Dia Estadual do Paradesporto (22 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1545

Próxima Celebração "Dia Estadual do Paradesporto": Sábado, 22 de Setembro de 2018, : daqui 301 dias, 14:46:06-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Estadual do Paradesporto em 22 de setembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de Santa Catarina, que foi criada pela Lei Nº 16.322 de 20 de janeiro de 2014, em apoio ao "Dia Nacional do Atleta Paraolímpico" no Brasil.

De acordo com a Lei de Santa Catarina acima citada, o Poder Público catarinense poderá promover conjuntamente com entidades civis sediadas no Estado de Santa Catarina, atividades alusivas à essa data festiva.

A data comemorativa nacional de brasileiros tem por fim, marcar a data da fundação do IPC [Comitê Paraolímpico ou Paralímpico Internacional ou "International Paralympic Committee"], que foi constituído em 22 de setembro de 1989 na cidade alemã de Düsseldorf.
No tempo de sua fundação, inicialmente fizeram parte do Comitê Paraolímpico Internacional, representantes de 162 Comitês Paraolímpicos ou Paralímpicos Nacionais, quatro Organizações Internacionais para o Desporto destinado aos deficientes, cinco organizações regionais e seis federações internacionais de esportes.

O Comitê Paraolímpico Internacional foi criado visando permitir aos atletas Paraolímpicos ou paralímpicos a conquista da excelência esportiva, além de inspirar o mundo, a partir da cidade alemã de Bonn.

Para conhecimento, um Atleta ParaOlímpico ou de ParaDesporto participa dos Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos, que são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência.
Os Jogos Paraolímpicos incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.
Realizados pela 1ª vez na cidade italiana de Roma em 1960, têm sua origem em Stoke Mandeville na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na "2ª Guerra Mundial".
O sucesso das primeiras competições proporcionou um rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com 40 países. Neste mesmo ano foi realizada a 1ª edição dos Jogos de Inverno, levando a mais pessoas deficientes a possibilidade de praticarem esportes em alto nível. Os Jogos de Barcelona na Espanha em 1992, representam um marco histórico para o Movimento Paraolímpico, já que pela 1ª vez na história mundial, os comitês organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos trabalharam em conjunto. O apoio do Comitê Olímpico Internacional ou "International Olympic Committee" após os Jogos de Seul na Coreia em 1988, proporcionou a fundação em 1989, do Comitê Paralímpico Internacional ou "International Paralympic Committee". Desde então os 2 órgãos têm desenvolvido ações conjuntas visando ao desenvolvimento do esporte para deficientes.
Atualmente, 27 modalidades compõem o programa dos Jogos Paralímpicos. Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, tênis de mesa, esqui alpino e curling, há esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bocha, goalball e futebol de cinco. Ao longo da história, diversos atletas com deficiência física participaram de edições dos Jogos Olímpicos, tendo conseguido resultados expressivos. O único caso registrado de atleta profissional que fez o caminho inverso, ou seja, competiu primeiramente em Jogos Olímpicos e depois em Jogos Paralímpicos, é o do esgrimista húngaro, Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988 e, após os Jogos, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico. Szekeres já participou de 5 Jogos Paralímpicos.

Fontes consultadas:

  1. 200.192.66.20/…
  2. www.planalto.gov.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1545

RSS/XML