31 Datas Comemorativas em 14 de janeiro (leia em ± 00:13:42).

Uma segunda, 14º dia de 2019: daqui 361 dias, 18:38:53, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/85

Dia da Chegada da Maior Idade ou "Seijin No Hi"
Comemoração móvel do Japão desde 1948, para felicitar as pessoas que tenham chegado à idade adulta, ao completarem "21 primaveras" no decorrer do ano da celebração, quando elas adquirem o direito ao voto e, a partir de então, passam tamém, a ter o direito de fumar e beber bebidas alcoólicas: 2ª segunda-feira de janeiro.

Dia de Eugenio Maria de Hostos
comemoração móvel de porto-riqenhos, para marcar a data do nascimento do educador, filósofo e ativista nacional porto-riquenho, Eugenio Maria de Hostos, que veio ao mundo em 11 de janeiro de 1839, e que lutou contra a escravidão no fim do século XIX e pela independência de Porto Rico: 2ª segunda-feira de janeiro.

Dia de Limpar Sua mesa de trabalho ou "Clean Off Your Desk Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América desde 1982, com o apoio da Associação Nacional de Organizadores Profissionais ou "National Association of Professional Organizers", que também aparece como "Dia Nacional de Limpar Sua mesa de trabalho" ou "National Clean Off Your Desk Day", a partir da idéia da secretária norte-americana, Anne Chase Moeller, que supostamente, sempre trabalhava numa escrivaninha muitíssimo bagunçada: 2ª segunda-feira de janeiro.

Dia do início da Semana da Lavagem do Bonfim
comemoração móvel da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 2.663 de 30 de Junho de 1998 e Lei nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010: 2ª semana de janeiro.

Dia do Publicitário
comemoração móvel não confirmada do Estado brasileiro do Pernambuco: 2ª segunda-feira de janeiro.

Dia da Bandeira Nacional ou "sak'art'velos sakhelmts'ip'o droshis dghe"
comemoração da Geórgia, que está relacionada com a adoção da Bandeira jorgiana em 14 de janeiro de 2004.

Dia da Festa da Criança Perdida ou "Fiesta del Niño Perdido"
comemoração da localidade peruana de Huancavelica, que está relacionada com o episódio bíblico em que Santa Maria e São José, procuram pelo Menino Jesus [então com 12 anos de idade], até encontrar o seu filho amado no Templo, a discutir de igual para igual com os Doutores da Lei.

Dia da Festa da Divina Pastora das Almas ou "Dia de la Fiesta de la Divina Pastora de las Almas"
comemorado principalmente na comunidade venezuelana de Barquisimeto, com uma procissão de uma estátua da Divina Pastora das Almas [originariamente de 1735], carregada por 6 a 10 homens e seguida de um cortejo de mais de 2 milhões de pessoas [alguns descalços e carregando cruzes], que segue da Igreja de Santa Rosa no povoado de Santa Rosa para a Catedral Metropolitana da cidade de Barquisimeto [localizada ali por perto], numa louvação à Bem-Aventurada Virgem Maria, enquanto "Pastora Celestial", e que alguns acreditam ser a 2ª maior procissão Mariana do mundo.

Dia da Ratificação ou "Ratification Day"
comemorado por norte-americanos, para marcar a data da ratificação dos "Tratados de Paz de Paris", que haviam sido assinados em 3 de setembro de 1783 por representantes do Rei George III da Inglaterra e por representantes dos Estados Unidos da América, e dos 2 "Tratados de Versailles" assinados por representantes do rei Luís XVI da França e representantes do rei Carlos III da Espanha, responsáveis pela oficialização do fim da "Guerra Revolucionária Norte-Americana".

Dia da Revolução
comemoração de tunisianos, para marcar a data final de uma intensa campanha de resistência civil, que também é conhecida como a "Revolução de Jasmim", e que ocorreu na Tunísia a partir de 18 de Dezembro de 2010, inclusive com uma série de manifestações de rua, precipitadas pela alta taxa de desemprego, inflação de alimentos, corrupção, falta de liberdade de expressão e outras liberdades políticas e pelas duras condições de vida do povo, cujos protestos constituíram a onda mais dramática de agitação social e política em três décadas na Tunísia, terminando por levar à destituição do antigo presidente tunisiano, Zine El Abidine Ben Ali, em 14 de janeiro de 2011, além de levar a uma democratização profunda do país e à convocação de eleições livres e democráticas.

Dia de Ano Novo
comemorado por ortodoxos da Bielorrússia, Montenegro, República da Macedônia, República Srpska, Rússia, Sérvia, Ucrânia, entre outras comunidades que seguem o calendário Juliano.

