43 Datas Comemorativas em 5 de agosto (leia em ± 00:14:03).

Um domingo, 217º dia de 2018: daqui 285 dias, 19:43:29, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/289

Dia da Família norte-americana ou "American Family Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América: 1º domingo de agosto.

Dia da Força Aérea das Forças Armadas
comemoração móvel da Ucrânia: 1º domingo de agosto.

Dia da Irmã ou "Sister's Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América: 1º domingo de agosto.

Dia da Paternidade Responsável
comemoração móvel entre outros dos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 13.996 de 6 de novembro de 2007] e São Paulo [Lei Nº 12.865 de 27 de março de 2008]: 1º domingo de agosto.

Dia das Vocações Diaconais ou Dia das Vocações aos Ministérios Ordenados
comemoração móvel da Igreja Católica: 1º domingo de agosto.

Dia das Vocações Sacerdotais
comemoração móvel da Igreja Católica: 1º domingo de agosto.

Dia do Adolescente Batista
comemoração móvel da Igreja Batista: 1º domingo de Agosto.

Dia do Trabalhador madereiro ou "Día del Trabajador Maderero"
comemoração móvel de argentinos desde 1948, em memória ao discurso proferido pelo militar e então presidente argentino, Juan Domingo Perón, dirigido aos empregados da indústria madereira argentina: 1º domingo de agosto.

Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito
comemoração móvel do Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.689 de 23 de Agosto de 2011: 1º domingo de agosto.

Dia Internacional da Amizade ou "International Friendship Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América, sul da Ásia e outros países: 1º domingo de agosto.

Dia Nacional das Crianças ou "National Kid's Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América, que tem sido promovida pela instituição norte-americana de caridade em prol das crianças e suas famílias, KidsPeace: 1º domingo de agosto.

Dia Nacional do Perdão ou "National Forgiveness Day"
comemoração móvel de canadenses e norte-americanos, que tem sido promovida desde 1994 com o apoio da CECA [Embaixada Cristã de Embaixadores de Cristo ou "Christian Embassy of Christ's Ambassadors": 1º domingo de agosto].

Dia Cívico e de Comemoração a Simral Colman de Aligandi [Olokindibipilele] ou "Día Civico e de Conmemoración a Simral Colman de Aligandi [Olokindibipilele]"
comemorado na República do Panamá, conforme Lei Nº 41 de 23 de julho de 2001, para marcar a data da morte do Cacique Geral Kuna, Simral Colman (Olokindibipilele), que faleceu em 5 de agosto de 1929, tendo sido reconhecido como prócer da luta indígena por sua contribuição em favor do respeito dos direitos humanos dos povos indígenas, além do seu trabalho em prol da separação da República do Panamá da República da Colômbia, durante a Revolução dos kunas de 1925.

Dia da Cultura Caipira
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.836 de 4 de julho de 2001, para marcar a data do nascimento do compositor brasileiro de músicas caipiras, João Batista da Silva Pacífico ou João Pacífico, que veio ao mundo em 5 de agosto de 1909 na Fazenda Cascalho da cidade brasileira de Cordeirópolis-SP, de acordo com informações do livro "Música Caipira (da Roça ao Rodeio)" da escritora brasileira, Rosa Nepomuceno, tendo sido um personagem lendário da música caipira brasileira com mais de 256 músicas gravadas (36 delas com o cantor brasileiro, Raul Torres,), incluindo o sucesso "Cabocla Teresa" de 1940, gravado por muitos intérpretes e cantado por milhões de brasileiros, o que faz dele uma unanimidade entre os intelectuais próximos à cultura rural (cantores de todas as gerações e violeiros eruditos) que visitam seu repertório.

Dia da Dedicação Da Basílica De Santa Maria Maior
comemorado para marcar a data da dedicação da Basílica di Santa Maria Maggiore antigamente conhecida como Dedicação da Igreja de Nossa Senhora das Neves ou "Sanctae Mariae Dedicatio ad Nives"], que foi celebrada pelo Papa Sisto III, logo após o Concílio de Éfeso, depois de ela haver sido restaurada na cidade italiana de Roma.

Dia da Direção Nacional da Antártica ou "Día de la Dirección Nacional del Antártico"
comemoração de argentinos, em prol dessa instituição dependente do Ministério argentino da Defesa ou "Ministerio Argentino de Defensa", para ser celebrada no "Dia de Nossa Senhora das Neves" ou "Nuestra Señora de las Nieves" [conhecida também como A Virgem branca ou "La Virgen Blanca" por hispânicos], que é tida na conta de padroeira dos montanheiros.

Dia da fundação do Estado
comemorado no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 3.489 de 30 de agosto de 1967, para marcar a data de 5 de agosto de 1585, em que a expedição comandada pelo ouvidor geral português, Martim Leitão, se uniu aos índios Tabajaras com o apoio do chefe indígena, Pirajibe [que significa "Braço de Peixe"], para expulsar os índios Potiguaras, que então haviam sido açulados pelos franceses e pelo desaparecimento de uma índia [filha do cacique potiguar] no Engenho de Tracunhaém.

