Dia do Nhoque da Fortuna ou Dia do Nhoque da Sorte (29 de abril)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1262

Próxima Celebração "Dia do Nhoque da Fortuna" ou "Dia do Nhoque da Sorte": Domingo, 29 de Abril de 2018, : daqui 187 dias, 14:31:05-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Nhoque da Fortuna ou Dia do Nhoque da Sorte em 29 de abril de cada ano, é uma comemoração surgida a partir da superstição cultuada por italianos, que possivelmente está relacionada Com São Pantaleão e um 29 de dezembro de um ano desconhecido.

Há quem diga que a tradição surgiu como estratégia comercial na América do Sul, pois a lenda serve de inspiração para muitos restaurantes e cantinas italianas, que no dia 29 de cada mês preparam a tradicional receita da Itália.

DE qualquer forma, numa das versões, conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro de um ano não sabido, perambulava por um vilarejo da Itália vestido de andarilho. Faminto, o Santo bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando os hospedeiros foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um deles, havia bastante dinheiro.
Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 de cada mês é celebrado como o "Dia do Nhoque da Fortuna" ou "Dia do Nhoque da Sorte", acompanhado do famoso ritual de se colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros 7 pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada uma das massinhas saboreadas, e depois do ritual inicial, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fica-se de pé e concentra-se para iniciar o ritual. No prato, separa-se 7 nhoques e come-se um a um. Para cada nhoque degustado, faz-se um pedido diferente. Depois, senta-se e saboreia-se o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano.

Segundo os adeptos da comemoração, para que a simpatia funcione, o dinheiro colocado sob o prato durante o ritual deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

Para conhecimento, o nhoque ou inhoque [do italiano gnocche, plural gnocchi] é uma massa alimentícia preparada à base de batata e farinha de trigo, que faz parte da culinária típica da Itália, e que pode ser servida ao molho sugo, Molho bolonhesa ou molho branco.

São Pantaleão da Nicomédia na Ásea Menor, estudou medicina e viveu nos séculos III e IV da era cristã, durante um período de intensa perseguição aos cristãos de então, que não podiam professar a própria fé, pois o que predominava naquela época era o culto aos deuses pagãos.

Conta a historiografia dos Santos Católicos, que ele foi amarrado a uma árvore e degolado, por ordem do Imperador. Diz-se também, que São Pantaleão realizava milagrosas curas em nome de Jesus Cristo.
Sendo um dos 14 santos auxiliares, é invocado contra o mal de câncer e da tuberculose, além de tido como patrono dos médicos. O seu sangue foi conservado por séculos na Itália, onde acreditava-se que todo o 27 de julho de cada ano, tornava-se líquido.

Fontes consultadas:

  1. pt.wikipedia.org/…
  2. santo.cancaonova.com/…
  3. www.hagah.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1262

RSS/XML