Dia Estadual do PROERD ou Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência (26 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/4052

Próxima Celebração "Dia Estadual do PROERD" ou "Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência": Segunda-Feira, 26 de Março de 2018, : daqui 158 dias, 05:40:07-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual do PROERD ou Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência em 26 de março de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de Roraima, que foi estabelecida pela Lei Nº 493 de 13 de abril de 2005.

Essa data comemorativa do Estado de Roraima tem por fim, marcar a data da introdução do PROERD [Programa Educacional de Resistência àsDrogas e à Violência] em nível estadual para as crianças roraimenses, com base no DARE [Educação da Resistência ao Abuso de Drogas ou "Drug Abuse Resistance Education"] dos Estados Unidos da América, desenvolvido em 1989 pelo departamento de polícia da localidade estadunidense de  Los Angeles-CA, que se deu na Escola Estadual Maria Sônia de Brito Oliva da cidade brasileira de Boa Vista-RR em 26 de março de 2001, institucionalizando uma formação que foi iniciada a partir de agosto de 2000 com uma turma de 86 crianças de 10 a 11 anos de idade, enquanto estudantes do IBR [Instituto Batista de Roraima].

Para conhecimento, o primeiro semestre de 2015, por exemplo, 24 escolas estaduais roraimenses receberam as ações do Proerd. As aulas são ministradas semanalmente a crianças entre nove e 12 anos. O programa também conta com palestras e um curso especial para os responsáveis. Durante todos esses anos do programa em Roraima, cerca de 500 mil crianças aprenderam como evitar as drogas e a violência. Hoje, crianças portadoras de deficiência auditiva também são inclusas nas turmas do Proerd, graças a professores habilitados em Libras [Língua Brasileira de Sinais]. Em 1992 o programa foi implantado no Brasil pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e em 2000 pela Polícia Militar de Roraima. Em  2002, todos os estados Brasileiros passaram a ser contemplados. As aulas são ministradas por policiais militares fardados e capacitados para atividade. Durante o curso os alunos aprendem a evitar as drogas e a violência de forma consciente. O programa se fortalece ao integrar as famílias dos alunos, a comunidade escolar e a Polícia Militar.

Fontes consultadas:

  1. www.tjrr.jus.br/…
  2. www.roraimaemfoco.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/4052

RSS/XML