Dia da Independência
comemorado em Burkina Faso, para marcar a data da libertação dos burkina-faseanos do jugo dos franceses, ocorrida em 5 de agosto de 1960.

Dia da SEICHO-NO-IE
comemorado na Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.372 de 13 de junho de 1997 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para marcar a data oficialmente tida como a da chegada em Terras Brasilis do movimento Seicho-no-iê do filósofo e líder religioso japonês, Taniguchi Masaharu, que se deu em 5 de agosto de 1952, sendo que essa chegada foi oficializada em 10 de agosto de 1952, com a fundação da Sociedade Religiosa Seicho-no-iê no Brasil [hoje Igreja Seicho-no-iê], a partir de uma autorização da Sede Internacional da Seicho-no-iê no Japão, dando assim início no país a esse movimento que atualmente está espalhado principalmente pelos Estados brasileiros da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Dia da Vitória ou "Dan pobjede i domovinske zahvalnosti"
comemoração da Croácia, para marcar a data da "Operação Tempestade" de 5 de agosto de 1995, em que o exército croata rapidamente tomou a cidade croata de Knin e pôs fim à República da Krajina Sérvia, que era uma entidade auto-proclamado sérvia dentro da Croácia.

Dia de Bhagat Singh Puran Barsi
comemorado por adeptos do Sikhismo, para marcar a data da morte do ambientalista, escritor, editor e filantropo indiano, Puran Singh Bhai, que jamais conseguira terminar sua escolaridade básica, mas que fez boas obras e que é bastante lembrado por haver fundado a instituição filantrópica da localidade indiana de Amritsar, Pingalwara, para doentes, deficientes e pessoas abandonadas.

Dia do Carteiro
comemoração da Filatelia não confirmada.

Dia do Farmacêutico
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 7.124 de 30 de abril de 1991 Leia Mais

Dia do início da Semana da Paz
comemoração até 11 de agosto de cada ano na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.559 de 8 de janeiro de 1998 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para uma semana que deverá consistir na realização de atos públicos, através de movimentos de conscientização pela paz, a serem promovidos por entidades oficiais ou particulares e representações diplomáticas que se disponham a organizar ou participar do evento.

Dia do início da Semana de Vacinação de Adultos
comemoração a partir de 5 de agosto de cada ano no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 15.214 de 24 de dezembro de 2013 Leia Mais

Dia do início da Semana Estadual de Combate e Prevenção do Glaucoma
comemorada no Estado brasileiro do Maranhão, conforme Lei Nº 8.663 de 11 de setembro de 2007.

Dia do início do "Carnaval de Bogotá"
comemorado na cidade colombiana de Bogotá, tendo como um dos objetivos principais, promover e encorajar a diversidade cultural e musical da Colômbia, como parte dos festejos da fundação dessa cidade, ocorrida a partir da celebração da 1ª missa na capela erguida no centro da então vila de Bogotá, que foi oficiada pelo sacerdote espanhol, Frei Domingo de las Casas, em 6 de agosto de 1538.

Dia do Montanhista ou "Día del Montañero"
comemoração da região da Província argentina de Mendoza, em louvor a Nossa Senhora das Neves.

Dia do Patrimônio Salvadorenho Americano ["Día del Patrimonio Salvadoreño Americano"] ou "Salvadoran American Heritage Day"
comemoração do Estado norte-americano de Maryland, conforme Proclamação do Governador Marilandense, Martin OMalley, que está relacionada com a celebração do "Dia do Divino Salvador do Mundo" ou "Día del Divino Salvador del Mundo", festejado por salvadorenhos em 6 de agosto.

Dia do Presbítero
comemoração da IPC [Igreja Presbiteriana do Brasil].

Dia do Retirante
comemorado na Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.882 de 13 de julho de 1999 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, dentro da "Semana da Cultura Nordestina".

Dia do Serviço de Guardas Ambientais da Guarda Nacional Bolivariana ou "Día del Servicio de Guardería Ambiental de la Guardia Nacional Bolivariana"
comemoração de venezuelanos não confirmada.

Dia do Táxi
comemorado por japoneses, para marcar a data do início do 1º serviço de táxi do Japão, que começou a operar em Ginza na cidade japonesa de Tóquio em 5 de agosto de 1912, com uma frota de seis Ford Modelo Ts.

