Dia do Sapateado (25 de maio)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1240

Próxima Celebração "Dia do Sapateado": Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018, : daqui 183 dias, 23:55:54-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia do Sapateado em 25 de maio de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 14.443 de 4 de maio de 2011, com base no "Dia Nacional do Sapateado" ou "National Tap Dance Day" dos Estados Unidos da América.

A data comemorativa de norte-americanos e também de paulistas tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do ator de teatro e cinema e dançarino norte-americano do sapateado, Bill Bojangles Robinson, que veio ao mundo em 25 de maio de 1878, e que hoje em dia é mais conhecido por sua dança com a cantora, dançarina, diplomata e atriz estadunidense de cinema e televisão, além de maior estrela mirim de todos os tempos, Shirley Jemple Black [Shirley Jane Temple], numa série de filmes dos anos 1930.

A ideia dessa data celebrativa surgiu da iniciativa da então jovem entusiasta de sapateado e estudante da Universidade George Washington ou "George Washington University", Linda Christensen. Juntamente com sua colega de classe, Nicola Daval, e com a professora estadunidense de sapateado, Carol Vaughn, ela fundou o TAP [Projeto Norte-americano de Sapateado ou "Tap America Project"]. os 3 fizeram lobi junto ao Congresso do país dos ianques em prol da instituição desse dia comemorativo, e terminaram por lograr que o deputado estadunidense, John Conyers Jr, e o senador norte-americano, Alfonse D'Amato, abraçassem a proposta. No caminho, encontraram apoio da comunidade norte-americana do sapateado, , incluindo fãs, mestres reconhecidos, estúdios de dança, organizações de dança, professores, estudantes e escritores ligados ao sapateado.
No fim de contas, valeu todo o esforço, porque atualmente, esse dia festivo tem sido celebrado em outros países pelo mundo a fora, mais particularmente no Japão, Austrália, Índia e Islândia, tendo por objetivo, festejar o sapateado como arte.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.gpo.gov/…
  3. en.wikipedia.org/…
  4. tapdanceday.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1240

RSS/XML