Dia dos Pais ou "Father's Day" (3º domingo de junho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1184

Próxima Celebração "Dia dos Pais" ou "Father's Day": Domingo, 17 de Junho de 2018, : daqui 207 dias, 21:51:44-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 3 minutos.

O Dia dos Pais ou "Father's Day" no 3º domingo de junho de cada ano, é uma comemoração móvel da África do Sul, argentina, Bahamas, Bangladesh, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chipre, Equador, Eslováquia, Estados Unidos da América, Filipinas, frança, Guiana, Hong Kong, Índia, Irlanda, Jamaica, Japão, Malásia, Malta, Maurício, México, aíses Baixos, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Reino Unido, Singapura, Sri Lanka, Suíça, Trinidade e Tobago, Turquia, Venezuela e Zimbábue, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 15 de junho e 21 de junho de cada ano no calendário gregoriano.

Essa data comemorativa de vários países também nasceu entre os norte-americanos, sob a aspiração do sucesso do "Dia das Mães" ou "Mother's Day" do país dos ianques no 2º domingo de maio de cada ano.
Foi durante uma celebração religiosa de "Dia das Mães" em 8 de maio [ou 20 de junho] de 1909, que a cidadã norte-americana então com 28 anos de idade, Sonora Louise Smart Dodd, teve a ideia de criar uma data festiva especial para também homenagear os pais.

Segundo se sabe, quando Sonora estava com 16 anos, sua mãe, Victoria Ellen Cheek Smart, morreu ao dar à luz seu 6º filho com o nome de Marshal.

Tal qual como agora, também naquela época, a vida do homem com função de pai e mãe não era uma tarefa fácil. Mas, segundo o relato de Sonora, no entanto, o seu pai, o fazendeiro e veterano da Guerra Civil estadunidense, William Jackson Smart, fez um trabalho maravilhoso ao haver se responsabilizado pela educação de seus 6 filhos, com a ajuda da sua única filha, Sonora. Devido a esse amor e estima, Sonora Smart Dodd acreditava que seu pai merecia um dia especial de honra, que apenas pudesse ser equiparado àquele dado às mães no "Dia das Mães".

com essa ideia em mente, ainda em 1909, ela procurou a YMCA [Associação Cristã de Moços ou "Young Men’s Christian Association"] de Spokane e a Aliança Ministerial de Spokane ou "Spokane Ministerial Alliance", com o fim de sugerir que o dia do aniversário de seu pai - 5 de junho - fosse convertido num dia de festa para os pais. porém, como eles acreditavam necessitar de mais tempo para se preparar, a Aliança Ministerial escolheu ao invés disso, a data de 19 de junho. Assim, o 1º "Dia dos Pais" foi comemorado em Spokane no Estado norte-americano de Washington em 19 de junho de 1910. A partir de Spokane, a ideia de celebrar oficialmente a paternidade se espalhou rapidamente por todo os Estados Unidos da América, à medida que vários estados adotavam oficialmente a festa. em 1916, o serviçpo religioso do "Dia dos Pais" em Spokane contou com a presença do então presidente estadunidense, Woodrow Wilson, e em 1924, o então presidente norte-americano, Calvin Coolidge, extra-oficialmente reconheceu esse dia festivo como o 3º domingo de junho daquele ano, além de incentivar os Estados a fazerem o mesmo. O Congresso norte-americano reconheceu oficialmente o dia dos pais em 1956, com a aprovação de uma Resolução Conjunta. A partir dessa Resolução Conjunta do Congresso estadunidense, foi editada a Proclamação Presidencial Nº 3.730 de 15 de junho de 1966, assinada pelo então presidente norte-americano, Lyndon Johnson, e a Proclamação Presidencial Nº 4.127 de 1 de maio de 1972, assinada pelo então presidente norte-americano, Richard Nixon, o que definitivamente fixou essa data celebrativa nos costumes dos Estadunidenses.
Sonora Smart Dodd viveu para ver sua ideia se tornar uma tradição de fato. Ela morreu em 1978 na avançada idade de 96 anos. Muito embora alguns argumentem que a data tenha ganhado fama lentamente, bem no oposto do estrondoso sucesso do "Dia das Mães", a verdade é que ela tem sido celebrada ao longo dos anos até os nosso dias.

Fontes consultadas:

  1. www.gpo.gov/…
  2. www.gpo.gov/…
  3. www.dummies.com/…
  4. www.csmonitor.com/…
  5. www.discovery-school.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1184

RSS/XML