Dia do Trabalhador da Saúde ou "Día del Trabajador de la Salud"
comemoração do Equador, que foi instituída para marcar a data do 1º encontro de organismos sindicais de trabalhadores equatorianos da saúde, realizado em 5 de agosto de 1962 na cidade equatoriana de Guayaquil, donde surgiria a idéia para a criação da FETSAE [Federação de Empregados e Trabalhadores de Saúde e Anexos do Equador ou "Federación Empleados y Trabajadores de la Salud y Anexos del Ecuador"], prevista no 10º Contrato Coletivo de Trabalho que foi firmado em 17 de junho de 2010, entre o ministério Equatoriano de Saúde Pública e a OSUNTRAMSA [Organização Sindical Única Nacional dos Trabalhadores do Ministério equatoriano da Saúde ou "Organización Sindical Única Nacional de Trabajadores del Ministerio de Salud"].

Dia dos Defensores da Pátria ou "dan hrvatskih branitelja"
comemoração da Croácia, para marcar a data da "Operação Tempestade" de 5 de agosto de 1995, em que o exército croata rapidamente tomou a cidade croata de Knin e pôs fim à República da Krajina Sérvia, que era uma entidade auto-proclamado sérvia dentro da Croácia.

Dia Internacional da Cerveja ou "International Beer Day"
comemorado inicialmente na localidade estadunidense de Santa Cruz na Califôrnia-EUA e desde 2007 em contraposição a "Octoberfest", que é realizada principalmente nos meses de frio da Europa, como mais um "Dia Internacional da Cerveja", enquanto o tempo ainda esteja quente o suficiente para uma cervejinha gelada.

Dia Municipal de Prevenção à Sífilis
comemorado na Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.778 de 18 de dezembro de 1998 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, com o objetivo de conscientizar a população sobre diagnósticos preventivos e o tratamento da sífilis, no "Dia Nacional da Saúde" no Brasil.

Dia Nacional da Farmácia
comemoração extra-oficial de brasileiros Leia Mais

Dia Nacional da Nutricionista Dietista ou "Día Nacional de la Nutricionista Dietista"
comemoração de uruguaios não confirmada.

Dia Nacional da Saúde
comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 5.352 de 8 de novembro de 1967 Leia Mais

Dia Nacional da Vigilância Sanitária
comemoração do Brasil,conforme Lei Nº 13.098 de 27 de janeiro de 2015 Leia Mais

Dia Nacional das Ostras ou "National Oyster Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.

Dia Nacional de Ação de Graças
comemorado na Croácia, para marcar a data da "Operação Tempestade" de 5 de agosto de 1995, em que o exército croata rapidamente tomou a cidade croata de Knin e pôs fim à República da Krajina Sérvia, que era uma entidade auto-proclamado sérvia dentro da Croácia.

25 Santos Cristãos em 5 de agosto (leia em ± 00:01:52).

Um domingo, 217º dia de 2018: daqui 285 dias, 19:43:29, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/289

Dia de Nossa Senhora da África ou Dia de Santa Maria de África.

Dia de Nossa Senhora das Neves
conhecida também como A Virgem branca [La Virgen Blanca por hispânicos].

Dia de Santa Afra de Ausburgo na Áustria.

Dia de Santa Margarida de Septémpeda em São Severino Mártir do Piceno na Itália.

Dia de Santa Nona de Nazianzo da Capadócia na Turquia
esposa de São Gregório [o "Velho"] e Mãe dos Santos Césareo, Gorgona e Gregorio [o "Teólogo"].

Dia de Santo Abel de Reims na França ou de Lobbes na Bélgica.

Dia de Santo Addai da Síria e Pérsia
fervorosamente venerado entre adeptos da Igreja Ortodoxa Oriental.

Dia de Santo Emídio de Áscoli do Piceno na Itália.

Dia de Santo Eusígnio de Antioquia na Síria.

Dia de Santo Osvaldo de Northumbria.

Dia de São Cassiano de Autun da Gália Lugdunense na França.

Dia de São Cantidiano.

Dia de São Cantídio.

Dia de São Mari da Síria e Pérsia
fervorosamente venerado entre adeptos da Igreja Ortodoxa Oriental.

Dia de São Memmio de Chalons da Gália Bélgica na França.

Dia de São Páride de Teano da Campânia na Itália.

Dia de São Mêmio de Châlons-sur-Marne.

Dia de São Paris de Teano.

Dia de São Sobel.

Dia de São Teodorico de Cambrai.

Dia de São Venâncio de Viviers.

Dia de São Viator de Tremblevif em Sologne na frança.

Dia de São Xisto II
papa) mais seis companheiros.

Dia do Beato Francisco Zanfredini de monte Granário do Piceno na Itália.

Dia do Beato Pedro Miguel Noël de Rochefort na França.

6 Datas de cidades em 5 de agosto (leia em ± 00:00:42).

Um domingo, 217º dia de 2018: daqui 285 dias, 19:43:29, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/289

Dia da Fundação do município brasileiro de Cerejeiras.
Estado de Rondônia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Jacobina.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Mairi.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Rio Verde.
Estado de Goiás.

Dia da Fundação do município brasileiro de Rolim de Moura.
Estado de Rondônia.

Dia do aniversário do município brasileiro de João Pessoa.
Estado da Paraíba.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/289

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!