Dia do início da Semana Estadual do Cooperativismo (Semana até o 1º sábado de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/739

Próxima Celebração "Dia do início da Semana Estadual do Cooperativismo": Sábado, 30 de Junho de 2018, : daqui 251 dias, 10:29:17-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 3 minutos.

A Semana Estadual do Cooperativismo com término no 1º sábado de cada ano, é uma comemoração móvel do Estado brasileiro de Alagoas, que foi instituída pela Lei Nº 7.154 de 7 de junho de 2010 [renumerada para 7.155 de 7 de junho de 2010, de acordo com Errata publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) de 9 de junho de 2010], pela qual também se criou o "Dia Estadual do Cooperativismo"para os alagoanos 1º sábado de julho, cuja data do início da celebração pode ocorrer entre os dias 25 de junho e 1 de julho de cada ano no calendário gregoriano.

Conforme a Lei supracitada de Alagoas, durante essa semana, deverão ser discutidos assuntos relativos ao cooperativismo, através do ENCOOPAL [Encontro do Cooperativismo Alagoano].

A referida Lei determinou ainda, que essa semana comemorativa deve ser encerrada no 1º sábado de julho, quando os alagoanos celebram o "Dia Estadual do Cooperativismo" e o mundo festeja o "Dia Internacional das Cooperativas" ou "International Day of Cooperatives".

O objetivo do dia comemorativo mundial, que cada ano conta com um tema diferente, e que já foi chamado de "Dia da Cooperação" e "Dia do Cooperativismo", é aumentar a conscientização para as cooperativas e promover os sucessos e os ideais de solidariedade internacional, a eficiência econômica, igualdade e paz mundial no movimento cooperativista.

Desde 1995, essa data comemorativa internacional, que atualmente é celebrada como "Dia Internacional da Cooperação" ou "International Co-operative Day", passou a contar com o apoio oficial da Assembleia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas], a partir da Resolução Nº 47/90 de 16 de dezembro de 1992 e Resolução Nº 49/155 de 23 de dezembro de 1994.
As Resoluções supracitadas foram aprovadas, porque 1995 marcou o centenário da criação da ICA, que foi constituída no 1º dia do 1º congresso internacional de Cooperativas ou International Co-operative Congress, realizado de 19 a 23 de agosto de 1895 no salão da Sociedade de Artes ou "Society of Arts" da cidade e capital inglesa de Londres, com a participação de representantes de cooperativas da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Inglaterra, Dinamarca, França, Holanda, Índia, Itália, Suíça, Sérvia e Estados Unidos da América.
E não é para menos. São membros dessa Aliança mundial, que tem por fim, fornecer informações, definir e defender os Princípios Cooperativos e desenvolver o comércio internacional, organizações cooperativas nacionais e internacionais de todos os setores da economia, incluindo a agricultura, setor bancário, consumidores, pescas, saúde, habitação, seguros e trabalhadores, representando cerca de um bilhão de pessoas em 100 países.
Essa entidade internacional é extremamente importante, pois a ICA foi uma das únicas organizações internacionais que sobreviveu à 1ª e 2ª Guerras Mundiais, vencendo uma época em que era bastante difícil superar todas as diferenças políticas entre seus membros de países conflitantes durante duas grandes Guerras.
mas a ICA sobreviveu, por ficar comprometida com a paz e a democracia, além de permanecer politicamente neutra, enquanto união cooperativa, representando cooperativas e o movimento cooperativo em todo o mundo, ao fornecer uma voz global e fórum de conhecimentos, experiências e ação coordenada, para e sobre as cooperativas.

Para que possamos entender a importância desse movimento, cooperativas são associações de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, ou seja, que por padrão, devem contar com a participação livre de todos e devem respeitar direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais prestam serviços, sem fins lucrativos.
Sejam os membros de tais associações, clientes, empregados ou residentes, esses membros devem ter o direito de dar uma palavra sobre o negócio e ter uma parte dos lucros do mesmo, quando houverem lucros.

Ainda a título de esclarecimento, as Sociedades Cooperativas brasileiras foram reguladas pela Lei Nº 5.764 de 16 de dezembro de 1971, que então definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das Cooperativas no Brasil,além de dar outras providências.

Fontes consultadas:

  1. www.gabinetecivil.al.gov.br/…
  2. ica.coop/…
  3. en.wikipedia.org/…
  4. www.un.org/…
  5. ica.coop/…
  6. www.un.org/…
  7. www.portaldecontabilidade.com.br/…
  8. www.planalto.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/739

RSS/XML