Dia do Frentista (1 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3870

Próxima Celebração "Dia do Frentista": Quinta-Feira, 1 de Março de 2018, : daqui 131 dias, 09:48:48-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia do Frentista em 1 de março de cada ano, é uma comemoração nos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 8.553 de 14 de setembro de 2006] e São Paulo [Lei Nº 12.938 de 23 de abril de 2008], para um profissional que, antigamente, era tido como "bombeiro", pois para se abastecer um veículo era necessário então rodar uma manivela.

Apesar de grandes esforços e inúmeras pesquisas, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para a criação dessa data comemorativa de mato-grossenses e paulistas em 1 de março, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação de um Projeto de Lei de 24 de maio de 2006 da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, e do Projeto de lei Nº 169 de 29 de março de 2006 da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Para conhecimento, os frentistas são funcionários de postos de gasolina, responsáveis pelo atendimento ao cliente, abastecendo o veículo e verificando as condições do óleo e de outros fluidos. São considerados empregados e de extrema importância, pois de sua atuação depende a imagem do posto diante dos clientes. É neles depositada a confiança dos clientes, que não só abastecem os seus veículos, mas também fazem checagem das condições primárias para segurança do consumidor, tais como verificação dos níveis de água do radiador, de óleo do cárter e do freio e de outros fluidos necessários ao bom desenvolvimento do veículo; condições do filtro de ar, calibração dos pneus; lavagem dos pára-brisas dianteiro e traseiro; e das condições das palhetas dos limpadores. Costumam ser eles dotados de uma cordialidade ímpar, com uma extrema capacidade de convencimento e de bom atendimento ao usuário, mantendo sempre um bom humor, demonstrando gosto em servir com muita simpatia e carisma, propiciando aos condutores de veículos e passageiros condições de uma viagem mais tranquila. Por isso, como todo o trabalhador que executa com amor e esmero os seus serviços de atendimento à população, merece dela a gratidão e o reconhecimento.

Fontes consultadas:

  1. www.al.mt.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…
  3. www.al.mt.gov.br/…
  4. www.al.sp.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3870

RSS/XML