45 Datas Comemorativas em 8 de setembro (leia em ± 00:18:40).

Um sábado, 251º dia de 2018: daqui 287 dias, 14:40:16, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/323

Dia da Consciência Iguana ou "Iguana Awareness Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América, que foi celebrada oficialmente até 2001 por apreciadores da criação de iguanas e que ainda é comemorada por algumas pessoas, objetivando a sensibilização sobre as vantagens e desvantagens de se adotar ou não como bicho de estimação esse género de répteis da família Iguanidae, que é característico das zonas tropicais das Américas [América Central, norte do Brasil e região central do México]: 2º sábado de setembro.

Dia da Cultura Física e de Esportes
comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 340 de 29 de junho de 1994: 2º sábado de setembro.

Dia do cinema ucraniano
comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 52 de 12 de janeiro de 1996: 2º sábado de setembro.

Dia do Festival de Música Gospel "Louvores ao Rei"
comemoração móvel da cidade brasileira de Porto Amazonas-PR, conforme Lei Nº 17.536 de 16 de Abril de 2013 do Estado do Paraná, para um evento cuja realização deverá ficar a cargo da Igreja Menonita de Porto Amazonas, que o deverá promover, contando com parcerias e apoio dos órgãos oficiais que se disponham a tal: 2º sábado de setembro.

Dia dos Desbravadores
comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei nº 4.997 de 7 de março de 2007 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010: 2º sábado de setembro.

Dia dos Trabalhadores em Petróleo, Gás, Energia, Indústria e Geologia
comemoração móvel do Turcomenistão: 2º sábado de setembro.

Dia Mundial dos Primeiros-socorros ou "World First Aid Day"
comemoração móvel promovida pela Cruz Vermelha Internacional ou "International Red Cross": 2º Sábado de setembro.

Dia da Agricultura ou "Día de la Agricultura"
comemorado por argentinos, conforme Decreto Nº 23.317 de 28 de agosto de 1944, para marcar a data da efetivação da 1ª colônia agrícola da Argentina, que foi fundada na localidade argentina de Esperanza na Provincia de Santa Fe em 8 de setembro de 1856, reunindo então 1162 colonos de origem suíça, por iniciativa do colonizador, empresário e militar argentino, Aarón Castellanos.

Dia da Assinatura do Tratado de Paz ou "Nihon-koku to no Heiwa Joyaku"
comemorado no japão, para marcar a data da assinatura do "Tratado de São Francisco" ou "sanfuransisuko Joyaku", que foi firmado em 17 de setembro de 1951 entre o Japão e 49 nações aliadas, e que entrou em vigor em 28 de abril de 1952, com o propósito de finalizar oficialmente a 2ª Guerra Mundial, formalizando então a posição do poder imperial nipônico e especificando as compensações aos civis aliados feitos prisioneiros de guerra e vítimas de crimes de guerra das forças imperiais japonesas.

DIA DA DEDICAÇÃO
comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 4.992 de 25 de novembro de 1958, numa data comemorativa destinada a se cultivar o amor a Pátria e o respeito à Mulher.

Dia da Festa de "Izzat" ou "Força"
celebrado por adeptos da Fé Bahá'í, no 1º dia do 10º mês do calendário Bahá'í.

Dia da Festa do Nascimento de Maria ou Dia da Festa da Natividade de Nossa Senhora
comemoraddo por membros da Igreja Católica e da Igreja Anglicana, além de cristãos sírios e outros Cristãos, 9 meses após o "Dia da Imaculada Conceição de Maria", que é celebrado em 8 de dezembro por Cristãos de várias partes do mundo.

Dia da Independência ou "Den nd nezavisnosta"
comemorado na Macedônia [República da Macedônia ou Republika Makedonija], para marcar a data da libertação dos macedônicos do jugo da Yugoslávia, ocorrida em 8 de setembro de 1991.

Dia da Indústria Nacional ou "Día de la Industria Nacional"
comemorado no Paraguai, com o apoio da União da Indústria Paraguaia ou "Unión Industrial Paraguaya".

