Dia de as mulheres pedirem os homens em casamento (29 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1419

Próxima Celebração "Dia de as mulheres pedirem os homens em casamento": Sábado, 29 de Fevereiro de 2020, : daqui 830 dias, 23:17:48-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia de as mulheres pedirem os homens em casamento ou "Leap Year" em 29 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração surgida por volta do século V na Irlanda, segundo a lenda, com as bênçãos de São Patrick, a partir do argumento de que o dia instituído para corrigir uma diferença no calendário com ocorrência apenas de 4 em 4 anos, também poderia servir para corrigir um costume antigo e injusto que então dava somente ao homem a possibilidade de versar sobre casamentos.
Mais tarde, a tradição irlandesa foi exportada para a Escócia através de monges da irlanda, tanto é que existem documentos de 1288, segundo os quais, os escoceses teriam criado uma lei, que permitia às mulheres a escolha do marido de seus sonhos a cada 4 anos nos anos bissextos, em 29 de fevereiro e, em caso de recusa, o escolhido tradicionalmente teria de pagar uma multa, que poderia ser um beijo, um vestido, uma luva, etc...
A cena de uma mulher pedindo a um homem para se casar com ela em 29 de fevereiro de um ano bissexto, é representada pela atriz e cantora norte-americana, Amy Adams, no filme chamado "Leap Year".

Tanto o raro dia, quanto o costume acima citado, surgiram em consequência de os antigos romanos haverem adicionado 1 dia no seu calendário a cada ano bissexto, depois que o imperador romano, Júlio César, modificou novamente o calendário dos antigos romanos em 44a.C., dando ao ano a duração de 12 meses ou 365 dias, de acordo com o calendário egípcio.

Conforme o sábio da Grécia antiga, Plínio, o Velho, por conta dessa alteração, o astrónomo grego, Sosígenes de Alexandria, terminou por descobrir que o ano civil tinha seis horas menos que o ano solar, o que fez com que a cada 4 anos tivesse de ser instituído o dia chamado "sexto das calendas", tendo por fim compensar essa diferença, que inicialmente era o sexto dia antes do dia 1 de março, chamado então "calendas". com esse dia adicional [acrescentado após o dia 24 de fevereiro, mas com a mesma numeração], haviam nesse tempo, 2 sextos [=bissexto] das calendas.

Fontes consultadas:

  1. en.wikipedia.org/…
  2. www.sogeografia.com.br/…
  3. www.irishcentral.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1419

RSS/XML