Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (25 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1195

Próxima Celebração "Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul": Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018, : daqui 284 dias, 09:18:44-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul em 25 de setembro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 15.526 de 21 de julho de 2014.

Em que pese minhas várias pesquisas, até o momento ainda não foi possível descobrir maiores explicações e porquês para a criação dessa data comemorativa, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 799 de 1 de novembro de 2013.

Para conhecimento, a FRAFEM [Fraternidade Feminina] no Brasil é uma Associação Civil Paramaçônica Feminina, não iniciática e sem fins lucrativos, que foi criada pela Constituição do GOB [Grande Oriente do Brasil] em 1967, normatizada pela Lei nº 30 de 9 de outubro de 1996, aditada e alterada pela Lei nº 81 de 23 de junho de 2005, e que é formada por esposas de maçons com união estável ou não, filhas, viúvas e parentes de maçons, além de convidadas com relevantes serviços prestados ou com notório saber e interesse por causas sociais. Em São Paulo, a FRAFEM está vinculada às Lojas Maçônicas jurisdicionadas ao GOSP [Grande Oriente de São Paulo].
As Mulheres [esposas, mães, filhas, sobrinhas, viúvas...] sempre tiveram participação ativa nas Lojas em que seus filhos, pais, tios, maridos... eram filiados, desenvolvendo atividades de caráter social, cultural e filantrópico, angariando fundos, promovendo eventos, colaborando efetivamente com a Loja Maçônica em que atuavam.
Buscavam apoio nas Lojas para a criação das Fraternidades, elaboração do Estatuto, organização de sua diretoria e realização de suas ações.
A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado de São Paulo foi constituída através do Ato Nº 83de 2003/2007 do então Grão Mestre Estadual do GOSP, Eminente Claudio Roque Buono Ferreira, com a missão de organizar, estruturar e desenvolver as Fraternidades Femininas Cruzeiro do Sul das Lojas do GOSP, fortalecendo e estreitando o relacionamento das Fraternas com os Maçons, e incentivando a integração das mesmas na comunidade Maçônica e na sociedade, a partir da realização de ações sociais focadas nos objetivos de desenvolvimento do milênio e no trabalho com as Famílias.
Entre outros, são objetivos da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul:

  • desenvolver trabalhos de natureza cultural, promovendo debates, encontros, seminários, conferências e outros eventos que valorizem a participação da mulher na comunidade social;
  • desenvolver outras atividades de caráter social, cultural, cívicas e filantrópicas;
  • coadjuvar e apoiar atividades sociais, culturais e filantrópicas de entidades congêneres; e
  • promover por todos os meios a seu alcance, o bem estar da família das associadas, incentivando sua integração na comunidade.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…
  3. frafem.gosp.org.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/1195

RSS/XML