Dia da Pátria
comemorado em Andorra [Principat d'Andorra], em louvor a Nossa Senhora de Meritxell, que é tida na conta de padroeira de Andorra.

Dia da Solidariedade entre Cidades consideradas Património Mundial da Humanidade ou "Solidarity Day of the World Heritage Cities"
comemorado para aprofundar a solidariedade entre cidades eleitas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e para marcar a data da fundação da OWHC [Organização de Cidades Património Mundial ou "Organization of World Heritage Cities"], que foi estabelecida por 56 delegados representantes de cidades históricas em 8 de setembro de 1993, reunidos então na cidade marroquina de Fez.

Dia da Marinha
comemoração do Paquistão, relacionada com a "Guerra Indo-Paquistanesa de 1965".

Dia da Vitória
comemorado em Malta, no dia da festa de Nossa Senhora das Vitórias, que é conhecida localmente como il-Vitorja [a Vitória] e il-Bambina [Pequena Maria], festejada com celebrações em Naxxar , Senglea e Mellieha, para marcar o "Dia da Natividade de Maria" e para relembrar a vitória conquistada em começos de setembro por Cavaleiros de St. John no "Grande Cerco" de 1565 contra os turcos, e a data do fim das hostilidades da 2ª Guerra Mundial em território maltense, a partir do início do processo de Rendição da Itália em 8 de setembro de 1943, com vários italianos se posicionando contra seu ex- aliado alemão apoiados por nações anti-nazismo, sem falar que acabou nos primeiros dias de setembro de 1800 a rebelião contra as tropas francesas em Malta.

Dia das Crianças e Jovens Excepcionais ou "Día del Niño y Joven Excepcional"
comemoração de paraguaios, dentro da "Semana das Crianças e Jovens Excepcionais" ou "Semana del Niño y Joven Excepcional".

Dia de Astúrias ou "Día de Asturias"
comemorado na comunidade autônoma do Principado de Astúrias na Espanha, conforme Lei Nº 5 de 28 de junho de 1984, num dia consagrado à Virgem de Covadonga, que é tida na conta de patrona de Astúrias.

Dia de comemoração Nacional
celebrado no Bailiado de Jersey [Bailiwick of Jersey ou Bailliage de Jersey] nas Ilhas do Canal, localizadas na costa da Normandia.

Dia de Extremadura ou "Día de Extremadura"
comemorado na comunidade autônoma de Extremadura na Espanha, conforme Lei Nº 4 de 3 de Junho do Escudo, assinada em 25 de maio de 1985, num dia consagrado a Virgem de Guadalupe, que é tida como padroeira da região.

Dia de Feriado Estadual
Comemorado no Estado brasileiro do Tocantins, conforme Lei Nº 627 de 28 de dezembro de 1993, para marcar o "Dia da Festa do Nascimento de Maria" ou "Dia da Festa da Natividade de Nossa Senhora", pois Nossa Senhora da Natividade é tida na conta de padroeira do Estado tocantinense, sendo celebrada por membros da Igreja Católica e da Igreja Anglicana, além de cristãos sírios e outros Cristãos em 8 de setembro, 9 meses após o "Dia da Imaculada Conceição de Maria", festejado em 8 de dezembro por Cristãos de várias partes do mundo.

Dia do Cooperador ou "Día del Cooperante"
comemorado na Espanha, conforme Ordem Presidencial Nº 1441 de 28 de abril de 2006, para marcar a data de 8 de setembro de 2000, em que a comunidade internacional associada à ONU [Organização das Nações Unidas] subscreveu os objetivos daquele novo milênio, então em número de 8, que incluíam reduzir a pobreza extrema, deter a propagação do HIVI/AIDS [ou VIH/SIDA], promover a igualdade de gênero e a autonomia da mulher, entre outros.

Dia do Ferroviário ou "Día del Ferroviario"
comemorado no Peru, em louvor à Nossa Senhora de Cocharcas, que é tida na conta de padroeira dos ferroviários peruanos.

Dia do Festival das Águas
comemoração realizada no Tibete, em honra dos regatos e duendes das águas.

