34 Datas Comemorativas em 24 de agosto (leia em ± 00:15:03).

Uma sexta, 236º dia de 2018: daqui 304 dias, 19:42:34, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/308

Dia do Café Peruano ou "Día del Café Peruano
comemoração móvel do Peru, que foi instituída pelo Ministério peruano da Agricultura através da Resolução Ministerial Nro 0732-2008-AG de 22 de agosto de 2008, firmada na presença de representantes do setor cafeeiro do país: 4ª sexta-feira de agosto".

Dia da Bandeira
comemoração da Libéria, que foi oficialmente instituída em 24 de outubro de 1915, mas que foi celebrada pela 1ª vez numa convenção de 1847, quando os fundadores aprovaram o projeto do Pavilhão liberiano, juntamente com o estabelecimento da República da Libéria.

Dia da Comunidade Ucraniana
comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 14.496 de 11 de agosto de 2004 Leia Mais

Dia da Erupção do Monte Vesúvio
comemorado no japão, para lembrar o dia em que as cidades italianas de Pompeia e Herculano foram destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio, em 24 de agosto de 79 D.c.

Dia da Independência
comemorado na Federação Russa, para marcar a data da libertação dos russos do jugo da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], ocorrida em 24 de agosto de 1991.

Dia da Independência
comemorado na Ucrânia [Ukrayina], para marcar a data da libertação dos ucranianos do jugo da ex-URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], ocorrida em 24 de agosto de 1991.

Dia da Música diferente ou "Strange Music Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, a partir de uma data comemorativa criada pelo músico norte-americano, Patrick Grant, incentivando as pessoas a ouvirem uma música fora dos seus padrões habituais de gênero musical.

Dia da Noite da Nostaugia ou "Día de la Noche de la Nostalgía"
comemorado no Uruguai, por ocasião da véspera do "Dia da Independência" uruguaia, com muita música de Flash Back em bailes dançantes para todos os gostos.

Dia das "Igrejas Evangélicas Batistas"
comemorado no Estado brasileiro do rio de Janeiro, conforme Lei nº 809 de 13 de dezembro de 1984 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, para marcar a data da organização da 1ª Igreja Batista do Rio de Janeiro, que se deu em 24 de agosto de 1884 como a 3ª igreja batista organizada no Brasil numa casa na rua de Santana que, no início do século XX, foi transferida para o novo templo entre a Cidade Nova e o Estácio na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, onde chama a atenção dos transeuntes por sua bela arquitetura de colunas, contando atualmente com cerca de 2.000 membros.

Dia de Combate à Pedofilia
comemoração do Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 9.057 de 17 de dezembro de 2008, que está relacionada com o "Dia da Infância", uma celebração oficial apenas do Estado brasileiro do Ceará, de acordo com a LEI Nº 14.070 de 16 de janeiro de 2008, erroneamente atribuída por alguns à Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] que, equivocadamente teria sido baseada no relatório da UNICEF/BR de 2005.

Dia de Exu
comemorado no Candomblé, em honra da entidade que mexe com forças terríveis, provocando acontecimentos dramáticos e causando o mal.

Dia do Açougueiro
comemorado em louvor a São Bartolomeu, que é tido na conta de padroeiro dos açougueiros.

Dia do Aniversário do Banco da República Oriental do Uruguai ou "Día del Aniversario del Banco de la República Oriental del Uruguay"
comemorado por uruguaios, para marcar a data da instalação da 1ª agência do BROU [Banco da República Oriental do Uruguai ou "Banco de la República Oriental del Uruguay"], que se deu em 24 de agosto de 1896, sendo o mais importante banco ruruguaio, com o maior número de clientes e funcionando ininterruptamente desde sua criação, mesmo nas piores crises econômicas no Uruguai que, muito embora tenham causado a quebra de outros bancos, terminaram por solidificar ainda mais o Banco da República, constituído apenas por capitais estatais.

Dia do Festival da "Abertura do Mundo ou Mundus patet"
celebrado também nessa altura por antigos romanos, provavelmente a partir de um costume adquirido aos etruscos, quando se acreditava que os espíritos dos mortos abençoados [o anes] eram capazes de comungar com os vivos, através da "Manalis lapis" [pedra do Manes] e durante a oferenda de frutos das colheitas àqueles que já houvessem morrido.

Dia do Festival de Bertula Diena
realizado na mitologia da antiga Letônia, comemorando a semeadura do centeio e o 1º dia da temporada dos cogumelos, quando se acreditava que derramar água dentro de celeiros causava infelicidade.

Dia do Pentiador/Estilista ou "Día del Peinador / Estilista"
comemoração de uruguaios não confirmada.

Dia do Profissional do Desenho Gráfico ou "Día del Profesional del Diseño Gráfico"
comemorado na Guatemala, conforme Acordo Governativo Nº 314 de 6 de setembro de 2002.

