25 Datas Comemorativas em 18 de dezembro (leia em ± 00:10:45).

próxima segunda, 352º dia de 2017, 13 dias para 2018: daqui 1 dia, 15:06:00, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/426

Dia do início da Semana Estadual de conscientização do doador de Medula Óssea ou Semana de Conscientização do doador de Medula Óssea
comemoração móvel no Estado brasileiro do Acre, conforme Lei Nº 2.684 de 9 de janeiro de 2013, provavelmente em apoio à "Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea" no Brasil Leia Mais

2º Dia das Antífonas ou "Antífonas Magnificat"
comemoração dos últimos sete dias antes da véspera do Advento de Cristo, celebrando nessa data o Senhor ou "Adonai" em várias tradições litúrgicas de Cristãos.

2º Dia do "Festival de Saturnalia"
realizado durante 7 dias em honra de Saturno [deus da agricultura, da colheita, da dança, da justiça e da força, venerado também como o "pai do tempo"] na Roma Antiga.

3º Dia da Missa de Galo, "Simbang Gabi" ou Novena de "Misas de Gallo"
celebração tradicional das madrugadas [normalmente 4 ou 5 horas da manhã] durante 9 dias, até véspera do Natal nas Filipinas, remontando à época em que os católicos filipinos eram parte da colônia espanhola e os senhores somente liberavam seus servidores pela madrugada para as coisas de Deus.

3º Dia das Celebrações das Pousadas ou "Día de las celebraciones de Las Posadas"
comemoração relacionada com o rito tradicional religioso com origem na Espanha [onde também é celebrado como "Novenas de Natal"], para ser cumprido durante 9 dias [até 24 de dezembro] por católicos latino-americanos, mais fervorosamente no México, simbolizando as provações suportadas por Maria e José, na busca [relatada no Novo Testamento] por um lugar para o Nascimento de Jesus Cristo.

Data de aniversário da Corporação ou data de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre
comemorado no Estado brasileiro do Acre, conforme Lei Nº 2.698 de 29 de janeiro de 2013, para marcar a data da Lei Complementar Nº 34 de 18 de dezembro de 1991, que então dispôs sobre a organização básica do CBMAC [Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre].

Dia da Bailarina
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.036 de 9 de janeiro de 2002, para marcar a data da 1ª apresentação de "Um sonho de Natal" [transformado em Ballet], também conhecido por "O quebra nozes" [Ballet clássico em 2 atos], com base no Conto de natal "O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos" do jurista, compositor, crítico de música, desenhista e caricaturista alemão, Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann [mais conhecido por ETA Hoffmann], com música do compositor romântico e músico russo, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e coreografia dos coriógrafos russos, Marius Petipa e Lev Ivanov, que foi representado em 18 de dezembro de 1892 no Marynsk Theatre da cidade russa de São Petersburgo [então capital do Império russo], e que até os nossos dias tem sido muito encenado nas épocas natalinas, por contar a fantástica história de um quebra nozes presenteado num "Dia de Natal" por um relojoeiro a uma sua afilhada.

Dia da Festa do Mártir Sebastião
celebrada na Igreja Ortodoxa Grega.

Dia da Inclusão Nas Nações Unidas
comemorado no Japão, para marcar a data da adimissão do Estado japonês na ONU [Organização das Nações Unidas], que se deu em 18 de dezembro de 1956.

Dia da Marinha de Guerra ou "Día de la Marina de Guerra"
comemoração de dominicanos, em louvor a Nossa Senhora do Amparo, que é tida na conta de padroeira da Marinha de Guerra da República Dominicana.

Dia da Polícia Nacional ou "Día de la Policía Nacional"
comemorado por uruguaios, para marcar a data de 18 de dezembro de 1829, em que se deu a conhecer a 1ª Lei de Organização da Polícia Nacional Oriental, então criada para outorgar unidade à Força Pública do atual Uruguai, poucos meses antes do juramento da constituição de 1830.

Dia da República
comemorado na Nigéria, para marcar a data da conquista da semi-autonomia nigeriana dentro da Comunidade Francesa, que foi obtida em 18 de dezembro de 1958, e que se prolongou até a data da independência definitiva dos nigerianos em relação à França, ocorrida em 3 de agosto de 1960.