"Dia do Produtor Agropecuário" ou ""Día del productor agropecuario
comemorado por argentinos, para marcar a data da efetivação da 1ª colônia agrícola da Argentina, que foi fundada na localidade argentina de Esperanza na Provincia de Santa Fe em 8 de setembro de 1856, reunindo então 1162 colonos de origem suíça, por iniciativa do colonizador, empresário e militar argentino, Aarón Castellanos.

Dia do Trabalhador Artesanal
comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 12.943 de 23 de abril de 2004, em substituição ao Projeto de Lei que pretendia instituir o "Dia da Descascadeira de Camarão".

Dia dos Gideões Missionários da Última Hora
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.792 de 3 de novembro de 2009, em tributo à "Igreja dos Gideões Missionários da Ultima Hora", que surgiu no final da década de 1970 na cidade brasileira de Camboriú-SC, tendo por objetivo principal, à divulgação do evangelho de Cristo no Brasil e no mundo, além de manter uma obra social para atendimento gratuito às pessoas carentes das comunidades atendidas pelos missionários.

Dia dos Seminários e dos Seminaristas
comemorado na IPB [Igreja Presbiteriana do Brasil], para marcar a data da fundação oficial do SPS [Seminário Presbiteriano do Sul], ocorrida em 8 de setembro de 1888 na cidade brasileira de Nova Friburgo-RJ, logo após a organização do 1º sínodo e como o 2º seminário Teológico da IPB [transferido mais tarde e definitivamente para a cidade brasileira de Campinas-SP], visto que o 1º, que havia sido fundado em 1867 para preparar pastores brasileiros, teve vidacurta e formou apenas 4 obreiros, enquanto pastores notáveis na história da igreja.

Dia Estadual do Terço dos Homens
comemorado no Estado brasileiro de Sergipe, conforme Lei Nº 7.237 de 26 de outubro de 2011, quando entidades religiosas e afins deverão promover atividades, com o fim de ampliar e estimular a prática da oração do Terço, a partir de uma tradição iniciada já na época da escravidão no Brasil, quando escravos se reuniam com os missionários para rezarem o "Terço dos Homens dos Pretos", com base no pedido feito por Nossa Senhora de Fátima, a quando de uma de suas aparições na cidade portuguesa de Fátima em 1917, para que a humanidade rezasse o Terço.

Dia Internacional da Alfabetização ou "International Literacy Day"
comemoração que também é conhecida como "Dia Internacional da Literácia, e que foi instituída pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] ou Leia Mais

Dia Internacional da Cidadania da Mulher ou "International Day of Women's Citizenship"
comemoração instituída em 1995 durante a "4ª Conferência de Mulheres" na localidade chinesa de eijing, com o objetivo de cobrar das autoridades, o cumprimento dos acordos assinados na cidade egípcia do Cairo por 179 Governos entre 5 e 13 de setembro de 1994, durante a "Conferência Internacional sobre população e Desenvolvimento" ou "International Conference on Population and Development", e os acordos da CEDAW ["Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher" ou "Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women"] de 1979, pelo qual os signatários se comprometiam a instituir a igualdade entre homens e mulheres, a partir da implementação de mecanismos e políticas públicas que garantissem o acesso igualitário à todos, na educação, participação política e serviços de saúde.

Dia Internacional de Solidariedade com os Jornalistas ou "International Day for Solidarity of Journalists"
comemorado desde 1958, para marcar a data do assassinato do jornalista checo, Julius Fucik ou Julius Fuchik, ocorrido em 8 de setembro de 1943 durante a 2ª Guerra Mundial, pondo fim à vida de um membro ativo do KSC [Partido Comunista da Tchecoslováquia ou "Komunistická strana Ceskoslovenska"] e participante da vanguarda da resistência anti- nazista, tendo ele sido ainda o autor da obra, "Reportá psaná nd oprátce" [cuja veracidade é contestada por alguns], que teria sido escrita em papéis de cigarro e contrabandeada da prisão por guardas prisionais simpatizantes à sua causa, para ser publicada depois da guerra como "Notas da Forca", falando do seu tempo de cárcere.

