Dia da Justiça do Trabalho do Estado da Paraíba (28 de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/876

Próxima Celebração "Dia da Justiça do Trabalho do Estado da Paraíba": Sábado, 28 de Julho de 2018, : daqui 249 dias, 23:17:36-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia da Justiça do Trabalho do Estado da Paraíba em 28 de julho de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro da Paraíba, que foi criada pela Lei Nº 8.916 de 6 de outubro de 2009, num dia a ser consagrado à defesa da Justiça do Trabalho na Paraíba.

Essa data comemorativa de paraibanos tem por fim, marcar a data de uma grande mobilização de juízes, servidores públicos, políticos, sindicalistas, advogados, trabalhadores rurais e urbanos, estudantes e líderes religiosos paraibanos, que reuniu cerca de 10 mil pessoas em 28 de julho de 1999, na defesa do TRT-PB [Tribunal Regional do Trabalho do Estado da Paraíba], naquele momento também ameaçado de extinção por uma PEC [Proposta de Emenda Constitucional] do deputado pelo Estado brasileiro de São Paulo, Aloísio Nunes Ferreira, então relator da Comissão Especial que estudava a reforma do Judiciário no Congresso Nacional do Brasil, com o apoio da também Deputada pelo Estado brasileiro de São Paulo, Zulaiê Cobra.

Tudo começou com a ameaça do então todo poderoso senador pelo Estado brasileiro da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, que pretendia extinguir os pequenos TRTs do Brasil, intenção essa que foi materializada na PEC [Proposta de Emenda Constitucional] Nº 96 de 1992, a partir da qual se anunciava em altos brados na mídia nacional brasileira, a redução de TRTs para o Brasil.

Somavam-se à essa proposta do relator, duas outras emendas, uma delas de teor ainda mais drástico, que então propunha a extinção da Justiça do Trabalho no Brasil.

Essa caminhada de paraibanos em defesa da Justiça do Trabalho na Paraíba, contou também com o apoio da OAB-PB [Ordem dos Advogados do Brasil do Estado da Paraíba], e é tida como a maior manifestação popular ocorrida na cidade brasileira de joão Pessoa-PB em ano não eleitoral.

Fontes consultadas:

  1. alpb1.pb.gov.br/…
  2. www.trt13.jus.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/876

RSS/XML