Dia de Assar Biscoitos ou "Bake Cookies Day"
comemoração de norte-americanos.

Dia de comemoração Nacional
celebrado no Catar, para marcar a data da entronação da atual Família Real Qatarense, que assumiu o poder em 18 de dezembro de 1878.

Dia de Nova Jersey
comemorado nos Estados Unidos da América, para celebrar a data da admissão do Estado norte-americano de Nova Jersey como o 3º integrante da União estadunidense, ocorrida em 18 de dezembro de 1787.

Dia do "Festival de Epona"
realizado na Roma antiga, para celebrar Epona - divindade cultuada como a protetora dos cavalos e das mulas] durante o "Festival de Saturnalia" [em honra de Saturno, tido como "pai do tempo" pelos antigos romanos].

Dia do Imigrante
comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.475 de 30 de junho de 2011, que então alterou a Lei Nº 8.307 de 10 de setembro de 1964, e que extinguiu o "Dia do Imigrante" do Estado dos paulistas em 18 de junhyo, para marcar a data da aprovação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e de Suas Famílias ou "International Convention on the Protection of the Rights of All Migrant Workers and Members of Their Families", que foi adotada pela Assembleia Geral da ONU na resolução Nº 45/158 de 18 de dezembro de 1990.

Dia do Mergulhador
comemoração não confirmada.

Dia do Murgueiro ou "Día del Murguero"
comemorado na Província argentina de Mendoza, para marcar a data da morte dos murgueiros argentinos, Pablo, Gamuza e Cofla, que foram atropelados por um motorista irritado com a interdição de uma rua na cidade argentina de Rivadavia em 18 de dezembro de 1999, durante a apresentação desse ritmo musical e manifestação cultural popular tradicionalmente das ruas chamado murga, que é constituído pela apresentação de músicos percussionistas acompanhados de danças e coreografias nas vias públicas, e que está presente em diversos países de origem espanhola, como Argentina, Espanha, Panamá e Uruguai [entre outros], geralmente durante alguma festividade especial, como carnaval, festas de Santos, aniversários de fundação ou eventos esportivos, entre outras festas populares.

Dia do Poder Judicial ou "Día del Poder Judicial"
comemorado na Província argentina de Jujuy, para marcar a data de um Decreto do Então governador do lugar, Pablo Alemán, que foi emitido em 18 de dezembro de 1837,e a partir do qual se extinguuiu a corporação colonial do que se denominava "Cabildo", e se determinou quem seriam os juízes e como se desempenhariam as funções judiciais da nova Província, com previsão de que a nova regra entrasse em vigor no mês de janeiro do ano seguinte.

Dia dos Direitos das Minorias
comemorado na Índia, com o apoio da Comissão Nacional para as Minorias.

Dia Estadual da Doula
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14586 de 6 de outubro de 2011, em louvor a Nossa Senhora do Bom Parto e numa homenagem às "doulas" [palavra que vem do grego e que significa "mulher que serve"], nos dias de hoje, aplicável às mulheres que dão suporte físico e emocional à outras mulheres parturientes durante a gestação, no trabalho de parto e no período de amamentação, mas que não substituem a pessoa do acompanhante.

Dia Internacional dos Imigrantes ou "International Migrants Day"
comemoração instituída na resolução 55/93 de 4 de dezembro de 2000 e a partir de recomendação do Conselho Econômico e Social, com base no documento A/C.3/55/L.36 da ONU [Organização das Nações Unidas], para marcar a data da aprovação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e de Suas Famílias ou "International Convention on the Protection of the Rights of All Migrant Workers and Members of Their Families", que foi adotada pela Assembleia Geral da ONU na resolução Nº 45/158 de 18 de dezembro de 1990.

