Dia do Início do Festival Internacional de Capoeira (1º fim de semana de agosto)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/572

Próxima Celebração "Dia do Início do Festival Internacional de Capoeira": Sábado, 4 de Agosto de 2018, : daqui 286 dias, 10:26:34-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Festival Internacional de Capoeira no 1º final de semana de agosto de cada ano, é uma comemoração móvel do Estado brasileiro do Paraná, que foi criada pela Lei Nº 17.804 de 5 de dezembro de 2013, e que é considerada como evento cultural oficial do Estado paranaense, cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dias 1 de agosto e 7 de agosto de cada ano no calendário gregoriano.

Esse final de semana festivo pode estar relacionado com as celebrações da capoeira no dia 3 de agosto de cada ano em várias partes do Brasil, a partir de uma data comemorativa inicialmente instituída como "Dia do Capoeirista" no Estado brasileiro de São Paulo.

Infelizmente e apesar de meus muitos esforços e pesquisas sobre o assunto, eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês para a instituição dessa data comemorativa de brasileiro do Estado de São Paulo, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 666 de 10 de outubro de 1984,com a colaboração do Departamento de Documentação e Informação da Divisão de Pesquisa Jurídica da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Na Leitura do Referido Projeto de Lei, apenas encontrei referências à cultura nordestina, à arte dos negros na capoeira, aos tempos da escravidão, entre outros pequenos detalhes, que não me serviram para o intento de justificar a instituição dessa data celebrativa no início de agosto.

Para conhecimento, conforme o sistema oficial da Confederação Nacional de Capoeira do Brasil, durante o processo de graduação o aluno passa por diversos estágios definidos pelas cores das cordas em sequência iniciada pela crua e seguida pela cores verde, amarela, azul, verde com amarelo, verde com azul e amarelo com azul, ocasião em que o aluno passa a ser estagiário.

Quando o aluno alcança 5 anos de capoeira, o atleta já é considerado formado e usa uma corda nas cores verde, amarelo e azul. Com 7 anos, passa a ser monitor, caracterizado nas cores branca e verde, da corda.

No ensino da capoeira, os instrutores devem ter mais de 12 anos de prática e usam cordas brancas com amarelo.
Ao chegar em 17 anos de arte o atleta já é considerado contramestre graduado com corda branca e azul. Finalmente com 22 anos de dedicação ao esporte, a corda branca confere ao seu praticante a experiência e responsabilidade de um mestre.

Na cerimônia de batizado alunos e professores jogam numa grande roda e após o jogo, o professor encarregado de batizar o capoeirista, da o nó na corda que o atleta deverá honrar dali para frente, para a prática dessa dança e luta típica do Nordeste do Brasil, em especial no Estado brasileiro da Bahia, que também é conhecida como uma arte marcial brasileira, depois de ela ter sido desenvolvida a partir do século XVIII por escravos africanos em Terras Brasilis.
Originalmente, a capoeira consistia em uma mistura de cantos e danças com movimentos de luta.

Fontes consultadas:

  1. www.legislacao.pr.gov.br/…
  2. mestrebimbafundacao.blogspot.com.br/…
  3. www.ururau.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/572

RSS/XML