Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador (18 de janeiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3593

Próxima Celebração "Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador": Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018, : daqui 86 dias, 14:25:28-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 6 minutos.

O Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador em 18 de janeiro de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, que foi criada pela Lei Nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012, através da qual também se regulamentou o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador no Brasil, enquanto profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal das pessoas, determinando que esses profissionais deverão obedecer às normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento a seus clientes.

Essa data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data da promulgação da própria Lei Nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012, que então dispôs sobre o exercício das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador no Brasil.

Para conhecimento, cabeleireiro ou barbeiro é uma categoria profissional que trabalha com o cabelo humano, realizando diversas alterações para o mesmo, como corte ou coloração. Estes profissionais utilizam vários utensílios e ferramentas para a manipulação capilar, onde se salientam: as tesouras, navalhas, pentes, capas e máquinas de corte e acabamento. O nome designa também o estabelecimento comercial onde trabalham as pessoas dedicadas à manipulação de cabelos.
Já o Esteticista, na atualidade, é um profissional especialista em tratamentos de beleza e saúde (limpeza de pele, maquiagem, pré e pós-operatórios, tratamentos para queimados, etc... O profissional de estética é responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas. Tendo por função lidar com mulheres ou homens, esteticistas se preocupam com limpeza da pele do rosto e do corpo, dos cabelos e pelos em geral, além das unhas, por meio de esfoliação, hidratação, nutrição e correção de pequenas imperfeições.

Manicure e pedicure São profissionais especializados(as) no tratamento das unhas e da aparência das mãos e pés, pois cuidam para que as mesmas permaneçam bonitas e saudáveis, chegando a dirigir os(as) clientes para tratamentos com especialistas, caso observem algum aspecto anormal. Realizam seu trabalho por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos da área, como alicates, cortadores, espátulas e lixas. Para tanto, respeitam os critérios de higiene e estética estabelecidos, esterilizando os objetos para evitar a transmissão de doenças, e deixando tais instrumentos sempre prontos para o uso.

A função de um depilador é retirar os pelos do corpo do cliente. Esse profissional pode trabalhar com depilação com linha, que consiste em retirar os pêlos com uma linha de algodão, apenas entrelaçando-a e deslizando sobre a pele, retirando os pêlos pela raíz, e que é uma técnica já muito antiga, oriunda do Sul Asiático e Médio Oriente, sendo aconselhável a pessoas que possuam uma pele mais sensível, pois não corta, não queima, não provoca reações alérgicas, é menos dolorosa, e não cria borbulhas nem irritações, após a depilação, ao contrário da cera, que dilata o músculo fazendo-o descair; com depilação com cera, que consiste em grudar uma cera especial fria, mais prática, porém, não tão eficaz, ou quente, que dá um pouco mais de trabalho, porém é o melhor de todos os métodos existentes para a retirada de pelos na pele e puxar retirando assim os pelos pela raiz, tanto com ceras das compradas em perfumarias e farmácias, quando das ceras feitas em casa com ingredientes como mel e limão, o que faz com que cada vez que se faz a depilação, os pelos nasçam mais fracos e finos, porém essa diminuição só pode ser considerada significativa depois de muitos anos de depilação, muito embora tanto a cera quente como a cera fria irritem muito a pele; com creme depilatório, que é o único método em que não há irritação na pele, e que não há dor na retirada dos pelos, muito embora seja considerado o pior método de depilação pois os pelos não são tirados da raiz sendo assim crescem bem mais depressa que os outros métodos e não diminuem os pelos; ou com depilação com depilador elétrico, que Não irrita tanto a pele como a cera, mas que provoca muita dor.
Quanto à depilação definitiva, os dois únicos processos comprovadamente eficientes são a depilação a laser e a queima do pêlo por um processo denominado eletrólise, além do método mais recente, da depilação à luz pulsada ou foto depilação. Porque momento da depilação é de grande intimidade e merece cuidado especial, a tarefa do depilador não se resume a retirar os pelos indesejáveis da pele. É preciso habilidade em diversas técnicas, cuidados com a saúde, postura ética, renovação do conhecimento e da experiência, pois, diariamente, novas técnicas são desenvolvidas e novos produtos são lançados. A profissão de depiladora cresce na mesma velocidade que a busca pela autoestima e pelo bem estar. No Brasil, é a área da beleza que mais cresceu nos últimos anos. Esse cenário promissor tem contribuído para a formação de um número cada vez maior de novos profissionais.

