Dia da Ordem das Filhas de Jó (9 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2862

Próxima Celebração "Dia da Ordem das Filhas de Jó": Sexta-Feira, 9 de Março de 2018, : daqui 139 dias, 13:32:08-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Ordem das Filhas de Jó em 9 de março de cada ano, é uma comemoração nos Estados brasileiros do Maranhão [Lei Nº 9.495 de 11 de novembro de 2011], Mato Grosso do Sul [Lei Nº 3.832 de 23 de dezembro de 2009 e Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010] e São Paulo [Lei Nº 13.838 de 1 de dezembro de 2009], que também é celebrada como "Dia Estadual das Filhas de Jó" no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, e como "Dia Estadual da Ordem Internacional das Filhas de Jó" no Estado brasileiro de Santa Catarina.

Essa data comemorativa de alguma forma de maranhenses, sul-mato-grossenses, cariocas, paulistas e catarinenses tem por fim marcar a data do nascimento da cidadã norte-americana, Ethel Theresa Wead Mick, que veio ao mundo em 9 de março de 1881, e que foi a fundadora da "organização meninas A Ordem Internacional das Filhas de Jó ou "girls' organization The International Order of Job's Daughters" [hoje conhecida apenas como Ordem Internacional das Filhas de Jó ou "International Order of Job's Daughters"].

Para conhecimento, a Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos [incompletos], visando o aperfeiçoamento do Caráter e tendo como base os ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua Paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar sem deixar de perseverar na fé, estando o nome "Filhas de Jó" relacionado com as 3 filhas de Jó: Kézia [fé], Jemima [pureza] e Keren-Happouk [triunfo da fé], que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".

Ethel Theresa Wead Mick nasceu na cidade norte-americana de Atlantic em Iowa-EUA, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, como a caçula de 4 irmãos. Ela foi criada em uma família muito religiosa e basstante unida. Sua mãe lia histórias da Bíblia todas as noites para seus filhos, e muitas vezes fazia referência ao Livro de Jó, na esperança de que suas filhas pudessem se tornar "tão justas quanto as filhas de Jó". Essa influência, eventualmente, teria resultado na fundação da Ordem das Filhas de Jó em 1920, assim chamado em homenagem a sua mãe. O grupo tornou-se internacional em 1931, quando foi aberto um capítulo da Ordem na localidade canadense de British Columbia.

Ethel gostava de uma variedade de passatempos, incluindo pintura a óleo, cantar, ler, viajar e participar de várias organizações fraternais diferentes e clubes cívicos. Ela morreu em 21 de fevereiro de 1957 na localidade estadunidense de Cleveland em Ohio, e está sepultada em Omaha.

Fontes consultadas:

  1. sindspem-ma.com.br/…
  2. aacpdappls.net.ms.gov.br/…
  3. www.al.sp.gov.br/…
  4. en.wikipedia.org/…
  5. vivimissfilhadejosp2010-2011.blogspot.com/…
  6. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2862

RSS/XML