31 Datas Comemorativas em 15 de janeiro (leia em ± 00:13:45).

Uma terça, 15º dia de 2019: daqui 362 dias, 18:39:37, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/86

Dia de Thiruvalluvar, "Karinaal" ou "Kaanum Pongal"
comemoração de indianos, festejada oficialmente pelo governo do Estado indiano de Tamil Nadu em 15 de janeiro nos anos não bissextos com base no calendário Tamil, como parte das celebrações Pongal, numa homenagem ao célebre filósofo e poeta Tamil, Thiruvalluvar, por vezes também chamado "Poeta Divino" ou "Theiva Pulavar", Valluvar, Poyyamozhi Pulavar, Senna Pothar, Gnana Vettiyan ou Ayyan, que nasceu no distrito de Kanyakumari em Tamil Nadu, e que teria vivido em algum momento entre o século 1ºaC e o século 8ºdC, de acordo com estimativas baseadas na análise lingüística de seus escritos, por não haver qualquer evidência temporal arqueológica da sua existência, cuja contribuição para a literatura Tamil é o trabalho sobre a ética chamado "Thirukkural".

Dia da Árvore
comemorado no Egito e na Jordânia.

Dia da Ciência ou "Día de la Ciencia"
comemorado em Cuba, para marcar a data da fundação da SEC [Sociedade Esteleológica de Cuba ou Sociedad Espeleológica de Cuba], que foi constituída em 15 de janeiro de 1940, com o fim de estudar as cavidades naturais e outros fenómenos cársticos, nas vertentes de sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo, cuja data é marcada também pelo discurso de 15 de janeiro de 1960 do então líder cubano, fidel Castro, em que ele afirmava que ..."o Futuro de Cuba tem que necessariamente ser um futuro de homens de ciência, um futuro de homens de pensamento"... ou ..."El futuro de nuestra patria [Cuba] tiene que ser necesariamente un futuro de hombres de ciencia, tiene que ser un futuro de hombres de pensamiento"...

Dia da continuação do Festival da Colheita, ou Pongal Tailandês, ou Tamilians
celebrado pelo povo Tâmil - em correspondência com o "Festival de Makara Sankranthi", realizado no norte da e Kannadigas e povo Telugu no Sul Índia), como o 1º dia do novo ano, para agradecer o Sol, a Chuva, e os animais que ajudaram pela colheita, no Estado indiano de Tamil Nadu, em Yazh Thamizhakam, no Sri Lanka, Malásia, Singapura, entre outros lugares da região.

Dia da continuação do Festival de Makaravilakku ou Makara Sankranthi
comemorado por indus com a prática do Jallikattu [luta de homem e touros em que não são usadas armas e o animal não é morto], como o "Festival da Colheita", marcando a passagem do Sol em Capricórnio durante sua trajetória celeste.

Dia da Festa de Cristo Negro de Esquipulas ou "Día de la Fiesta del Cristo Negro de Esquipulas"
comemorado na cidade guatemalteca de Esquipulas, por peregrinos vindos de toda a Guatemala, além de El Salvador, Honduras e outros países, em honra de um Jesus crucificado, cuja imagem, depois de mais de 400 anos de veneração, adquiriu uma tonalidade escura, tal qual a cor da pele morena dos habitantes naturais do lugar.

Dia da Imprensa Filatélica
comemorado no Brasil, para marcar a data do surgimento da literatura filatélica brasileira, que se deu a partir do início da publicação do modesto jornalzinho brasileiro de filatelia, "Brazil Philatelico", que começou a ser editado na cidade brasileira de São Paulo-SP em 15 de janeiro de 1882 pelo compositor e músico franco-brasileiro, Luiz Henrique Levy.

Dia da Maçonaria Mexicana ou "Día de la Masonería Mexicana"
comemoração de mexicanos, para marcar a data da iniciação do advogado, juiz e estadista liberal, além de herói mexicano que também serviu 5 vezes como presidente do México, Benito Pablo Juárez García [conhecido como Benito Juárez], como aprendiz da Loja ou Potência Independência Nº 2 ou "Independencia Nº 2", que se deu em 15 de janeiro de 1847, numa cerimônia realizada no salão do Senado da República mexicana [então especialmente habilitado como recinto maçônico para essa "iniciação"], a partir do que ele começou um aprendizado que conduziu esse homem público ao mais alto grau da maçonaria mexicana nessa Loja.

Dia da Wikipedia
comemorado para marcar a data do lançamento da enciclopédia livre, ocorrida em 15 de janeiro de 2001, para um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngüe, estabelecido na Internet sob o princípio wiki, que tem por fim fornecer um conteúdo reutilizável, livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar.

Dia de John Chilembwe
comemorado no Malawi, em tributo ao educador e reverendo Batista da Escócia, John Chilembwe, que teve um importante papel no início da resisstência contra o colonialismo no então protetorado britânico de Niassalândia [atual Malawi] na África, ao organizar a deflagração de uma malograda revolta em inícios de 1915, por conta do que ele foi morto em 3 de fevereiro desse mesmo ano, sendo que a maioria de seus principais seguidores e alguns outros participantes também foram executados após julgamentos sumários sob lei marcial, logo após a fracassada revolta.