Dia Nacional da Esclerose Múltipla ou "Día Nacional de la Esclerosis Múltiple"
comemorado na Espanha, com o apoio da Associação Espanhola de Esclerose Múltipla ou "Asociación Española de Esclerosis Múltiple", para conscientizar sobre essa doença do Sistema Nervoso Central, lentamente progressiva, caracterizada por placas disseminadas de desmielinização [perda da substância (mielina) que envolve os nervos] no crânio e na medula espinhal e que atinge principalmente mulheres [2 de cada 3 pacientes em média].

Dia Nacional do Museólogo
comemorado por brasileiros, conforme Decreto de 31 de maio de 2004, pelo qual também se criou a "Semana dos Museus" no Brasil, a ser comemorada no mês de maio de cada ano, para marcar a data da Lei Nº 7.287 de 18 de dezembro de 1984, que então dispôs sobre a Regulamentação da Profissão de Museólogo no Brasil.

25 Santos Cristãos em 18 de dezembro (leia em ± 00:01:03).

próxima segunda, 352º dia de 2017, 13 dias para 2018: daqui 1 dia, 15:06:00, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/426

Dia da Beata Nemesia Valle de Borgari na Itália.

Dia de Nosssa Senhora da Esperança de Triana coroada
venerada principalmente no bairro de Triana na cidade espanhola de Sevilha.

Dia de Nossa Senhora do Amparo.

Dia de Nossa Senhora do Ó.

Dia de Santa Samthann de Clonbroney.

Dia de Santa Sônia.

Dia de Santo Adjutor e Companheiros da África.

Dia de Santo Auxêncio de Mopsuéstia.

Dia de Santo Wunibaldo ou Vunibaldo de Heidenheim.

Dia de São Basílio ou Basiliano de Laodicéia.

Dia de São Desiderato de Fontenelle.

Dia de São Flannan, Flanânio ou Flamaro de Killalo na Irlanda.

Dia de São Gaciano de Tours da Gália Lugdunense na França.

Dia de São Malaquias de Israel
profeta bíblico do Antigo Testamento.

Dia de São Moisés da África.

Dia de São Quarto e Companheiros da África.

Dia de São Quinto e Companheiros da África.

Dia de São Rufo de Filipos.

Dia de São Sebastião
celebrado nessa data na Igreja Ortodoxa Oriental.

Dia de São Simplício e Companheiros da África.

Dia de São Teótimo de Laodicéia.

Dia de São Vítor e Companheiros da África.

Dia de São Vitorino e Companheiros da África.

Dia de São Vitório e Companheiros da África.

Dia de São Zósimo de Filipos.

24 Datas de cidades em 18 de dezembro (leia em ± 00:02:03).

próxima segunda, 352º dia de 2017, 13 dias para 2018: daqui 1 dia, 15:06:00, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/426

Dia da Fundação do município brasileiro de Alta Floresta.
Estado do Mato Grosso.

Dia da Fundação do município brasileiro de Altaneira.
Estado do Ceará.

Dia da Fundação do município brasileiro de Arapoti.
Estado do Paraná.

Dia da Fundação do município brasileiro de Aruanã.
Estado de Goiás.

Dia da Fundação do município brasileiro de Colíder.
Estado do Mato Grosso.

Dia da Fundação do município brasileiro de Conceição do Coité.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Condado.
Estado da Paraíba.

Dia da Fundação do município brasileiro de Coronel Barros.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Crissiumal.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Ferreira Gomes.
Estado do Amapá.

Dia da Fundação do município brasileiro de Getúlio Vargas.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Guarujá do Sul.
Estado de Santa Catarina.

Dia da Fundação do município brasileiro de Horizontina.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Laranjal do Jari.
Estado do Amapá.

Dia da Fundação do município brasileiro de Lençóis.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Não-Me-Toque.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Nova Alvorada do Sul.
Estado do Mato Grosso do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Rianápolis.
Estado de Goiás.

Dia da Fundação do município brasileiro de Ribeirópolis.
Estado de Sergipe.

Dia da Fundação do município brasileiro de Roca Sales.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Roteiro.
Estado de Alagoas.

Dia da Fundação do município brasileiro de Santa Rita do Pardo.
Estado do Mato Grosso do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Sete Barras.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Tartarugalzinho.
Estado do Amapá.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/426

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!