Dia do Muay Thai (6 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3979

Próxima Celebração "Dia do Muay Thai": Terça-Feira, 6 de Fevereiro de 2018, : daqui 108 dias, 10:06:02-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 5 minutos.

O Dia do Muay Thai em 6 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração de tailandeses, que conta com o apoio do Governo Real da Tailândia, (WMF [Federação Mundial de Muay Thai ou "World Muaythai Federation"], Conselho Mundial de Muaythai ou "World Muaythai Council" e Federação Internacional de Muaythai Amador, unindo forças com cerca de 130 países membros, em torno desse esporte também conhecido como "Boxe] tailandês", muito embora também conste a existência de um "Dia Nacional do Muay Thai" entre os tailandeses em 17 de março de cada ano no calendário gregoriano, oficializado como "Dia do Muay Thai" no Estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Essa data comemorativa de tailandeses tem por fim, marcar a data da entronização ou coroação do 8º rei tailandês, Somdej Phra Sanpher, mais conhecido como Phra Chao Sua ou Rei Tigre, que fez história na Tailândia por sua experiência em artes marciais tailandesas, e que teria sido um dos maiores lutadores de muay thai de toda a história. Durante o seu reinado, para além de fazer parte da preparação militar, o muay thai era também ensinado em inúmeras escolas tailandesas.

Para conhecimento, o muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado esporte nacional, e que, originalmente, servia para se usar o corpo como arma de guerra. Esta disciplina física e mental, que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como "a arte das 8 armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente. Assemelhando-se a outras artes marciais asiáticas, como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai tem suas raízes no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart, um método de defesa para lutas e possíveis invasões dos povos oriundos das planícies do curso inferior do rio Chao Phraya, denominados de Ao Lai. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Desenvolvido há cerca de dois mil anos, o muay thai é atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que, para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é TAMBÉM encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.

No entanto, deve-se acrescentar que a história do Muay Thai, e sua origem direta é uma questão de debate entre os estudiosos modernos. Grande parte da história do Muay Thai foi perdida quando os birmaneses saquearam Ayudhaya, a capital do Sião (atual Tailândia) no século XIV. Os birmaneses saquearam os templos e os depositários do conhecimento mantidos na capital, e a maioria da história escrita foi perdida neste período. Os volumes salvos são preservados e protegidos como tesouros nacionais para o patrimônio histórico e cultural do Thai.

Até 1921, o muay thai foi ensinado em diversas escolas tailandesas, quando foi proibido por conta da extensão de ferimentos que eram bastante comuns entre os lutadores, isto porque até então não eram utilizadas luvas, nem qualquer outro tipo de proteção. Eram apenas empregues tiras de algodão, cânhamo ou de crina de cavalo, constando inclusive que, apesar de não ser totalmente confirmado pela maioria dos historiadores, alguns antigos treinadores referiam-se ao uso de cola e vidro moído nesses ligamentos, com o propósito de ferir violentamente o adversário. As cascas de cocos ou conchas eram também empregues como método de proteção dos órgãos genitais. Os lutadores combatiam até que um fosse nocauteado, sofresse uma lesão grave ou morresse. As velhas regras do muay thai consistiam na simples proibição de se golpear a virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar-lhe os cabelos.
Devido ao elevado grau de lesões que ocorriam entre os lutadores, após o ano de 1920, algumas regras do boxe inglês foram adaptadas ao muay thai. Entre elas podem ser referidas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds, assim como o envolvimento de um árbitro central juntamente com os juízes laterais. A cronometragem do tempo para os rounds consistia na utilização de uma metade da casca de um coco, com um furo central. A mesma era colocada em água, sendo que, aquando da sua total submersão, era tocado um tambor ditando o início do intervalo de tempo e o fim do round ou intervalo para recuperação, com duração de 1 minuto cada.

Atualmente, a maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais, mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência. O esporte muay thai é exclusivamente regido pela Federação Mundial de Muay Thai e pelo Conselho Mundial de Muay Thai. No entanto, requestando a legitimidade internacional e um público mais amplo, em que pese, prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido várias concorrentes de órgãos sociais, profissionais e amadores, para a sanção de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis, todos os corpos de sanção compartilham o objetivo de reforçar a participação internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailândia como seu criador cultural, o que reforça o muay thai como um símbolo nacional do reino da Tailândia, até porque, é o esporte mais praticado no país, possibilitando que inúmeros outros países passassem a qualificar significativamente a modalidade, entre os quais se pode destacar a Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coreia, Estados Unidos da América, Portugal e Brasil.

Hoje, existem milhares de ginásios de muay thai espalhados em vários lugares do mundo. A roupa que os lutadores normalmente usam é brilhante e extravagante. Recentemente, tais projetos tornaram-se bastante populares em todo o mundo e empresas como Infightstyle Inc., do Canadá, contribuíram para essa popularização do estilo em toda a Terra. Espera-se que este estilo vá se tornando mais e mais um objetivo a ser alcançado, como um estilo de culto muito como fez no final dos anos 90, o estilo popular de vestuário casual, inspirado pela cultura do surfe, chamado de surfwear.

Fontes consultadas:

  1. www.ifmamuaythai.org/…
  2. www.wmcmuaythai.org/…
  3. www.kombatgroup.com/…
  4. en.wikipedia.org/…
  5. www.thaizer.com/…
  6. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3979

RSS/XML