Dia Mundial da Fisioterapia ou "World Physical Therapy Day"
comemoração instituída em 1996, para marcar a data da fundação da WCPT [Confederação Mundial de Fisioterapia ou "World Confederation for Physical Therapy"], que foi constituída em 8 de setembro de 1951, e que hoje representa mais de 300 mil fisioterapeutas em todo o Mundo.

Dia Nacional da Microempresa ou "Día Nacional de la Microempresa"
comemoração de equatorianos, que foi instituída pela Câmara Nacional das Microempresas ou "Cámara Nacional de la Microempresa" do Equador.

Dia Nacional da Fibrose Cística ou "Día Nacional de la Fibrosis quística"
comemorado na Argentina e oficializado na cidade argentina de Buenos Aires pela Declaração Nº 36 de 12 de abril de 2001, com o fim de alertar sobre os sintomas dessa doença genética, entre eles, perda de gordura nas fezes ou pneumonias recorrentes, que atinge 1 a cada 2 mil recém-nascidos no mundo, e para marcar uma data rrelacionada com a identificação do Genes da Fibrose Cística ou mucoviscidose, cuja novidade foi publicada pela 1ª vez na revista "Science CF Cloning and Genetics" [v. 245, n. 4922] em 8 de setembro de 1989, a partir da "descoberta" da 1ª mutação de FC [DF508] feita pelos cientistas norte-americanos, Francis Collins, Lap-Chee Tsui e R. John Riordan.

Dia Nacional das Praças das Forças Armadas
comemorado por portugueses, para marcar a data da "Revolta dos Marinheiros", que se deu em 8 de setembro de 1936, e que é tida como uma das primeiras grandes agitações sociais promovidas com o apoio direto do Partido Comunista de Portugal, através da ORA [Organização Revolucionária da Armada], então infiltrada no interior da Marinha de Guerra Portuguesa.

Dia Nacional de Alfabetização
comemoração do Brasil, conforme Decreto Nº 63.326 DE 30 de setembro de 1968 Leia Mais

Dia Nacional de Luta por Medicamentos
comemoração do Brasil não confirmada.

Dia Nacional do Empresário Nicaragüense ou "Día Nacional del Empresario Nicaragüense"
comemoração da Nicarágua, conforme Decreto Nº 78 de 16 de julho de 2004 Leia Mais

Dia Nacional do Funcionário do SAMU ou "DÍA NACIONAL DEL FUNCIONARIO SAMU"
comemorado por Chilenos, conforme Resolução Nro. Nº 860 de 10 de novembro de 2011 da Sub-secretaria de Redes Assistenciais do Ministério de Saúde ou "Subsecretaría de Redes Asistenciales del Ministerio de Salud" do Chile, para marcar a data de 8 de setembro de 2009, em que uma equipe de atendentes do SAMU [Serviço de Atenção Móvel de Urgência ou "Servicio de Atención Móvel de Urgencia"] sofreu um acidente de carro no Quilômetro 625 da Rota 5Sul, enquanto regressava para a Base de Angol, em que perderam a vida 2 funcionários, um paramédico e o motorista do veículo do SAMU, depois de haverem transportado um paciente com AVC [Acidente Vascular Cerebral] até o Hospital Regional de "Temuco" ou "Hospital Regional de Temuco".

Dia Nacional do Ilustrador
comemoração de brasileiros, que está prevista nos Estatutos da ABIPRO [Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais] Leia Mais

Dia Nacional do Juramento à Bandeira ou "National Pledge of Allegiance Day"
comemorado nos Estados Unidos da América, conforme Resolução Conjunta H.J. Res. 253 de 16 de agosto de 1989 do Congresso norte-americano Leia Mais

Dia nacional do Pão de Nozes ou "National Date Nut Bread Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que também é referida como sendo uma celebração de 22 de setembro.

41 Santos Cristãos em 8 de setembro (leia em ± 00:02:42).

Um sábado, 251º dia de 2018: daqui 287 dias, 14:40:16, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/323

Dia da Beata Serafina Sforza de Pesaro do Piceno na Itália.

