Dia dos Arautos do Evangelho (22 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2770

Próxima Celebração "Dia dos Arautos do Evangelho": Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018, : daqui 125 dias, 16:54:25-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia dos Arautos do Evangelho em 22 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 14.485 de 13 de julho de 2011.

Essa data comemorativa do Estado paulista tem por fim, marcar a data do Decreto do Pontifício Conselho para os Leigos ou "Pontifical Council for the Laity" de 22 de fevereiro de 2001, que então reconheceu a Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho ou "International Association of the Faithful of Pontifical right Heralds of the Gospel", como a 1ª a ser erigida pela Santa Sé no 3º milênio, por ocasião da "Festa Litúrgica da Cátedra de São Pedro".

Para conhecimento, Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho é uma irmandade composta predominantemente por jovens, que foi fundada no final dos anos 1960 na cidade brasileira de São Paulo-SP, pelo religioso brasileiro, João Scognamiglio Clá Dias, com base na organização católica brasileira, Família, Trabalho e Propriedade, e que está presente em 78 países, com membros de vida consagrada, que praticam o celibato e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou moças, e alternando a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, com especial ênfase para a formação da juventude.

Conservadora tal qual a organização que lhe serviu como base, a Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho é apontada como uma das mais influentes dentro da Cúria. Segundo a prestigiosa revista italiana "Panorama", os Arautos teriam sido os responsáveis pelo lobby para que um cardeal do continente americano fosse eleito como líder da Igreja Católica Apostólica Romana.

Ainda segundo a revista italiana, a influência dos Arautos dentro da Cúria Romana tem dois motivos: O 1º deles, é a capacidade vocacional da associação, que conta com cerca de 650 seminaristas espalhados pelo mundo todo. Já o 2º motivo é mais mundano, pois, com seus quase 30 mil associados espalhados por 78 países, a organização tem um poder financeiro que não pode ser negligenciado. influência essa que é contestada por um de seus membros, o Padre Carlos, negando que os Arautos de Cristo tenham influência política no alto escalão da Igreja. Segundo ele, "Nós temos, sim, uma influência espiritual dentro do Vaticano", garante o religioso, sentado no sofá do apartamento que serve de sede para a associação, na cidade e capital italiana de Roma.

Para a "Panorama", os Arautos do Evangelho são os novos "Legionários de Cristo", outra associação de direito pontifício, esta, fundada pelo padre conservador mexicano, Marcial Maciel, que terminou seus dias isolado, após ser condenado nos Estados Unidos da América por manter relações sexuais com menores de idade, e que foi afastado da Igreja Católica pelo então pontífice Católico, papa Bento XVI.

A indumentária dos Arautos do Evangelho lembra em muito os cavaleiros medievais nos seus diversos detalhes. Nas botas de cano alto, nos longos hábitos marrons, estampado com uma cruz de Santiago vermelha e branca, estilizada com pontas que lembram flores de lis, e nas correntes de ferro que ornam as cinturas dos Arautos do Evangelho, símbolo de sua condição de escravos da virgem Maria, assim como um rosário, que, segundo um de seus membros, é a "arma espiritual” dos Arautos", o que chama a atenção por onde os Arautos passam, porque segundo um dos seus membros, "As pessoas vêm falar conosco, dizendo o quanto nossas roupas são bonitas. E quando perguntam de onde somos, dizemos que somos da Igreja Católica".

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. noticias.terra.com.br/…
  3. vitoria.blog.arautos.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2770

RSS/XML