Dia do Caminho da Fé (11 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3689

Próxima Celebração "Dia do Caminho da Fé": Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, : daqui 114 dias, 16:57:20-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Caminho da Fé em 11 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pela Lei Nº 11.653 de 13 de janeiro de 2004.

Essa data comemorativa do Estado de São Paulo tem por fim, marcar a data da inauguração do "Caminho da Fé" no Brasil, que foi trilhado pela 1ª vez em 11 de fevereiro de 2003 a partir da cidade brasileira de Águas da Prata-SP no rumo da cidade brasileira de Aparecida-SP, por peregrinos que seguem sempre a seta amarela e que podem percorrer até cerca de 541 quilômetros, atravessando mais ou menos 300 quilômetros pela Serra da Mantiqueira, em estradas vicinais, trilhas, bosques e asfaltos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, compreendendo (em sua parte paulista) os municípios brasileiros de Tambaú-SP, Casa Branca-SP, Vargem Grande do Sul-SP, Águas da Prata-SP, São Bento do Sapucaí-SP, Santo Antônio do Pinhal-SP, Pindamonhangaba-SP, Roseira-SP e Aparecida-SP, e buscando a vivência de momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza, numa rota criada por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro, entre outros amigos voluntários, para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio, e tendo por base o milenar "Caminho de Santiago de Compostela" na Espanha].

De a cordo com o Projeto de lei Nº 147 de 28 de março de 2003 da Asembleia Legislativa de São Paulo, o “Caminho da Fé” é um espaço idealizado por ambientalistas e pequenos empresários da cidade de Águas da Prata, para promover momentos de reflexão religiosa e turismo ecológico a adeptos da prática esportiva da caminhada. Além disso, visa, em relação aos municípios que integram o circuito, a promover o desenvolvimento sustentável, proporcionando o surgimento de novas modalidades de comércio e geração de renda para a economia local. O Caminho da Fé tem sido reconhecido como a melhor adaptação do Caminho de Santiago no Brasil. Ele já atrai cerca de 3 mil pessoas por ano, entre caminhantes e ciclistas. Esporte, aventura, paz, conhecimento, introspecção... Cada um, ao pegar seu cajado ou montar em sua bicicleta, parte em busca de algo e certamente encontrará. De nada adianta ficar especulando, e nunca dar o 1º passo, pois só aqueles que realmente percorrem o Caminho, aprendem seus ensinamentos...

Atualmente, os fiéis podem percorrer diversos caminhos até Aparecida – há saídas dos municípios brasileiros de Águas da Prata-SP, Cravinhos-SP, Paraisópolis-SP, São Carlos-SP, Descalvado-SP, Mococa-SP e Tambaú-SP. O trajeto mais longo tem 541 quilômetros; o mais curto, partindo de Paraisópolis, tem 134 quilômetros ou mais ou menos 6 dias de caminhada). A inscrição inclui lista de pousadas associadas, mapa e uma credencial, carimbada em cada parada. O passeio pode ser feito em qualquer época do ano: o fiel pode ir sozinho, montar seu grupo ou entrar no site para encontrar companhia. Mais informações no site http://caminhodafe.com.br/ ou pelo telefone (19) 3642-2751.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…
  3. www.olinto.com.br/…
  4. viagemeturismo.abril.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3689

RSS/XML