Dia estadual do Detetive particular ou Dia do Detetive particular (26 de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/854

Próxima Celebração "Dia estadual do Detetive particular" ou "Dia do Detetive particular": Quinta-Feira, 26 de Julho de 2018, : daqui 247 dias, 23:21:19-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia estadual do Detetive particular ou Dia do Detetive particular em 26 de julho de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de Rondônia, que foi criada pela Lei Nº 2480 de 26 de maio de 2011.

Essa data comemorativa de rondonenses nasceu com base na Lei Nº 9.811 de 3 de janeiro de 1985 da cidade brasileira de São Paulo-SP, que então criou o "Dia do Detetive particular" para os paulistanos (mais tarde oficialmente expandido para todo o Estado dos paulistas), com o fim de marcar a data da fundação daquela que é considerada como a 1ª associação de detetives particulares do Brasil, de acordo com a justificativa do Projeto de Lei Nº 125 de 16 de junho de 1984 da Câmara de Vereadores da capital paulista.
Conforme a referida justificativa, essa entidade associativa teria sido constituída em 26 de julho de 1971 no antigo Estado brasileiro da Guanabara [atual Rio de Janeiro], muito embora eu ainda não tenha confirmado tal informação, em que pese minhas pesquisas.
Também não consegui encontrar até o momento, alguma relação dessa entidade com a Associação Profissional Dos detetives do Estado da Guanabara, hoje ADEPERJ [Associação dos Detetives Profissionais do Estado do Rio De Janeiro].

Para conhecimento,detetive [detective] é o profissional responsável por detectar um fato, pilhar, investigar, desmascarar suas circunstâncias e pessoas nelas envolvidas.
Como termo policial, detetive é aquele que investiga fatos, suas circunstâncias e as pessoas nelas envolvidas.
Já na ficção, detetive é qualquer pessoa que resolve crimes.
Um detetive é um investigador, e pode ser membro da polícia ou autônomo (particular).
Detetives autônomos operam comercialmente e são licenciados.

Fontes consultadas:

  1. www.diof.ro.gov.br/…
  2. www2.camara.sp.gov.br/…
  3. www.radarmunicipal.com.br/…
  4. www.leismunicipais.com.br/…
  5. trade.nosis.com/…
  6. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/854

RSS/XML