Dia de Organizar a sua Casa ou "Organize Your Home Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que também aparece como "Dia Nacional de Organizar a sua Casa" ou "National Organize Your Home Day".

dia de Maghi
comemorado em Punjab , Himachal Pradesh , Haryana e Tharu [pessoas do Nepal], como festival Punjabi de Makar Sankranti,quando é tradicional para todos os Punjabis comer arroz feito no leite fervido ou "kheer", quando os Sikhs visitam o Gurdwara, para homenagear a luta heróica dos Quarenta Ones liberada ou "Chali Mukte", que sacrificaram suas vidas defendendo um ataque do exército imperial contra o Guru Gobind Singh, numa batalha travada em 29 de dezembro de 1705, próximo de uma poça de água ou "Khidrane di Dhab", e se dá um grande encontro em Muktsar [conhecido como Mela Maghi].

Dia do Amor, esperança e coragem
comemorado no Japão, para marcar o reencontro dos cães "Taro" e "Jiro", que haviam sido deixados no continente gelado um ano antes, e que foram encontrados em 14 de janeiro de 1959 por uma expedição japonesa na Antártida.

Dia do "Bacon" ou "Bacon Day"
comemorado por estudantes da cidade inglesa de Manchester.

Dia do Festival de Hogali Bihu
comemoração de assameses de todo o mundo, como um dos 3 grandes festivais de Assam, que também é chamado Magh Bihu, para ser festejado depois do "Dia de Uruka", sendo que a palavra Bihu é derivada da língua dos povos Dimasa que foram agrários desde tempos imemoriais, e as primeiras colheitas da temporada são oferecidas ao deus supremo dessa gente, Brai Shibrai ou Pai Shibrai, para desejar paz e prosperidade, donde se deduz que Bi significa "pedir" e Shu significa "paz e prosperidade" no mundo, cunhando gradualmente o termo Bishu Bihu para acomodar lingüística preferentes, mas outra sugestão diz que "Bi" significa "pedir" e "Hu" significa "dar", dando assim origem ao termo BIHU.

Dia do Festum Asinorum
festividade Burlesca da Idade Média que foi comemorada primeiramente na França como um subproduto da "Festa dos Loucos", e que está relacionada com a participação do jumento nas histórias bíblicas da fuga para o Egito, principalmente tratando da fuga da Sagrada Família depois do nascimento de Jesus Cristo.

Dia do fim da Semana Universal de Escrever Cartas ou "Universal Letter-Writing Week"
comemorada a partir de 8 de janeiro de cada ano, com o apoio da ISFGW [Sociedade Internacional de amizade e boa vontade ou "International Society of Friendship and Good Will"] dos Estados Unidos da América e inúmeros outros países.

Dia do Gráfico ou "Día del Gráfico"
comemoração do Peru, que conta com o apoio da AGUDI [Associação Peruana de Meios de Impressão ou "Asociación Peruana de Medios de Impresión"].

Dia do início do Festival da Colheita, ou Pongal Tailandês, ou Tamilians
celebrado pelo povo Tâmil - em correspondência com o "Festival de Makara Sankranthi", realizado no norte da e Kannadigas e povo Telugu no Sul Índia), como o 1º dia do novo ano, para agradecer o Sol, a Chuva, e os animais que ajudaram pela colheita, no Estado indiano de Tamil Nadu, em Yazh Thamizhakam, no Sri Lanka, Malásia, Canadá, Singapura, entre outros lugares da região.

Dia do início do Festival de Makaravilakku ou Makara Sankranthi
comemorado por indus com a prática do Jallikattu [luta de homem e touros em que não são usadas armas e o animal não é morto], como o "Festival da Colheita", marcando a passagem do Sol em Capricórnio durante sua trajetória celeste.

Dia do Lavador e Manobrista de Carro
comemoração da cidade brasileira de Belo Horizonte-MG, conforme Lei Nº 6.526 De 2 De Fevereiro De 1994 Leia Mais

Dia do Trabalhador Eletricitário ou "Día del Trabajador Eléctrico"
comemorado a partir do triunfo da revolução em Cuba, para marcar a data de 14 de janeiro de 1934, em que o líder político cubano da década de 1930, Antonio Guiteras Holmes, enquanto secretário no Governo dos Cem Dias ou "Gobierno de los Cien Días", decretou a intervenção da Companhia Cubana de Eletricidade ou "Compañía Cubana de Electricidad", tendo promovido ainda outras muitas medidas e leis de alcance popular.

