Dia da Páscoa dos Cristãos Orientais (13 dias depois do 1º domingo após a "lua cheia pascal")

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2692

Próxima Celebração "Dia da Páscoa dos Cristãos Orientais": Sábado, 14 de Abril de 2018, : daqui 176 dias, 16:48:07-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Páscoa dos Cristãos Orientais 13 dias depois do 1º domingo após a "lua cheia pascal" (teoricamente a 1ª Lua Cheia da Primavera no Hemisfério Norte ou do Outono no Hemisfério Sul), é uma comemoração móvel da Igreja Católica Oriental e outros Cristãos, celebrando a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ocorrida 3 dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril no calendário juliano (4 de abril e 8 de maio de cada ano no calendário gregoriano até 2099, quando a diferença entre o calendário oriental e o calendário ocidental passará para 14 dias).

Para conhecimento, a Páscoa é considerada como a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.
A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas às celebrações do Advento, festejado próximo ao Natal.

O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de 40 dias de jejum, orações e penitências para os católicos.

Segundo a Wikipédia, o termo "Páscoa" deriva, através do latimPascha e do grego bíblicoΠάσχαPaskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), que é a Páscoa judaica

A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, que contém o chamado Tríduo Pascal, incluindo a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia e a cerimônia do Lava pés que a precedeu, além da Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação e a morte de Jesus Cristo.

Foi o Primeiro Concílio de Niceia em 325, que estabeleceu a data da Páscoa como sendo o 1º domingo depois da lua cheia após o início do equinócio vernal (a chamada lua cheia pascal).
Para que isso fosse possível, do ponto de vista eclesiástico, foi necessário que se definisse o equinócio vernal como uma ocorrência de 21 de março de cada ano, muito embora do ponto de vista astronômico, na maioria dos anos, esse fenômeno ocorra de fato no dia 20 de março, e a "lua cheia" necessariamente não ocorra na data correta astronômica.
Por conta dessa decisão do Primeiro Concílio de Niceia, a data da Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril no calendário gregoriano.
Já os cristãos orientais, que baseiam seus cálculos no calendário juliano, pelo qual a data de 21 de março no século XXI, correspondia ao dia 3 de abril do calendário gregoriano utilizado no ocidente, costumam festejar a Páscoa no oriente numa data que varia entre os dias 4 de abril e 8 de maio, alterando por conseguinte nessa relação, também, todas as datas orientais associadas à celebração pascal do Oriente.

A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica pela data e também por muitos dos seus simbolismos centrais.

Fonte consultada em 11 de fevereiro de 2016 às 10:10:25:

  1. /…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2692

RSS/XML