Dia do Químico Boliviano ou "Día del Químico Boliviano"
comemoração do Estado Pluri-Nacional da Bolívia, conforme Lei Nº 278 de 10 de setembro de 2012, que então ratificou a Resolução Nº 001 de 2011 da SOBOQUIM [Sociedade Boliviana de Química ou "Sociedad Boliviana de Química"], para marcar a data da fundação da própria SOBOQUIM, ocorrida em 24 de agosto de 1990, cuja data comemorativa tem por fim reconhecer a valiosa contribuição dos químicos bolivianos, que com seu dedicado trabalho ajudam no desnevolvimento da investigação química na Bolívia, sendo que nessa data comemorativa, o Ministério boliviano da Educação ou "Ministerio de Educación" e as diversas especialidades de ciências químicas de universidades públicas e privadas da Bolívia e demais instituições vinculadas à química, poderão promover a realização de atividades conjuntas e individuais, em prol da difusão e promoção da investigação química entre os bolivianos.

Dia do Rio Amazonas
comemorado no Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 3.668 de 28 de novembro de 2011, para marcar a data da chegada do aventureiro e explorador espanhol, Francisco de Orellana, na foz do Rio Grande [atual Rio Amazonas], alcançada em 24 de agosto de 1542 na 1ª expedição a percorrer integralmente o curso deste rio, desde os Andes ao oceano Atlântico, demonstrando então a navegabilidade prática do Grande Rio, naquela que talvez tenha sido uma das viagens mais improvavelmente bem-sucedidas da história humana, realizada nesse tempo em busca do El Dorado e do "País da "Canela".

Dia do Teatro Nacional ou "Día del Teatro Nacional"
comemorado por uruguaios, com o apoio da Sociedade Uruguaia de Atores ou "Sociedad Uruguaya de Actores", para marcar a data da Resolução de 24 DE AGOSTO DE 1815 do Prefeito ou cabildo artiguista da pátria velha, pela qual o mandatário oriental concedia usufruto dos bens da Casa de Comédia aos atores que dela dependiam desde os tempos do empresário português, Cipriano de Melo, que havia falecido e que deixara essa casa de espetáculos sem comando depois de sua morte, cujo ato do executivo local resultou na criação da 1ª Cooperativa de Teatro do Uruguai.

Dia dos Clubes Esportivos e Sócio-culturais do Estado de São Paulo
comemorado na Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 11.907 de 17 de outubro de 1995 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, quando o Executivo municipal paulistano deverá desenvolver programa de atividades envolvendo os Centros Desportivos do Município e convocar jornais comunitários, associações de bairro e clubes particulares para participar da organização e divulgação de eventos alusivos à essa data comemorativa.

Dia dos Pais ou "Día de los Padres"
comemorado na província argentina de Mendoza, conforme decreto provincial Nº 2.119 de 30 de junho de 1982 [havendo várias malogradas tentativas de comverter a data em celebração de abrangência nacional], para marcar a data em que o "Pai da Pátria" argentina e independentista latino-americano, José Francisco de San Martín Matorras, tornou-se pai, com a vinda ao mundo de sua filha, Mercedes Tomasa San Martín y Escalada, nascida em 24 de agosto de 1816 de sua esposa, María de los Remedios de Escalada.

Dia dos Parques Nacionais ou "Día de los Parques Nacionales"
comemoração de costa-riquenhos, para marcar a data da Lei Nº 6084 de 24 de agosto de 1977, que então criou o Serviço de Parques Nacionais ou "Servicio de Parques Nacionales" do Ministério costa-riquenho de Agricultura e Pecuária ou "Ministerio de Agricultura y Ganadería", com o fim de desenvolver e administrar os parques Nacionais costa-riquenhos, em prol da conservação do patrimômio natural da Costa Rica.

Dia Doutor Daisaku Ikeda
comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 14852 de 14 de outubro de 2005, em tributo ao filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês, além de 3º presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda, que fundou [através dos anos], instituições educacionais e culturais, incluindo o Sistema Escolar Soka que abrange da Pré-Escola a Universidade, a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Tóquio, para apoiar os esforços da Soka Gakkai [baseados na filosofia budista de Nitiren Daishonin].

"dia em que o diabo anda à solta pela terra"
comemorado principalmente na cidade portuguesa de Amarante, conforme crença da tradição popular portuguesa relacionada com o "Dia de São Bartolomeu", oriunda de um casal de mafarricos [diabinhos], até então mantidos pelos frades dominicanos na sacristia do convento de São Gonsalo que, depois de um desfile pelas ruas da cidade trajados com vestes sacerdotais, teriam sido queimados pelos francos comandados pelo general francês, Louis Henri Loison, durante a invasão francesa de 1809.

Dia em que o "Diabo se solta do Inferno e anda solto pela Terra"
celebrado por brasileiros, baseada em crença da cultura do nordeste do Brasil, herdada dos portugueses dos tempos do império brasileiro e relacionada com o "Dia de São Bartolomeu".

