Dia da Anexação de Guanacaste ou "Día de la Anexión de Guanacaste" (25 de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/907

Próxima Celebração "Dia da Anexação de Guanacaste" ou "Día de la Anexión de Guanacaste": Quarta-Feira, 25 de Julho de 2018, : daqui 243 dias, 22:11:06-02:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Anexação de Guanacaste ou "Día de la Anexión de Guanacaste" em 25 de julho de cada ano, é uma comemoração de costa-riquenhos, que também é conhecida como "Dia de Nicoya" ou "Día de Nicoya", e que tem sido festejada com feriado desde a Lei N° 8.753 de 25 de julho de 2009.

Essa data comemorativa de costa-riquenhos tem por fim, marcar a data de 25 de julho de 1825, em que se deu o início da anexação de Nicoya, Santa Cruz e Guanacaste à Costa Rica, por conta de uma votação popular, para um território que já pertencera à Nicarágua, num tempo em que a região ainda não havia conquistado a independência do jugo da Espanha.

Nicoya era um território que comprendía as terras localizadas entre o rio da Flor e o lago da Nicaragua ao Noroeste, e ao Sul da Costa Rica (Golfo de Nicoya, rio Tempisque, rio Salto e uma linha que o unia com o início do Desaguadeiro do rio São João) ao Este.
Essa região sempre foi bastante independente e nunca pertencera à Nicarágua.
Na verdade, dependia civil e administrativamente da então Capitania Geral da Guatemala ou "Capitanía General de Guatemala".

Por conta de sua proximidade com os povos costa-riquenhos de Puntarenas, Esparza, Bagaces e Cañas, Nicoya havia se identificado bastante com a Costa Rica.
Quando foi declarada a independência da América Central em 1821, as autoridades nicaraguenses começaram a ter certa influência sobre os nicoianos, muito embora naquele tempo a nicarágua fosse um Estado com muitos problemas internos, e os habitantes de Nicoya se sentissem mais simpatizados com a Costa Rica.
Então os Habitantes de Nicoya resolveram de comum acordo, levar uma carta pelas mãos de seu líder, Cupertino Briceño, pedindo então a anexação à Província da Costa Rica.
Como Costa Rica nesse tempo ainda não fosse uma Repúbllica, a petição de Nicoya teria de ser apresentada ao Congresso Geral da Guatemala ou "Congreso General de Guatemala". Quando o referido Congresso se reuniu, os Deputados costa-riquenhos deram conta da petição de Nicoya, além de apresentarem todos os documentos e atas firmados pelo então Prefeito de Nicoya, Cupertino Briceño, que foi quem propôs a ideia da anexação À Costa Rica.
Por fim, uma Lei do Congresso Federal Centro-Americano ou "Congreso Federal Centroamericano" de 1826, dispôs que também fosse anexada à Costa Rica, a então povoação de Guanacaste [hoje Liberia], que em 1824 havia optado por continuar com a ideia de pertencer à Nicarágua, mas que havia perdido suas aspirações nicaraguenses numa votação.
Em 2013, o então presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, declarou durante um ato, que pretendia reclamar o território de Guanacaste para o seu país, o que fez com que os costa-riquenhos reagisse energicamente, condenando a ação, já que havia poucos anos atrás, os nicaraguenses se baseavam no Google Maps, para estabelecer suas fronteiras com a Costa Rica.

Fontes consultadas:

  1. pt.slideshare.net/…
  2. es.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/907

RSS/XML