Dia da Bandeira ou "Día de la Bandera" (24 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2788

Próxima Celebração "Dia da Bandeira" ou "Día de la Bandera": Sábado, 24 de Fevereiro de 2018, : daqui 94 dias, 00:24:52-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Bandeira ou "Día de la Bandera" em 24 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração no México, que está prevista no Artigo 10 da Lei sobre o Escudo, a Brandeira e o Hino Nacionais ou "Ley sobre el Escudo, la Bandera y el Himno Nacionales" de 8 de fevereiro de 1984, inclusive com a sua última alteração de 23 de junho de 2010.

Segundo a Referida Lei supracitada do México, durante esse dia festivo, deverão ser transmitidos programas especiais de rádio e de televisão, com o fim de propagar a história e a significação da Bandeira Nacional mexicana.
Diz também a referida Lei aqui mencionada, que os 3 Poderes de Governo deverão realizar celebrações cívicas de comemoração, veneração e exaltação da Bandeira Nacional do México.

Manda ainda a Lei aqui citada, que, pela ocasião dos festejos dessa data celebrativa, as instituições
das dependências e entidades civis da administração Pública Federal, dos Governos estaduais e municipais mostrem seu apreço pela Bandeira Nacional do México, de acordo com o previsto em Lei.

Essa data comemorativa de mexicanos tem por fim, marcar a data em qe o artista mexicano, José Magdaleno Ocampo, entregou ao militar do México, Coronel Agustín de Iturbide, o Pendão que lhe havia sido encomendado e a data do Decreto da formação do "Exército das Três Garantias" ou "Ejercito de las Tres Garantías" [Também conhecido por Exército Trigarante ou "Ejército trigarante"], que se deu em 24 de fevereiro de 1821, a partir da união de todas as facções que então lutavam em prol da independência mexicana, numa resposta ao "Plano de Iguala" ou "Plan de Iguala", que foi um pacto de 24 pontos, próximo tanto aos tradicionalistas católicos como aos liberais, e que foi assinado pelos políticos e militares mexicanos, Vicente Guerrero [Vicente Ramón Guerrero Saldaña] e Agustín de Iturbide [Agustín Cosme Damián de Iturbide y Arámbu], declarando o México como nação independente.
Seu nome de Exército das 3 Garantias advém do fato de ele defender 3 pontos principais: A Religião Católica como a única aceita para a nova Nação; a independência do México anti o jugo da Espanha; e a união entre os grupos que lutavam na "Guerra Mexicana de Independência.

Aliás, de acordo com o que narra a história mexicana, o general mexicano, Vicente Guerrero, é tido como o 1º oficial militar a prestar juramento à bandeira do México.

Fontes consultadas:

  1. entretenimiento.terra.com.mx/…
  2. www.wipo.int/…
  3. es.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/2788

RSS/XML