Dia Mundial do Braille ou "World Braille Day" (4 de janeiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2159

Próxima Celebração "Dia Mundial do Braille" ou "World Braille Day": Quinta-Feira, 4 de Janeiro de 2018, : daqui 78 dias, 05:07:06-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Mundial do Braille ou "World Braille Day" em 4 de janeiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que conta com o apoio da WBU [União Mundial de Cegos ou "World Blind Union"], e que está oficializada como "Dia da Pessoa com Deficiência Visual" no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Essa data comemorativa internacional tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do professor e músico francês, Louis Braille, que veio ao mundo em 4 de janeiro de 1809, e que foi o criador do sistema de escrita/leitura em relevo para cegos, chamado "Braille" em sua homenagem.

Para conhecimento, o Braille ou braile é um sistema de leitura para cegos, que é interpretado através do tato, formando um alfabeto convencional, cujos caracteres são representados por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue a composição das letras por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes ou da ausência deles, é possível fazer 73 combinações, que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.

No Brasil, o sistema Braille foi introduzido pelo pioneiro, missionário e idealista da Educação dos Cegos no Brasil, José Álvares de Azevedo, que foi o 1º professor cego das Terras Brasilis, e que veio ao mundo em 8 de abril de 1834, em cuja data os brasileiros festejam o "Dia Nacional do Sistema Braille" e o Estado brasileiro do Paraná e as escolas públicas dos Estados brasileiros do Pará e Rio Grande do Norte celebram o "Dia Estadual do Sistema Braille".

Álvares de Azevedo atuou particularmente na sede da corte brasileira, convertendo-se no introdutor do Sistema Braille para os brasileiros e no idealizador da 1ª escola destinada a alunos cegos na América Latina, cujo trabalho, reforçado por uma entrevista com o então imperador brasileiro, Dom Pedro II, resultou na inauguração do Imperial Instituto dos Meninos Cegos da cidade e então capital brasileira do Rio de Janeiro-RJ em 17 de setembro de 1854 [denominado Instituto Benjamin Constant a partir de 1891].

eJosé Álvares trabalhou em prol da criação da 1ª escola brasileira para cegos, pois de ele haver estudado no Instituto Nacional dos Jovens Cegos ou "Institut National des Jeunes Aveugles" da cidade e capital francesa de Paris e ter sido discípulo do inventor francês da escrita para cegos, Louis Braille, sendo tido por esse seu grande feito, como o patrono da educação dos cegos no Brasil.

Fontes consultadas:

  1. www.gabinetecivil.rn.gov.br/…
  2. www.worldblindunion.org/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2159

RSS/XML