Dia Europeu da Doação e Transplantes de Órgãos ou "European Day For Organ Donation and Transplantation" (2º sábado de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1722

Próxima Celebração "Dia Europeu da Doação e Transplantes de Órgãos" ou "European Day For Organ Donation and Transplantation": Sábado, 13 de Outubro de 2018, : daqui 325 dias, 00:26:56-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Europeu da Doação e Transplantes de Órgãos ou "european Day For Organ Donation and Transplantation" no 2º sábado de outubro, é uma comemoração móvel de europeus, que tem sido organizada pelo Conselho da Europa ou "Council of Europe" desde 1998, para promover a doação e transplante de órgãos nos seus Estados-Membros, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias e 8 de Outubro e 14 de outubro de cada ano no calendário gregoriano.

Essa data comemorativa de europeus também é uma oportunidade para homenagear todos os doadores de órgãos e suas famílias, e uma forma de agradecer aos profissionais de transplante na ajuda que prestam para salvar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Para conhecimento, a doação de órgãos e tecidos consiste na remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que tenha morrido recentemente [doador cadáver] ou de um doador voluntário [doador vivo], com o propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto em outras pessoas vivas. Os órgãos e tecidos são removidos com procedimentos similares a uma cirurgia, e todas as incisões [cortes] são fechadas após a conclusão do procedimento. Tal fechamento é realizado também no doador cadáver, para que a pessoa em seu funeral não seja reconhecida como uma doadora, por conta de alguma deformação e cortes visíveis em seu corpo.

Pessoas de todas as idades podem ser doadores de órgãos e tecidos, pois a idade do doador é menos importante do que o estado do órgão a ser doado; no entanto é raro serem usados órgãos de pessoas com mais de 70 anos de idade.

No mundo inteiro há uma grande carência de doadores, fazendo com que surjam grandes listas de espera. Muitos pacientes que esperam um coração, um fígado ou um pulmão morrem antes de ocorrer o transplante, pois muitas vezes não há nenhum órgão à disposição.

Atualmente os seguinte órgãos e tecidos podem ser transplantados: pulmão, pâncreas, vasos sangüíneos, intestino, ossículos do ouvido, pele, coração, válvulas cardíacas, córneas, medula óssea, fígado, rins, tendões e meninge.
No caso de rins, medula óssea, pâncreas, fígados e pulmões, existe a possibilidade de que se realize o transplante com doador vivo. A legislação brasileira permite a doação de órgãos entre parentes até quarto grau. Além desse grau de parentesco é necessário uma autorização judicial. Já a legislação portuguesa permite que qualquer pessoa, como cônjuges ou amigos, seja doador de órgãos em vida, independentemente de haver relação de consanguinidade e barriga.

Um potencial doador pós-morte é o paciente que se encontra internado e sob cuidados intensivos num hospital, em consequência de lesão cerebral severa causada por acidente com traumatismo craniano, derrame cerebral, tumor e outros, e que apresenta um quadro de lesão irreversível do encéfalo. Tipicamente os potenciais doadores pós-morte são pessoas que sofreram um acidente capaz de provocar um dano na cabeça [acidente com carro, moto, quedas, entre outros]. Para serem doadores pós-morte, os pacientes devem ter sofrido uma morte encefálica [morte do cérebro e tronco cerebral].
Há países como o Brasil, por exemplo, que mantém um cadastro nacional de potenciais doadores, formado por indivíduos que tiveram manifestado ainda em vida o desejo de doar seus órgãos e tecidos. Porém, no fim de contas, algumas legislações deixam a cargo da família a decisão final sobre se os órgãos devem ou não serem doados, independentemente da decisão em vida do possível doador.

Fontes consultadas:

  1. ec.europa.eu/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1722

RSS/XML