Dia do início da Semana Estadual do Aleitamento Materno ou SEAM (1 de agosto)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/921

Próxima Celebração "Dia do início da Semana Estadual do Aleitamento Materno" ou "SEAM": Quarta-Feira, 1 de Agosto de 2018, : daqui 250 dias, 22:13:49-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

A Semana Estadual do Aleitamento Materno ou SEAM com início em 1 de agosto, é uma comemoração até 7 de agosto de cada ano no Estado brasileiro do Mato Grosso, que foi instituída pela Lei Nº 8.044 de 22 de dezembro de 2003, e que está relacionada com a "Semana Mundial do Aleitamento Materno" ("Semana Mundial da Amamentação") ou "World Breastfeeding Week", e com o "Dia Mundial do Aleitamento Materno" ou "World Breastfeeding Day", criado em 1992 pela WABBA [Aliança de Ação Mundial pró-amamentação ou "World Alliance for Breastfeeding Action"].

Conforme a Lei supracitada do Mato Grosso, durante as celebrações dessa semana festiva, o Executivo mato-grossense deverá proporcionar por meio de seu órgão competente, atividades de apoio a essa semana comemorativa, com o fim de:

  • estimular atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação;
  • apoiar a mulher do Mato Grosso e conscientizá-la de seu papel como mãe e nutriz; e
  • sensibilizar os diversos segmentos da sociedade mato-grossense para que compreendam e apóiem a mulher que amamenta.

A semana comemorativa mundial tem por fim, promover o exercício da amamentação natural para bebês até 2 anos de idade e combater a desnutrição infantil, porque o leite materno além de alimentar e garantir a saúde, através do colostro, também imuniza contra doenças respiratórias e crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.

Para conhecimento, o aleitamento materno pode ser considerado uma prática natural, que é decorrente do parto, e que é voltada para nutrir o bebê.
O leite materno provê todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos até os 6 meses de vida, sendo necessário complementar a alimentação do bebê com outros alimentos daí para frente.
A OMS [Organização Mundial da Saúde] ou WHO [World Health Organization] e o Ministério da Saúde do Brasil, recomendam que o aleitamento exclusivo (somente o leite materno, sem a necessidade de chás, água, sucos ou outros alimentos) seja oferecido por 6 meses ao bebê, devendo ser complementado com outros alimentos por 2 anos ou mais.
Leite materno refere-se ao leite produzido pela mulher, após o nascimento de uma criança, sendo utilizado para alimentar o bebê por meio do aleitamento materno.
É ele a 1ª e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos, até que se tornem aptos a comer e digerir os alimentos sólidos.
O colostro é a 1ª secreção láctea produzida pelo seio materno, podendo ter uma coloração translúcida [transparente] ou amarelada.
Por meio do colostro a mãe transfere anticorpos para o recém-nascido, que possui um sistema imunitário ainda imaturo.

Fontes consultadas:

  1. www.al.mt.gov.br/…
  2. www.leitematerno.org/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/921

RSS/XML