Dia do Alfabeto Coreano ou "Hunmin Jeongeum"
comemorado na Coréia do Norte, para assinalar a data tida como a da invenção e proclamação do Rei coreano, Sejong "O Grande", para o Hangul ou han-kul como o alfabeto da língua coreana, que é considerado como um dos alfabetos mais científicos do mundo, de grande simplicidade e fácil aprendizagem.

Dia de Recordação ou Dia das Forças Armadas
comemorado nas Forças Armadas da Nigéria, para marcar a data do disparo daquele que é tido como o 1º tiro que, em 15 de janeiro de 1966, teria dado início ao processo que se transformaria na "Guerra Civil nigeriana".

Dia do aniversário da Caixa de Construção de Casas para o Pessoal do Ministério da Marinha
comemorado na Marinha do Brasil, para marcar a data da Lei Nº 188 de 15 de janeiro de 1936, que então criou a CCCPM [Caixa de Construções de Casas para o Pessoal do Ministério da Marinha], como uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério brasileiro da Marinha, com autonomia administrativa, operacional, jurídica e financeira, tendo sede e foro na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ e jurisdição em todo o território nacional brasileiro.

Dia do Chapéu ou "Hat Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que também é conhecida como "Dia Nacional do Chapéu" ou "National Hat Day".

Dia do Exército
comemorado por indianos, para marcar a data de 15 de janeiro de 1948, em que o tenente-general [depois Marechal de Campo] indiano, Kodandera "Kipper" Madappa Cariappa, se converteu no 1º indiano a ser Comandante-em-Chefe do Exército da Índia.

Dia do Banheiro
comemorado no Japão.

Dia do Cobrador de Ônibus
comemoração extraoficial de brasileiros, que aparece listada em vários calendários de dias festivos no Brasil, para marcar a data de 15 de janeiro de 1873, em que se deu o surgimento dos atuais cobradores de ônibus no Brasil, com o início das atividades dos profissionais ajudantes dos motorneiros na companhia de bondes da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ [então capital do Brasil], cuja categoria passou a ser necessária depois da assinatura do decreto de 19 de junho de 1972 do então imperador brasileiro, Dom Pedro I, criando o serviço de bondes da cidade carioca.

Dia Do Trabalhador na Agro-Industria Açucareira
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 768 de 24 de julho de 1984 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.

Dia do Professor ou "Día del Maestro"
comemorado desde 1945 na Venezuela, para marcar a data da fundação da Sociedade Venezuelana de Professores de Instrução Primária ou "Sociedad Venezolana de Maestros de Instrucción Primaria", que foi constituída em 15 de janeiro de 1932, e que 4 anos mais tarde, foi convertida na Federação Venezuelana de Professores ou "Federación Venezolana de Maestros".

Dia dos Adultos
comemoração não confirmada.

Dia dos Compositores ou "Día de los Compositores"
comemorado extra-oficialmente no México desde 1965 e com caráter oficial desde 1983, para marcar a data da fundação oficial da SACM [Sociedade de Autores e Compositores do México ou "Sociedad de Autores y Compositores de México"], que foi constituída em 7 e registrada em 15 de janeiro de 1945, tendo por finalidade principal a defesa dos interesses [principalmente econômicos] dos autores mexicanos, através da figura da arrecadação dos merecidos direitos autorais dos mesmos.

Dia Nacional da Educação Técnica ou "Día Nacional de la Educación Técnica"
comemorado por argentinos, para marcar a data da Lei Nº 15240 de 15 de janeiro de 1959, a partir da qual foi possível a criação do CONET [Conselho Nacional de educação Técnica ou "Consejo Nacional de Educación Técnica"] da Argentina em 15 de novembro de 1959.

Dia Nacional do Charango ou "Día Nacional del Charango"
comemorado por bolivianos, conforme Lei Nº 3451 de 21 de julho de 2006, que Também declarou o charango como Patrimônio Cultural da Bolívia, enquanto Instrumento de Origem Nacional, para marcar a data do nascimento do pintor, compositor e músico boliviano, Mauro Núñez Cáceres, que veio ao mundo em 15 de janeiro de 1902, e que se converteu num exímio tocador de Charango, um instrumento rústico, derivado de uma viola de mão e originário da Vila Imperial de Potosí.

Dia nacional de suco Fresco Espremido [na hora ] ou "National Fresh Squeezed Juice Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.

Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes
comemoração no Brasil, conforme Lei Nº 12.638 de 14 de maio de 2012, para marcar a data do Leia Mais

Dia Nacional do Melão com Vinho ou "Día Nacional del Melón con Vino"
comemoração de chilenos, quando se retira as sementes e se faz um buraco na polpa do melão, para despejar vinho branco, com o fim de saborear a bebida crioula como um líquido altamente refrescante.

