Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus (30 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3079

Próxima Celebração "Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus": Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2018, : daqui 279 dias, 04:48:30-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus em 30 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi instituída pela Lei Nº 14.145 de 16 de junho de 2010.

Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data da criação do 1º "Clube do Ônibus Antigo Brasileiro", que foi fundado em 30 de novembro de 2005, sendo detentor da "propriedade intelectual" das realizações de eventos VVR [Viver, Ver e Reviver] a Evolução, com o fim de incentivar a preservação da memória dos transportes em ônibus, através de exposições de ônibus e caminhões antigos em todo o território nacional brasileiro, mostrando também a evolução tecnológica desses equipamentos.

Tudo começou com a organização da 1ª exposição exclusiva de ônibus antigos de que se tem registros na história brasileira, graças ao esforço do gerente brasileiro de empresa de ônibus, Antônio C. Kaio Castro, que, após muitos contatos, em maio de 2004, conseguiu organizar a primeira edição da Viver, Ver e Rever na garagem da Expresso Redenção Transportes e Turismo, na Vila Guilherme, na zona Norte da cidade brasileira de São Paulo-SP, com 11 diferentes modelos de ônibus antigos e um público de cerca de 300 pessoas num dia, a maioria, amigos, empresários e apaixonados por ônibus.
Apesar de ainda tímido, esse 1º evento teve boa repercussão e, numa reunião sobre serviços de transportes com o poder público, algumas pessoas souberam da ideia de expor ônibus antigos e se interessaram bastante pelo projeto, que foi crescendo ano a ano.

Em 2007, graças ao grande número de pessoas interessadas na exposição de ônibus antigos, a VVR foi transferida para o Memorial da América Latina, que está localizado ao lado dos terminais de trem, metrô e ônibus da Barra Funda, na zona Oeste de São Paulo.
No ano de 2008, além dos ônibus, foi aberta também a possibilidade da exposição de caminhões no evento, que tem patrocínio da Mercedes Benz, mas onde são expostas todas as marcas de ônibus e caminhões (nacionais e importados), sem qualquer restrição.
Assim, quando novembro chega e costuma acontecer mais uma exposição de ônibus e caminhões antigos, em cada área do Memorial da América Latina, uma história, um sorriso, lágrimas, emoção e muita saudade dos mais antigos e curiosidade e aprendizado para os mais novos.

Além disso, essa 1ª exposição exclusiva de ônibus antigos no Brasil, fez com que houvesse a necessidade da criação DO 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, que hoje é homenageado, tendo então em mente as seguintes prerrogativas:

  • congregar os possuidores de veículos antigos de coleção, como conceituado na lei;
  • promover eventos culturais com utilização de ônibus, caminhões, pickups e veículos militares antigos;
  • difundir publicamente o interesse e significação dos veículos antigos, como elementos do patrimônio histórico, cultural e tecnológico nacional;
  • exigir e difundir a necessidade da preservação da originalidade dos veículos antigos de coleção em sua máxima possibilidade;
  • tornar público, a um público enorme apaixonado por ônibus, e ônibus antigos, que essa paixão também está no coração de muitos empresários, e de particulares, que procuram, encontram, adquirem, restauram, essas relíquias do passado;
  • promover reuniões para troca de informações sobre ônibus antigos;
  • promover eventos locais, regionais e nacionais com a exposição de telas, desenhos, manuais e digitais, fotos, painéis, réplicas, miniaturas, revistas de ônibus antigos; e
  • envidar esforços à criação e manutenção do MUSEU DO ÔNIBUS num futuro não distante.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…
  3. www.radioonibus.com.br/…
  4. camposbus2011.blogspot.com.br/…
  5. diariodotransporte.com.br/…
  6. miltonjung.com.br/…
  7. busologiamundial.blogspot.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3079

RSS/XML