Dia Nacional da Juventude ou "National Youth Day" (12 de janeiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3560

Próxima Celebração "Dia Nacional da Juventude" ou "National Youth Day": Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018, : daqui 86 dias, 05:05:33-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 3 minutos.

O Dia Nacional da Juventude ou "National Youth Day" em 12 de janeiro de cada ano, é uma comemoração na Índia, que foi declarada em 1984 pelo Governo indiano, e que tem sido festejada desde 1985 em escolas e faculdades de toda a Índia, com procissões, discursos, recitações, música, convenções da juventude, seminários, Yogasanas, apresentações, competições em ensaio-escrita, recitações e esportes.

Por ocasião das celebrações desse dia celebrativo, diferentes pessoas participam em várias atividades em toda a Índia [e também, em muitas partes do mundo] para a promoção da juventude no campo da educação, arte, cultura e esperança, com o fim de gerar valores morais e iluminação da alma interior.
Durante os festejos, a missão Bhartiyam organiza um grande evento de dois dias para os jovens em Uttar Pradesh da India, onde ocorrem mais de uma dúzia de atividades para todas as faixas etárias de jovens. O evento é nomeado Basti Yuvo Mahotsav. Na verdade, outros governos e organizações sem fins lucrativos e grupos empresariais também comemoram à sua maneira.
O Festival Nacional da Juventude ou "National Youth Festival" na Índia por exemplo, também é um encontro anual de jovens associados com esse dia festivo. Inclui atividades culturais de natureza competitiva e não competitiva. A matemática de Ramakrishna, ramo de Chennai também comemora anualmente essa data celebrativa.

Essa data comemorativa de indianos tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do guru indu e fundador da "Missão Ramakrishna", Swami Vivekananda, que veio ao mundo em 12 de janeiro de 1863, em Shimla Pally, Calcutá, durante o festival Makara Sankranti, em uma tradicional família Kayastha, tendo então recebido o nome Narendranath Dutta, e que, enquanto principal discípulo do místico do século XIX, Sri Ramakrishna Paramahamsa, e fundador da Ordem Ramakrishna, é tido como figura chave na introdução da Vedanta e da Yoga na Europa e na América Latina, além de também ser tido como possuidor de sensibilização inter-religiosa, o que ajudou na aceitação do Hinduísmo como uma religião do mundo durante o final do século XIX, e que fez com que o Governo indiano de então declarasse em 1984 por ocasião da instituição dessa data comemorativa, "que a filosofia de Swami e os ideais pelos quais ele viveu e trabalhou poderiam servir como uma grande fonte de inspiração para a juventude" da Índia.
Vivekananda é considerado uma força maior no reflorescimento do Hinduísmo na Índia moderna, e são muito conhecidos seus inspiradores discurso, iniciado com "irmãs e irmãos da América", no Parlamento das Religiões do Mundo ou "Parliament of the World's Religions", na localidade norte-americana de Chicago em 1893.

Os pais do Swami tiveram influência em seu pensamento – o pai, Vishwanath Dutta, por sua mente racional, pois era advogado e tinha um posto na Alta Corte de Calcutá, sendo visto como generoso e com uma visão progressiva em questões sociais e religiosas; a mãe, Bhuvaneshwari Devi, por seu temperamento religioso, pois era piedosa e havia praticado austeridades e orado a Vireshwar, o Shiva de Varanasi, para lhe dar um filho, até que teve um sonho em que Shiva levantou-se de sua meditação e disse que lhe daria o tão pedido filho. Desde a infância, Narendranath mostrara inclinação para a espiritualidade e realização Divina. Enquanto procurava por alguém que pudesse lhe mostrar diretamente a realidade de Deus, veio a conhecer Sri Ramakrishna, tornando-se desde logo seu discípulo. Como seu Guru, Ramakrishna, ensinou-lhe Advaita Vedanta [não-dualismo], e que todas as religiões são verdadeiras, também mostrou-lhe que o serviço ao homem era a forma mais efetiva de adorar a Deus. Depois da morte de seu Guru, Vivekananda tornou-se monge errante, caminhando pelo subcontinente indiano, e vendo, face a face, a condição Indiana. Mais tarde, navegou para Chicago, e representou a Índia, como delegado no Parlamento das Religiões do Mundo. Orador eloquente que era, Vivekananda foi convidado a diversos fóruns nos Estados Unidos da América, e falou em diversas universidades e clubes. Ele conduziu centenas de aulas e palestras, públicas e privadas, disseminando a Vedanta e a Yoga na América, Inglaterra e em alguns outros países na Europa. Também estabeleceu as Sociedades de Vedanta ou "Vedanta Societies" no país dos ianques e na Inglaterra. Mais tarde, partiu de volta para a Índia, e, em 1897, fundou a Ordem Ramakrishna, com suas duas organizações irmãs: a Ramakrishna Mission, com trabalhos filantrópicos, e outra, Ramakrishna Math, a comunidade monástica. Ambas tendo como lema a autorrealização e o serviço ao mundo. Faleceu em 4 de Julho de 1902.

Fontes consultadas:

  1. en.wikipedia.org/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3560

RSS/XML