Dia do Metodismo Capixaba (10 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2878

Próxima Celebração "Dia do Metodismo Capixaba": Sábado, 10 de Março de 2018, : daqui 140 dias, 07:47:32-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia do Metodismo Capixaba em 10 de março de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Espírito Santo, que foi estatuída pela Lei Nº 7.545 de 22 de outubro de 2003.

Essa data comemorativa de espírito-santenses tem por fim, marcar a data do início das atividades da Igreja Metodista em solo espirito-santense, que se deu em 10 de março de 1905, a partir do batismo oficial dos primeiros metodistas capichabas.

Para conhecimento, A Igreja Metodista é a principal expoente do metodismo, uma religião de fé cristã protestante, que está presente também, na maioria dos países de língua portuguesa.

O Metodismo é de origem inglesa, e foi organizado pelo reverendo britânico, John Wesley, que enfatizou o estudo metódico da Bíblia, buscando a relação pessoal entre o indivíduo e Deus.
O início da Igreja Metodista se deu com a adesão de egressos da Igreja Anglicana e da Igreja Presbiteriana, além de dissidentes da Igreja Episcopal Norte-Americana.

Em 1784 John Wesley respondeu à falta de pregadores nas colônias (devido à "Guerra Revolucionária Norte-Americana") ordenando alguns pastores para a América, com o poder de ministrar sacramentos. Esta foi uma das principais razões para a separação final do Metodismo da Igreja da Inglaterra após a morte de Wesley. Essa separação criou em nível mundial, uma série de denominações de igrejas "do" Metodismo. A influência do pastor anglicano itinerante, George Whitefield, sobre a Igreja da Inglaterra, enquanto ajudava a espalhar o Grande Despertar na Grã-Bretanha e, principalmente, nas colônias britânicas norte-americanas, também foi um fator na fundação da Igreja Metodista da Inglaterra em 1844.

Através de atividades missionárias vigorosas, o Metodismo se espalhou por todo o Império Britânico, o que se deu principalmente através da pregação de Whitefield durante o que os historiadores chamam de o "1º Grande Despertar" na América colonial. Após a morte de Whitefield em 1770, o Metodismo norte-americano entrou em uma fase Wesleyana e Arminiana mais duradoura de desenvolvimento.

No Espírito Santo, a Igreja Metodista mantém cerca de 40 igrejas com seus Templos, e conta com cerca de 5.000
membros e 40 pastores e pastoras.
Atuando no estado, a Igreja
Metodista mantêm trabalhos sociais de atendimento à crianças, dependentes químicos, presidiários, entre outros grupos de vulneráveis.

Fontes consultadas:

  1. www.conslegis.es.gov.br/…
  2. www.al.es.gov.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2878

RSS/XML