Dia do Capelão (30 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1298

Próxima Celebração "Dia do Capelão": Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2017, : daqui 6 dias, 22:09:51-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Capelão em 30 de novembro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi estatuída pela Lei Nº 13.751 de 14 de outubro de 2009, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, para além de constatar que essa data celebrativa foi primeiramente instituída na cidade brasileira de São Paulo-SP pela Lei Nº 13.377 de 25 de junho de 2002 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007.

Em minhas pesquisas, tive a oportunidade de ler a íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 681 de 13 de dezembro de 2001 da Câmara de Vereadores da capital paulista, Projeto de Lei Nº 755 de 25 de novembro de 2008 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Projeto de Lei Nº 1.039 de 21 de maio de 2003 [arquivado] e Projeto de Lei Nº 7346 de 19 de novembro de 2002 [arquivado] da Câmara de Deputados do Brasil.

Mas é possível que essa data comemorativa de paulistas tenha por fim, marcar a data do ato dos pastores brasileiros, Elias Brito Sobrinho e Silas de Brito Lopes, que se deu em 30 de novembro de 1956,e que é tido como o lançamento das bases espirituais para a criação da atual Igreja Memorial Batista de Brasília, sendo atualmente festejado como "Dia Nacional do Evangélico" no Brasil. Nesse grande ato histórico, eles se ajoelharam juntamente com o Missionário brasileiro, James Everett Musgrave Jr., além do Irmão em Cristo, Marcelino Cardoso, naquela que é tida como a 1ª ocupação de candangos no cerrado descampado da antiga Cidade Livre [Atual Região Administrativa do Núcleo Bandeirante] no atual Distrito Federal brasileiro, ou ainda no ponto mais alto do que mais tarde viria a ser o Eixo Monumental do Plano Piloto [popularmente conhecido como o "corpo do avião"] da cidade e capital brasileira de Brasília-DF, para sonharem a implantação do Evangelho na futura capital do Brasil.

Antes de ser convertido num Dia Nacional, essa data celebrativa era festejada como "Dia do Evangélico" no Distrito Federal do Brasil, de acordo com a Lei Nº 893 de 27 de julho de 1995, inclusive com feriado distrital a partir da Lei Nº 963 de 4 de dezembro de 1995.

Para conhecimento, capelão [do francês: "chapelain"] é um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações, além de comunidades que, por qualquer razão, se encontrem isoladas da convivência social normal, tais como, por exemplo, as dos ciganos, artistas e funcionários de circos, estrangeiros, garimpeiros, romeiros; ou, ainda, em locais e eventos de grande concentração popular, como shoppings, clubes, cemitérios, parlamentos, feiras, romarias, excursões, torneios e outros mais, exercendo uma função que normalmente seria atribuição de um padre ou pastor.
Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres tinham também o seu capelão. No caso de uma corporação militar, fala-se de capelania militar ou capelania castrense.
Cabe aos serviços de capelania prover os meios necessários para:

  • prestar assistência religiosa, espiritual e moral;
  • programar, realizar e presidir atos de culto;
  • zelar pela orientação cristã do trabalho e da convivência social e pelo respeito à dignidade da pessoa humana;
  • apoiar religiosamente cerimônias cívicas e administrativas, solenidades e confraternizações;
  • colaborar para a formação do cidadão consciente e responsável;
  • orientar suas atividades para a exploração dos valores éticos e religiosos;
  • incentivar, sempre que oportuno, a prática da fraternidade, da solidariedade e do perdão; e
  • desenvolver uma ação pastoral fundamentada em princípios bíblicos, através do aconselhamento, da visitação e da evangelização.

Fontes consultadas:

  1. www.radarmunicipal.com.br/…
  2. camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…
  4. www.al.sp.gov.br/…
  5. www.al.sp.gov.br/…
  6. www.camara.gov.br/…
  7. www.camara.gov.br/…
  8. www.camara.gov.br/…
  9. groups.yahoo.com/…
  10. www.senado.gov.br/…
  11. www.imbb.org.br/…
  12. pt.wikipedia.org/…
  13. www.imbb.org.br/…
  14. pt.wikipedia.org/…
  15. www.sinj.df.gov.br/…
  16. www.sinj.df.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1298

RSS/XML