Dia de Nossa Senhora da Caridade Del Cobre
padroeira de Cuba.

Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
padroeira de Curitiva-PR.

Dia de Nossa Senhora da Natividade.

Dia de Nossa Senhora da Pena.

Dia de Nossa Senhora da Saúde
celebrada no Brasil.

Dia de Nossa Senhora das Febres
celebrada no Brasil.

Dia de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Dia de Nossa Senhora de Cocharcas
celebrada no Peru.

Dia de Nossa Senhora de Meritxell
celebrada em Andorra [Macedônia].

Dia de Nossa Senhora de Nazareth.

Dia de Nossa Senhora de Nuria.

Dia de Nossa Senhora do Belém
celebrada no Brasil.

Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat
celebrada no Brasil.

Dia de Nossa Senhora do Porto.

Dia de Santa Adélia de Messines.

Dia de Santa Natália da Nicomédia da Bitinia na Turqquia
esposa de Santo Adriano.

Dia de Santo Adriano da Nicomédia da Bitinia na Turqquia
esposo de Santa natalha.

Dia de Santo Amon e Companheiros.

Dia de Santo Eusébio.

Dia de Santo Isaque de Bagrevand na ArMênia.

Dia de São Corbiniano de Freising da Baviera na Alemanha ou de Chatres na França.

Dia de São Disibodo de Bingen.

Dia de São Fausto de Antióquia na Síria.

Dia de São Neotério e Companheiros.

Dia de São Nestabo.

Dia de São Nestor.

Dia de São Nestor de Gaza na Palestina em Israel.

Dia de São Pedro de Chavanon de Pébrac de Le-Puy-en-Velay em Velay na França.

Dia de São Sérgio I da Síria ou de Roma na Itália
papa.

Dia de São Teófilo e Companheiros.

Dia de São Timóteo de Antióquia na Síria.

Dia de São Tomás De Vilanova.

Dia de São Zeno.

Dia do Beato Adão Bargielski do Campo Nazista de Concentração de Dachau junto a Munique da Baviera na Alemanha.

Dia do Beato Frederico Ozanam de Marselha na França.

Dia do Beato Ismael Escorihuela Esteve de paterna em Valência na Espanha.

Dia do Beato Ladislao Bladzinski de Gross-Rosen em Silesia na Polônia.

Dia do Beato Marino Blanes Giner de Alcoy em Alicante na Espanha.

Dia do Beato Pascual Fortuño Almela de Villarreal dos Infantes em Castellão na Espanha.

Dia do Beato Salvador Mollar Ventura de Manises ou de Paterna em Valência na Espanha.

17 Datas de cidades em 8 de setembro (leia em ± 00:01:46).

Um sábado, 251º dia de 2018: daqui 287 dias, 14:40:16, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/323

Dia da Fundação do município brasileiro de Bom Sucesso.
Estado de Minas Gerais.

Dia da Fundação do município brasileiro de Descalvado.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Diogo de Vasconcelos.
Estado de Minas Gerais.

Dia da Fundação do município brasileiro de Faxinal.
Estado do Paraná.

Dia da Fundação do município brasileiro de Itaquaquecetuba.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Ivoti.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Mafra.
Estado de Santa Catarina.

Dia da Fundação do município brasileiro de Mirassol.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Nazaré.
Estado de Tocantins.

Dia da Fundação do município brasileiro de Nazaré do Piauí.
Estado do Piauí.

Dia da Fundação do município brasileiro de Nipoã.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de São Francisco de Goiás.
Estado de Goiás.

Dia da Fundação do município brasileiro de São Luís.
Estado do Maranhão.

Dia da Fundação do município brasileiro de Vitória.
Estado do Espírito Santo.

Dia do Aniversário do município brasileiro de Embaúba.
Estado de São Paulo.

Dia do Aniversário do município brasileiro de Estância Velha.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia do Aniversário do município brasileiro de Fazenda Rio Grande.
Estado do Paraná.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/323

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!