Dia Nacional do Sorvete de Morango ou "National Strawberry Ice Cream Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que por vezes aparece apenas como "Dia do Sorvete de Morango" ou "Strawberry Ice Cream Day".

Dia Nacional dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria
comemorado por angolanos, conforme Lei Nº 26 de 14 de junho de 2011, que foi aprovada pela Assembleia Nacional angolana, com o fim de valorizar e homenagear os antigos combatentes e veteranos da pátria que participaram na luta de libertação nacional de Angola.

Dia Nacional Humanitário ou "National Humanitarian Day"
comemoração extra-oficial nos Estados Unidos da América, que aparece listada em vários calendários norte-americanos de dias festivos, por vezes, apenas como "Dia Humanitário" ou "Humanitarian Day" Leia Mais

Dia principal do Festival da Carmentália
realizado em honra de Carmenae, a ninfa das profecias durante o império romano, e observado principalmente por mulheres, num dia tido como excelente para se consultar qualquer oráculo, pois segundo a lenda, "nesse dia em especial, eles não poderiam mentir" nas respostas dadas pelas Divindades a uma questão pessoal que lhes fosse perguntada através de artes divinatórias.

Dia Provincial do Promotor de Saúde ou "Día Provincial del Promotor de Salud"
comemorado na Província argentina de Misiones, para marcar a data do surgimento da categoria profissional do Promotor Provincial de Saúde nessa unidade da República da Argentina, ocorrida em 15 de janeiro de 2005.

34 Santos Cristãos em 15 de janeiro (leia em ± 00:02:25).

Uma terça, 15º dia de 2019: daqui 362 dias, 18:39:37, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/86

Dia de Santa Brita de Tours na França.

Dia de Santa Ida de Limerick.

Dia de Santa Ita de Clúain Creedla de Hibérnia na Irlanda.

Dia de Santa Maura de Tours na França.

Dia de Santa Raquel
Esposa de Jacó e filha de Labã.

Dia de Santa Secundina de Anagni de Lácio ou de Roma na Itália.

Dia de Santa Tarsícia de Rodez da Gália na França.

Dia de Santo Ableberto de Hamme de Brabante na Bélgica.

Dia de Santo Abeluzius
venerado pela Igreja Ortodoxa Etíope.

Dia de Santo Amaro
ou Mauro) de Glanfeuil de Anjou na França.

Dia de Santo Arnoldo Janssen de Goch na Alemanha ou de Steyl na Holanda
fundador da Sociedade do Verbo Divino.

Dia de Santo Arsênio
eremita) de Armo de Reggio Calábria na Itália.

Dia de Santo Isidoro de Alexandria.

Dia de São Bonito de Clermont ou de Lyon da Gália na França.

Dia de São Ceovulfo da Nortúmbria na Inglaterra.

Dia de São Efísio da Sardenha.

Dia de São Francisco Fernando Capillas de Fuan em Fujian na China.

Dia de São Habacuc
profeta bíblico do Antigo Testamento.

Dia de São João Calibita de Constantinopla ou Estambul na Turquia.

Dia de São Laudato de Bardsey.

Dia de São Macário
o "Grego") do Egito.

Dia de São Malardo de Chartres de Nêustria na França.

Dia de São Máximo de Nola.

Dia de São Miguel.

Dia de São Miquéias
profeta bíblico do Antigo Testamento.

Dia de São Paulo
o "Eremita") de Tebas no Egito.

Dia de São Plácido.

Dia de São Probo de Rieti de Sabina na Itália.

Dia do Beato ângelo
eremita) de Gualdo Tadino da Úmbria na Itália.

Dia do Beato Jacó limosnero de Città della Pieve da Úmbria na Itália.

Dia do Beato Luís Variara de Viarigi, Asti na Itália ou de Cúcuta na Colômbia
fundador da Congregação das Irmãs Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Dia do Beato Nicolau Gross de Berlim na Alemanha.

Dia do Beato Pedro de Castalnau de Saint-Gilles de Provença na França.

Dia do Beato Romêdio de Val de Non de Trento na Itália.

8 Datas de cidades em 15 de janeiro (leia em ± 00:00:56).

Uma terça, 15º dia de 2019: daqui 362 dias, 18:39:37, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/86

Dia da Fundação do município brasileiro de Icapuí.
Estado do Ceará.

Dia da Fundação do município brasileiro de Itaboraí.
Estado do Rio de Janeiro.

Dia da Fundação do município brasileiro de Lima Campos.
Estado do Maranhão.

Dia da Fundação do município brasileiro de Nova Iguaçu.
Estado do Rio de Janeiro.

Dia da Fundação do município brasileiro de Ouro Velho.
Estado da Paraíba.

Dia da Fundação do município brasileiro de Paraíba do Sul.
Estado do Rio de Janeiro.

Dia da Fundação do município brasileiro de Pilão Arcado.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Veranópolis.
Estado do Rio Grande do Sul.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/86

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!