Em 2009, a Universidade Federal de Itajubá foi eleita uma das 10 melhores Universidades brasileiras por dois diferentes rankings, ocupando a 1ª posição em um deles. No IGC [Índice Geral de Cursos Superiores] do Ministério da Educação do Brasil, obteve nota 5 [máxima] em 2011, figurando entre as 27 melhores instituições de ensino superior do país e entre as 10 melhores universidades. Em 2013 recebeu o "Prêmio, Sparks Award Brasil" da Microsoft, como a melhor instituição de ensino empreendedor do Brasil.

Fontes consultadas:

  1. www.planalto.gov.br/…
  2. www12.senado.leg.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…
  4. www.unifei.edu.br/…
  5. bizrevolutionblog.typepad.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3104

RSS/XML