Dia Estadual do Ostomizado (16 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3108

Próxima Celebração "Dia Estadual do Ostomizado": Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018, : daqui 357 dias, 23:54:16-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Estadual do Ostomizado em 16 de novembro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pela Lei Nº 13.119 de 3 de julho de 2008, em apoio ao "Dia Nacional dos Ostomizados" no Brasil.

Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data da fundação da SBO [Sociedade Brasileira dos Ostomizados], que se deu às 16 horas do dia 16 de novembro de 1985, durante a realização do 35º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, no Fórum dos Ostomizados, , no auditório C do Maksoud Plaza Hotel, na cidade brasileira de São Paulo-SP, contando com a presença dos presidentes das Associações de Ostomizados dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará e de representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, além de diversos profissionais de saúde de todo o Brasil.

Desde a sua fundação, a Sociedade Brasileira dos Ostomizados tem por objetivos principais:

  • reunir todas as associações de representação estadual, municipal e associados individuais, defendendo os direitos das pessoas ostomizadas;
  • incentivar a fabricação de equipamentos para pessoas ostomizadas, primando pela qualidade e com os custos mais baratos possíveis no Brasil;
  • defender a importação [livre de impostos] de equipamentos para ostomizados que não existem no Brasil;
  • representar as pessoas ostomizadas a nível nacional e internacional e filiar-se a Associação Internacional de Ostomizados ou "International Ostomy Association";
  • promover a assistência e defesa para todos os associados;
  • publicar um Boletim Informativo; e
  • promover a cidadania e defesa dos direitos humanos.

Passo a passo, a organização dos ostomizados foi criando força e dando visibilidade às suas ações. Em 9 de setembro de 1993, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 116, que então passou a garantir o atendimento com o fornecimento de equipamentos aos ostomizados e, em seguida, no dia 14 de outubro de 1993, foi publicada a Portaria nº 146, que então estabeleceu a rotina do atendimento aos ostomizados no serviço público, incluindo as bolsas coletoras nas tabela de Órteses e Próteses do SUS [Sistema Único de Saúde].

Para conhecimento, a ostomia é uma palavra grega que significa “boca” ou abertura. Na área da saúde, em decorrência de uma patologia inflamatória, de um tumor ou até mesmo de um traumatismo abdominal que tenha atingido a bexiga ou a região do intestino, é preciso fazer uma cirurgia para desviar o trânsito urinário ou intestinal. Assim, a pessoa ostomatizada usará bolsas coletoras para fezes ou urina que ficam aderidas na pele e têm a função de coleta e depósito para a eleminação de dejetos corporais.
Para essas pessoas, o isolamento social é freqüente, porém, quando é realizado um trabalho de assistência com uma equipe multiprofissional, composta de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas etc., serviço este apoiado por Associações ou Núcleos existentes de ostomizados, percebe-se que é possível ter qualidade de vida, mesmo com essa patologia.

Fontes consultadas:

  1. www.planalto.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…
  3. www.al.sp.gov.br/…
  4. www.camara.gov.br/…
  5. www.abraso.org.br/…
  6. www.ostomy.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3108

RSS/XML