Dia de Martin Luther King Jr. ou "Martin Luther King, Jr. Day" (3ª segunda de janeiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2582

Próxima Celebração "Dia de Martin Luther King Jr." ou "Martin Luther King, Jr. Day": Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2019, : daqui 331 dias, 16:58:53-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia de Martin Luther King Jr. ou "Martin Luther King, Jr. Day" na 3ª segunda de janeiro, é uma comemoração móvel dos Estados Unidos da América, que foi instituída pela 1ª vez na Proclamação Presidencial Nº 5.431 de 18 de janeiro de 1986, assinada pelo então presidente norte-americano, Ronald Reagan, a partir da Lei Nº 98-144 do Congresso do país dos Ianques, e que no Brasil, conta com o apoio do "Dia de Combate à Discriminação de Qualquer Natureza" do Estado brasileiro de São Paulo, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 15 de janeiro e 21 de janeiro de cada ano no calendário gregoriano, em que pese vários calendários estadunidenses de dias festivos, também mencionarem um "Dia Nacional Humanitário" ou "National Humanitarian Day", algumas vezes referido apenas como "Dia Humanitário" ou "Humanitarian Day".

Essa data comemorativa de norte-americanos tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do
pastor protestante e ativista político estadunidense de descendência afro-norte-americana, Martin Luther King Jr., que veio ao mundo em 15 de janeiro de 1929, e que se converteu num dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, o que fez com que ele fosse agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1964, por seu ativismo no combate à desigualdade racial através da não violência.

Martin liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a SCLC [Conferência da Liderança Cristã do Sul ou "Southern Christian Leadership Conference"] em 1957, servindo como seu primeiro presidente.

Seus esforços levaram à "Marcha sobre Washington pelo emprego e pela liberdade" ou "March on Washington for Jobs and Freedom" em agosto de 1963, onde ele fez seu discurso conhecido como "Eu Tenho um Sonho" ou "I Have a Dream", defronte ao Memorial Lincoln na capital dos Estados Unidos da América, com o fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis ou "Civil Rights Act" de 1964 e com a Lei de Direitos Eleitorais ou "Voting Rights Act" de 1965.

Nos anos posteriores que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a "Guerra do Vietnã" com um discurso de 1967, intitulado "Além do Vietnã" ou "Beyond Vietnam".

Martin Luther King Jr., foi assassinado em 4 de abril de 1968, supostamente pelo criminoso norte-americano inicialmente confesso, James Earl Ray, na localidade estadunidense de Memphis no Tennessee-EUA.

Fontes consultadas:

  1. www.reagan.utexas.edu/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. www.infoplease.com/…
  4. en.wikipedia.org/…
  5. www.al.sp.gov.br/…
  6. www.al.sp.gov.br/…
  7. www.nationaldaycalendar.com/…
  8. countingmyblessings.com/…
  9. www.checkiday.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2582

RSS/XML