Dia Estadual do Funk (30 de junho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3919

Próxima Celebração "Dia Estadual do Funk": Sábado, 30 de Junho de 2018, : daqui 249 dias, 14:40:55-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Estadual do Funk em 30 de junho de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Espírito Santo, que foi estatuída pela Lei Nº 10.616 de 28 de dezembro de 2016.

Essa data comemorativa do Espírito Santo tem por fim, marcar a data de uma audiência com o tema "Funk como manifestação cultural", que se deu em 30 de junho de 2016 na sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, com o fim de ampliar o debate sobre a importância do movimento punk, e depois que integrantes do movimento funk e membros das comunidades onde “a cultura” está presente procuraram o proponente do Projeto de Lei que criou esse dia festivo, por ele entender que esse gênero musical tem a capacidade de se tornar um condutor da paz nas comunidades em que insere, já que entre outros benefícios, gera emprego e renda nesses locais.

Para conhecimento, denomina-se cultura punk os estilos dentro da subcultura e tribo urbana que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo, o princípio de autonomia do "faça você mesmo", o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento, (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro do contexto de contracultura, como reação à não violência dos hippies e a um certo otimismo daqueles.

A partir do fim da década de 1970, o conceito de "cultura punk" adquiriu novo sentido, com a expressão "movimento punk", que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo uma concepção abrangente e pouco definida da atitude individual e fundamentalmente cultural, pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura, supostamente comum a todos membros do "movimento punk" ou da ramificação/submovimento a que ele pertence. O "movimento punk" é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos, seja a revolução política, almejada de forma diferente pelos vários subgrupos do movimento, seja a preservação e resistência da tradição punk, como forma cultural deliberadamente marginal e alternativa à cultura tradicional vigente na sociedade ou como manifestação de segregação e autoafirmação por gangues de rua. Segundo esta definição, a cultura punk pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social.

Apesar de, atualmente, o conceito "movimento punk" ser a interpretação mais popular de "cultura punk", nem todos indivíduos ligados a esta cultura são membros de um grupo ou movimento. Um grande número de punks definem o termo "punk" como uma manifestação fundamentalmente cultural e ideologicamente independente, cujo aspecto revolucionário se baseia na subversão não coerciva dos costumes do dia a dia sem, no entanto, se apegar a um objetivo preciso ou a um desejo de aceitação por um grupo de pessoas, representando uma postura distinta do caráter politicamente organizado e definido do movimento punk e de seu respectivo interesse na preservação da tradição punk em sua forma original ou considerada adequada. Esta diferença de postura entre o "movimento punk" e outros adeptos da cultura punk tem sido responsável por constantes conflitos e discussões, violentos ou não, que ocorrem em encontros destes indivíduos em ruas e festivais, ou através de meios de comunicação alternativos, como revistas, fanzines e fóruns.

Fontes consultadas:

  1. www.conslegis.es.gov.br/…
  2. www.elimarcortes.com.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3919

RSS/XML