Por fim, o maquiador profissional é responsável por conceituar os diferentes tipos de pele, criando o designer correto para cada formato de rosto. Esse profissional confere à face de suas clientes beleza e sensualidade, além de uma aparência mais jovem e salutar, com a ajuda de produtos que têm como função tornar mais bela a imagem da pessoa, para que ela se destaque em festas, produções de arte, e outros tantos acontecimentos. Para esse fim, o profissional maquiador pode utilizar base, rímel, batom, entre outros artifícios. O público feminino é preponderante na busca dos benefícios da maquiagem, seja para as mulheres parecerem mais novas ou para retificarem possíveis imperfeições da pele.

O maquiador também trabalha no meio artístico, na televisão, no cinema ou no teatro, criando caracterizações que convertam o artista em personagens mais velhos ou totalmente irreconhecíveis. Neste caso ele precisa ser ainda mais criativo e talentoso, transformando-se ele mesmo em um criador nato. As pessoas que aí trabalham carecem de uma atenção maior à imagem, pois é com ela que elas exercem seu ofício. A televisão oferece ao maquiador salários mais sedutores, além de um certo status. Assim, muitos profissionais buscam este caminho, mas também precisam se dedicar ainda mais à preparação técnica, pois se ele ganha mais neste campo, as exigências são igualmente mais intensas. O maquiador precisa se reciclar em workshops e eventos estéticos, se quiser enfrentar este ambiente aguerrido. O teatro é também muito atrativo para este especialista.

Além dos locais de trabalho já citados, o maquiador pode também atuar em salões de beleza, nos desfiles de moda, como consultores de imagem e orientadores sobre o melhor uso dos produtos estéticos. O profissional sério deve procurar respeitar o cliente, ser ético e responsável com relação aos compromissos assumidos, além de exercitar o equilíbrio de suas emoções.
De qualquer forma, o bom maquiador precisa sempre estar antenado com as novidades, disposto a absorver novos métodos e a ter o domínio de todas as instâncias do mercado de trabalho. Ele deve realmente se interessar por tudo que se refira ao seu trabalho, ter uma boa habilidade manual, como o pintor que está constantemente atento aos mínimos matizes de sua obra, conhecer de tudo um pouco e ser capaz de se adaptar às mais variadas circunstâncias. O profissional necessita também ter recursos para adquirir instrumentos de trabalho de alta qualidade e para se atualizar constantemente.

Alguns requisitos importantes são exigidos do profissional maquiador qualificado, entre eles a meticulosidade, a tendência para buscar a perfeição, a percepção e o discernimento estéticos, a confiança na sua capacidade, o dom de harmonizar as cores, originalidade e visão aguçada. É igualmente importante que ele cultive sua própria aparência, dentro dos parâmetros definidos pela moda.
O maquiador está envolvido cotidianamente com a utilização de base, buscando abrandar a pele; de sombra, lápis e máscara, destacando os olhos; de blush, para simular um certo rubor; de batom, garantindo o delineamento dos lábios e a retificação de pequenos defeitos; do "pankake"; do relevo dos cílios, com ferramentas próprias para isso.

Fontes consultadas:

  1. www.planalto.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. www.brasilprofissoes.com.br/…
  4. www.portaleducacao.com.br/…
  5. esteticderm.com.br/…
  6. www.infoescola.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3593

RSS/XML