Dia da Orientação Farmacêutica (11 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3016

Próxima Celebração "Dia da Orientação Farmacêutica": Domingo, 11 de Novembro de 2018, : daqui 354 dias, 23:19:42-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Orientação Farmacêutica em 11 de novembro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro do Piauí [Lei Nº 6.151 de 20 de dezembro de 2011] e dos estabelecimentos de ensino da rede pública da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ [Lei Nº 4.935 de 1 de dezembro de 2008 e Lei nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010].

De acordo com o previsto na supracitada da cidade dos cariocas, esse dia festivo deverá ser celebrado por cariocas na 1ª segunda-feira subsequente nos anos em que 11 de novembro ocorrer em sábados ou domingos.

A Lei acima citada da capital carioca também diz que, por ocasião das celebrações dessa data festiva, poderão ser realizadas entre outras atividades na capital do Rio de Janeiro, palestras, debates e discussões de questões relacionadas à assistência farmacêutica, com o objetivo de proporcionar uma adequada informação aos estudantes e à comunidade escolar sobre os seguintes temas:

  • o correto uso dos medicamentos e os perigos da automedicação;
  • a diferenciação entre a dispensação com assistência farmacêutica e a simples comercialização de medicamentos;
  • o papel da farmácia comunitária como estabelecimento de saúde e sua importância para a população;
  • a prevenção à falsificação e à propaganda enganosa de medicamentos; e
  • o uso abusivo de drogas.

A Lei já aqui mencionada da capital do Rio de Janeiro determina ainda que, a programação dos eventos dessa data celebrativa será responsabilidade da direção de cada unidade de ensino, e a coordenação técnica dos eventos ficará a cargo dos professores da área de ciências biológicas, em articulação com os organismos oficiais de saúde da região em que se localize o estabelecimento de ensino, e com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro.

Essa data comemorativa de piauienses e cariocas tem por fim, marcar a data da promulgação da Lei Nº 3.820 de 11 de novembro de 1960, que então regulamentou a profissão de farmacêuticos e criou os Conselhos de Farmácia no Brasil.

Para conhecimento, os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários, peritos no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmácia, hospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funções e lugares.
Na antiguidade o farmacêutico elaborava medicamentos a partir de princípios ativos presentes na natureza. Nos tempos modernos, os fármacos em sua maioria, são de origem sintética.

Peritos no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos, estes profissionais prestam o trabalho de assistência farmacêutica, inclusive na orientação de medicamentos para o público em geral, e podem assumir responsabilidades técnicas de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, etc. Podem também atuar na pesquisa e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Na área alimentar responsabilizam-se tecnicamente pela análise, interpretação e emissão de laudos. Com curso específico são habilitados para fazer acupuntura. No Brasil, podem exercer cerca de 71 atividades diferentes.

Fontes consultadas:

  1. mail.camara.rj.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/3016

RSS/XML