Dia Estadual da Imigração Ucraniana
comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.302 de 11 de janeiro de 2008 Leia Mais

Dia Estadual da Infância
comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme LEI Nº 14.070 de 16 de janeiro de 2008, erroneamente atribuída por alguns à Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] que, equivocadamente teria sido baseada no relatório da UNICEF/BR de 2005.

Dia Estadual de Enfrentamento à Pedofilia
comemoração do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.396 de 7 de julho de 2009, que está relacionada com o "Dia da Infância", uma celebração oficial apenas do Estado cearense, de acordo com a LEI Nº 14.070 de 16 de janeiro de 2008, erroneamente atribuída por alguns à Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] que, equivocadamente teria sido baseada no relatório da UNICEF/BR de 2005.

Dia Estadual do Combate à Pedofilia e ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil
comemorado no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 9.286 de 17 de dezembro de 2010, que está relacionada com o "Dia da Infância", uma celebração oficial apenas do Estado brasileiro do Ceará, de acordo com a LEI Nº 14.070 de 16 de janeiro de 2008, erroneamente atribuída por alguns à Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] que, equivocadamente teria sido baseada no relatório da UNICEF/BR de 2005.

Dia Internacional Contra a Intolerância, a Discriminação e a Violência com base nas Preferências Musicais, o Estilo de vida e o tipo de Vestuário ou "International Day Against Intolerance, Discrimination and Violence Based on Musical Preferences, Lifestyle and Dress Code"
comemoração sugerida pela Associação Humanista romena com o apoio da "Fundação Lancaster Sophie", tendo por fim impedir a discriminação e atitudes intolerantes para com pessoas que tenham adotado um estilo "não convencional" de vida e comportamento.

Dia Mundial do Hip Hop ou "World Hip Hop Day"
comemoração instituída pela WHHDO [Organização Mundial do Dia do Hip Hop ou "World Hip Hop Day Organization"], para ser celebrada com a organização de festas ou oficinas relacionadas com Hip Hop; transmissão de conhecimentos para as gerações mais jovens sobre as bases do Hip Hop; downloads das mais recentes músicas/vídeos/artes/fotografias de Hip Hop; divulgação das mais recentes músicas/vídeos/peças de arte/imagens de Hip Hop; realização de amostras/flashmobs para inspirar as pessoas das redondezas; criação de camisetas Hip Hop e músicas, para mostrar o lado artístico das pessoas; realização de audiências de documentários de Hip Hop com os amigos; entre outras possibilidades.

Dia Nacional da Comunidade Ucraniana
comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.209 de 19 de janeiro de 2010 Leia Mais

Dia Nacional do Waffle ou "National Waffle Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América Leia Mais

17 Santos Cristãos em 24 de agosto (leia em ± 00:01:31).

Uma sexta, 236º dia de 2018: daqui 304 dias, 19:42:34, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/308

Dia de Santa Áurea de Óstia na Itália.

Dia de Santa Emília Vialar de Marselha na França
fundadora da Congregação das Irmãs de São José da Apareição.

Dia de Santa Juana Antida Thouret de Nápoles da Campânia na Itália.

Dia de Santa Maria Micaela do Santíssimo Sacramento.

Dia de Santo Abban de Mag Arnaide em Moyarney ou Adamstown na Irlanda.

Dia de Santo Audeno, Audoin, Audoen ou Ouen de Rouen de Clichy junto a Paris na França.

Dia de Santo Ausendo de Sancy
Padroeiro dos Surdos.

Dia de Santo Êutico da Frígia
discípulo de São Paulo.

Dia de São Barnabás, Barnabé ou Bartolomeu
Nathanael "apóstolo") da Índia ou de Canaã da Galiléia em israel [padroeiro dos açougueiros e das queimadas].

Dia de São Jorge Limniota do Monte Olimpo de Bitinia na Turquia.

Dia de São Patrício.

Dia de São Ptolemeu de Nepi.

Dia de São Romano de Nepi.

Dia de São Tacião ou Tatião de Claudiópolis da Honoríade na Itália.

Dia dos Trezentos Mártires de Cartago ou "massa branca" na Tunísia.

Dia do Beato André Fardeau de Anjou na França.

Dia do Beato Maximiano Binkiewicz da Polônia ou do Campo nazista de Concentração de Dachau em Munique da Baviera na Alemanha.

8 Datas de cidades em 24 de agosto (leia em ± 00:00:53).

Uma sexta, 236º dia de 2018: daqui 304 dias, 19:42:34, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/308

Dia da Fundação do município brasileiro de Barra do Rocha.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Belém.
Estado de Alagoas.

Dia da Fundação do município brasileiro de Itatinga.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Malhada dos Bois.
Estado de Sergipe.

Dia da Fundação do município brasileiro de Maribondo.
Estado de Alagoas.

Dia da Fundação do município brasileiro de Rubiácea.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Taquarana.
Estado de Alagoas.

Dia da Fundação do município brasileiro de Ubajara.
Estado do Ceará.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/308

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!