Dia do Treinador Profissional
comemoração no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 1.670 de 13 de junho de 1990 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, que também é conhecida no Brasil, como "Dia do Treinador Profissional de Futebol" ou "Dia do Treinador de Futebol" Leia Mais

Dia dos Defensores da Pátria ou "Vatan himoyachilari kuni"
comemorado desde 1993 por uzbequistaneses, para marcar a data da adoção da Resolução de 14 de janeiro de 1992, que então definiu a transferência de todas as Forças Armadas no território uzbequistanês para a jurisdição do Uzbequistão, cujo documento é tido como responsável pela abertura do caminho para o desenvolvimento de um programa de reforma a longo prazo do exército nacional do Uzbequistão, com base numa análise completa de ameaças que pudessem surgir no caminho, tendo por fim garantir a segurança dos uzbequistaneses.

Dia dos Fanáticos por Beatles ou "Beatles Freak Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que também é conhecida como "Dia Internacional dos Fanáticos por Beatles" ou "International Beatles Freak Day".

Dia Nacional da Conservação da Floresta ou "Wan Anurak Sappayakon Pa Khong Mai Chat"
comemoração da Tailândia, com o fim de promover a conservação das florestas tailandesas e em prol do trabalho contra o desmatamento.

Dia Nacional da Moda para Animais de Estimação ou "National Dress Up Your Pet Day"
comemoração dos Estados Unidos da América, que foi iniciada em 2009 pela especialista norte-americana em Estilo de vida de animais de estimação e comportamento animal, Colleen Paige, com o apoio da organização não-governamental estadunidense, Rede de Milagre Animal ou "Miracle Network animal, como uma maneira divertida de celebrar os queridos animais de estimação e para apoiar a comunidade da moda para animais.

Dia Nacional do Enfermo
comemoração de brasileiros não confirmada, que também aparece listada em vários calendários brasileiros de dias festivos para o dia 14 de julho Leia Mais

Dia Nacional do Sanduíche de pastrami Quente ou "National Hot Pastrami Sandwich Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para um sanduíche preparado com uma carne magra, curada e muito temperada com páprica, pimenta, cominho, alho, e algumas vezes defumada, que supostamente é originária dos Bálcãs, e parece estar relacionada com a pastirma da Turquia, e que se popularizou entre os norte-americanos, muito apreciada em fatias finas com pães, massas, saladas etc...

Dia Nacional do Terapeuta Ocupacional ou "Día Nacional del Terapeuta Ocupacional"
comemorado na Venezuela, para marcar a data do registro da Associação Venezuelana de Terapeutas Ocupacionais ou "Asociación Venezolana de Terapeutas Ocupacionales", ocorrido em 14 de janeiro de 1966.

24 Santos Cristãos em 14 de janeiro (leia em ± 00:01:39).

Uma segunda, 14º dia de 2019: daqui 361 dias, 18:38:53, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/85

Dia da Beata Verônica de Binasco.

Dia de Santa Macrina
a "Velha", mãe de São Basílio Magno, de São Gregório de Nissa e de São Pedro de Sebaste.

Dia de Santo Amadeu de Clermont.

Dia de Santo Eufrásio de Arvernia ou de Clermont-Ferrand na França.

Dia de Santo Odorico de Pordenone.

Dia de Santo Odo de Novara.

Dia de São Basílio, "O [email protected](comemorado pela Igreja Ortodoxa Oriental.

Dia de São Barbascêmino de Selêucia-Ctesifon e Companheiros.

Dia de São Dácio de Milão na Itália.

Dia de São Dácio Shmin.

Dia de São Félix de Nola da Campânia na Itália.

Dia de São Félix de Roma.

Dia de São Fermino de Gévaudan na França.

Dia de São Fulgêncio de Écija na Espanha.

Dia de São Glicério de Antióquia na Síria
hoje turquia.

Dia de São Juan de Ribera
o "Senhor da Terra".

Dia de São Kentigerno ou Mungo de Glasgow da Escócia no Reino Unido
festejado nessa data pela Igreja Ortodoxa.

Dia de São Malaquias
profeta bíblico do Antigo Testamento.

Dia de São Nino da Geórgia, junto ao Mar Negro.

Dia de São Potito de Sárdica na Romênia.

Dia de São Sabas de Serbia.

Dia do Beato Odón de Novara de Tagliacozzio na Itália.

Dia do Beato Odorico de Pordenone Mattiuzzi de Udine na Itália.

Dia do Beato Pedro Donders de Batávia, ou de Suriname na Guiana Holandesa.

6 Datas de cidades em 14 de janeiro (leia em ± 00:00:44).

Uma segunda, 14º dia de 2019: daqui 361 dias, 18:38:53, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/85

Dia da Fundação do município brasileiro de Bom Retiro.
Estado de Santa Catarina.

Dia da Fundação do município brasileiro de Marataízes.
Estado do Espírito Santo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Miguelópolis.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Porto Alegre do Tocantins.
Estado de Tocantins.

Dia da Fundação do município brasileiro de Simolândia.
Estado de Goiás).

Dia do aniversário do municípoio de Cruz.
Estado do Ceará.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/85

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!