Dia Mundial do Pensamento ou "World Thinking Day" (22 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2771

Próxima Celebração "Dia Mundial do Pensamento" ou "World Thinking Day": Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018, : daqui 123 dias, 10:11:43-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 4 minutos.

O Dia Mundial do Pensamento ou "World Thinking Day" em 22 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que tem sido celebrada desde 1926 por membros e simpatizantes do movimento escotista e Bandeirante, e que também aparece listada apenas como "Dia do Escotismo".

Essa data comemorativa de escotistas e bandeirantes tem por fim, marcar a data do aniversário de nascimento do fundador do Movimento Escoteiro, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que veio ao mundo em 22 de fevereiro de 1857, e a data do aniversário de nascimento de sua esposa, Olave Baden-Powell, que veio ao mundo em 22 de fevereiro de 1889.

A ideia do escotismo foi sendo lenta e cuidadosamente desenvolvida por Baden-Powell, aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África entre os Zulus e outras tribos selvagens, e depois de ele haver reunido uma biblioteca especial, na qual ele estudou os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento dos rapazes, desde jovens espartanos, os antigos bretões, os peles-vermelhas, até os nossos dias. Queria estar certo de que a ideia podia ser posta em prática.

Sua 1ª relação oficial com o escotismo ocorreu durante o 1º acampamento escotista, que hoje é tido como o marco inicial do atual escotismo ou Movimento Escoteiro mundial, e que então contou com a participação de 20 jovens de 12 a 16 anos de idade em 1 de agosto de 1907, separados então por 4 patrulhas: "Maçarico", "Corvo", "Lobo", "Touro", quando o batedor militar inglês e fundador do Movimento Escotista, Robert Baden-Powell [Robert Stephenson Smyth Baden-Powell], soprou a sua trombeta de kudu [espécie de antílope], às 8 horas da manhã em horário local, para dar início [em caráter experimental] àquele que é considerado como o primeiro acampamento escotista na ilha inglesa de Brownsea no Canal da Mancha.

Como símbolo do grupo, aqueles primeiros jovens escoteiros levavam uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro, e nesse 1º acampamento escotista o General Baden-Powell ensinou aos jovens técnicas como primeiro socorros, observação, segurança e orientação.

Entusiasmado com os bons resultados desse 1º acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro "Escotismo para Rapazes", que foi publicado em 1908 e vendido de janeiro a maio desse ano em bancas de jornais, inicialmente em 6 fascículos.
Em maio do mesmo ano, foi editado como livro com ligeiras modificações.

A recepção das ideias de Baden-Powell foi tanta, que em poucas semanas, centenas de Patrulhas Escoteiras estavam formadas, a praticarem o Escotismo.
Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo, chegando à América do Sul através do Chile, já em 1908.

Temendo a degeneração de suas ideias, e verificando a necessidade de integrar todos dentro de um movimento que crescia rapidamente, Baden-Powell passou a dedicar-se à organização do Movimento Escoteiro, o que não era sua proposta original.
Então Baden-Powell desligou-se do Exército em 1910, e ingressou no que chamou de sua "segunda vida", dedicada ao crescimento e fortalecimento do Escotismo.
A partir de 1912, Baden-Powell passou a viajar pelo mundo, divulgando e unindo o Escotismo, que já havia passado a se desenvolver como uma "Fraternidade Mundial".

Tudo começou em 1899, quando Baden-Powell escreveu "Aids to Scouting", um guia para recrutas do exército. O livro fez muito sucesso entre professores de educação física, e depois da insistência de vários líderes da juventude, Baden-Powell decidiu adaptar seu manual de escotismo especificamente para treinamento de meninos.
Baden-Powell foi fundamentalmente influenciado pelo também batedor militar e perito rastreador de índios no Velho Oeste norte-americano, Frederick Russell Burnham, hoje considerado como "pai do movimento escoteiro internacional, por haver ensinado woodcraft a Baden-Powell, depois de ambos haverem servido juntos em 1896, durante a Campanha dos Matabeles na África, visto que a amizade entre os dois resultou anos depois, na formulação didática do escotismo.

De acordo com definição do próprio criador do "Movimento Escoteiro", Robert Baden-Powell, que foi impressa nas páginas do livro "Escotismo para Rapazes", publicado em 1908, "O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros.".
Hoje se tem em mente, que o Movimento Escoteiro é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, que tem como proposta o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na "Lei escoteira".
Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, o Escotismo busca fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Ao longo de sua trajetória, o escotismo algumas vezes tornou-se controverso, tanto na América do Sul como por movimentos de resistência nacionalista na Índia.
Entre uma das críticas ao movimento criado por Baden-Powell, estava a não-aceitação para jovens homossexuais em alguns países.
Outra crítica diz que o escotismo foi introduzido na África por militares britânicos como um instrumento de domínio colonial, afim de legitimar a supremacia do Império Britânico nos lugares conquistados.
Também sofreu críticas ao longo dos anos por não permitir o ingresso de ateus no movimento, muito embora na atualidade seja permitida a entrada de jovens ateus no escotismo em alguns países.
Atualmente, o escotismo está presente em todos os países do mundo, com exceção de Cuba,Coreia do Norte,Laos, Myanmar e na República Popular da China, muito embora esteja presente nas Regiões Administrativas especiais de Hong Kong e Macau.

Fontes consultadas:

  1. www.wagggs.org/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. en.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2771

RSS/XML