49 Datas Comemorativas em 1 de novembro (leia em ± 00:18:18).

Uma quinta, 305º dia de 2018: daqui 341 dias, 23:58:16, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/377

Dia de Ação de Graças
comemoração móvel da Libéria: 1ª quinta-feira de novembro.

Dia do Gosto ou "Day of Taste"
comemoração móvel, que tem sido promovida pela EURO-TOQUES, uma organização internacional de cozinheiros que integra mais de 3.500 chefes de cozinhas em 18 países, quando os cozinheiros participantes vão para as salas de aulas de crianças de 9 a 11 anos de idade, para ensinar sobre uma alimentação saudável, com produtos naturais e não industrializados: 1ª quinta-feira de novembro.

Dia dos Homens Fazerem o Jantar ou "Men Make Dinner Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América que, carinhosamente, poderia ser definida como: "Dia Nacional do Que diabo é isso no meu prato" ou "National What The Heck is That on My Plate Day": 1ª quinta-feira de novembro.

Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos ou "International Project Management Day"
comemoração Móvel lançada em 2004 e idealizada pelo escritor, gerenciador de projetos e palestrante estadunidense, Frank Saladis, a partir da cidade norte-americana de Nova York-EUA, para homenagear os profissionais que através desta ciência da gestão tornam suas empresas mais eficazes a cada dia: 1ª quinta-feira de novembro.

1º dia completo de Beltane
festividade da mitologia Celta, iniciada a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Sul, comemorando o início da temporada de colheitas dos celtas [celebrado hoje por galeses e neopagãos].

1º dia completo de Samhain
festividade da mitologia Celta iniciada a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Norte, comemorando o Final da temporada de colheitas dos celtas, tido como o começo do "ano novo celta", no princípio da "estação escura" [celebrado hoje por galeses e neopagãos], em honra de Cailleach [aspecto selvagem da grande deusa da mitologia celta, ligada às trevas e ao frio do inverno].

Dia Africano da Juventude
comemoração instituída em 2006 pela UA [União Africana ou "African Union"], com o apoio da OAYouth [Organização Africana da Juventude ou "Organisation of African Youth"].

Dia da Coroação do rei
comemoração do Reino do Butão, para marcar a data da Coroação do atual Rei butanense e 5º Druk Gyalpo, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, que se deu em 1 de novembro de 2008.

Dia da Independência
comemorado em Antígua e Barbuda [Antigua and Barbuda], para marcar a data da libertação dos barbadenhos do jugo do Reino Unido, ocorrida na América Central em 1 de novembro de 1981.

Dia da Imprensa
comemorado na Coréia do Norte.

Dia da Lembrança ou "dan spomina nd mrtve"
comemoração da Eslovênia, que está relacionada com o "Dia de todos os Fiéis defuntos" ou "Dia dos Mortos" em 2 de novembro, uma celebração de seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana e Cristãos de outras denominações.

Dia da Paz ou "Día de la Paz"
comemorado em Porto Rico.

Dia da Revivificação Nacional ou "Balgarsko vazrazhdane natsionalno"
comemorado na Bulgária, em tributo ao período de desenvolvimento sócio-económico e de integração nacional entre os povos búlgaros [também conhecido como Renascimento], que teria sido iniciado [sob a administração Otomana] com o livro Épico, "Istoriya Slavyanobolgarskaya", escrito em 1762 pelo monge de origem búlgara venerado pela Igreja Ortodoxa Oriental, São Paísio de Hilendar, sendo aceite que esse período teria durado até a Libertação da Bulgária em 1878, numa conseqüência da Guerra Russo-Turca iniciada em 1877.

Dia da União Européia
comemorado por europeus, para marcar a data da entrada em vigor do "Tratado de Maastricht", que então formalizou a criação da União Européia em 1 de novembro de 1993, dando início ao livre movimento de produtos, pessoas, serviços e capitais entre os países signatários, que até ali faziam parte da antiga Comunidade Européia.

Dia de Comemoração Nacional
celebrado na Argélia e também conhecido como "Dia do Aniversário da Revolução", para marcar a data do início da Guerra da Independência argelina ante o jugo dos franceses, ocorrido em 1 de novembro de 1954, com lutas até os "Acordos de Evian" em 19 de março de 1962.

Dia de Feriado Forense
comemorado por brasileiros, conforme Insiso 4º do Artigo Nº 62 da Lei Nº 5.010 de 30 de maio de 1966 [redação dada pela Lei Nº 6.741 de 5 de dezembro de 1979], que também organizou a Justiça Federal de primeira instância no Brasil, além de dar outras providências.

Dia de Haryana
comemorado no Estado indiano de Haryana, para marcar a data de 1 de novembro de 1966, em que ocorreu o estabelecimento do Estado de Haryana no norte da Índia.

Dia de Rajyotsava
comemorado na Índia, para marcar a data da formação do Estado indiano de Karnataka, ocorrida em 1 de novembro de 1956, a partir da união de indianos falantes do idioma canará na Região sul da Índia.

Dia de Todos os Santos
comemoração de católicos, que foi declarada como uma festa universal em 835, pelo Papa Gregório IV Leia Mais

Dia do Agente de Segurança Patrimonial Público
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.429 de 31 de outubro de 2007 e Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010, para marcar a data da Lei Nº 3.093 de 1 de novembro de 2005, que então organizou a carreira dos Seguranças Patrimoniais sul-matogrossenses.

Dia do Cachorro
comemorado no Japão.

Dia do Colecionador Capixaba
comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 7.140 de 22 de abril de 2002.

Dia do Ex-Aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar ou EPCAR
comemorado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, conforme Resolução Legislativa Nº 824 de 17 de setembro de 2013.

Dia do Evangélico, Jornalista Evangélico, Imprensa e Meios de Mídia Evangélica
comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007 e Lei Nº 15.345 de 29 de novembro de 2010, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 180 de 5 de maio de 2010.

Dia do Evangélico
comemoração da IPC [Igreja Presbiteriana do Brasil] e da cidade brasileira de São Paulo-SP [Lei Nº 11.900 de 17 de outubro de 1995 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007], a ser festejada na capital de São Paulo por evangélicos com a realização de reuniões, palestras e eventos próprios, sendo que para essa data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 560 de 20 de junho de 1995.

Dia do Festival de Pipas Gigantes ou "Festival de Barriletes Gigantes"
comemoração da cidade guatemalteca de Sumpango no "Dia de Todos os Santos", surgida de uma antiga lenda relacionada com o "Dia dos Mortos", pela qual, em 1 de novembro, a cidade sofria a invasão de espíritos malignos que somente se deixavam afugentar depois de seguido o conselho dos bruxos, com a produção de barulho pelo atrito de papel e vento, a partir do lançamento de papagaios ao ar, tido então como o único meio para que se conseguisse afastar os maus espíritos do lugar.

Dia do Frevo de Bloco
comemorado na cidade brasileira de Recife-PE, conforme Lei Nº 17.026 de 15 de setembro de 2004 Leia Mais

Dia do Hino Nacional ou "Día del Himno Nacional"
comemorado com feriado no Panamá, conforme Lei Nº 71 de 11 de novembro de 1955, que também declarou como próceres nacionais panamenhos, o barítono, organista e pianista espanhol radicado no Panamá, Santos Jorge Amatriaim, juntamente com o compositor panamenho, Jerónimo De la Ossa, enquanto respectivos criadores da música e da letra da canção "Por Fim Alcançamos a Vitória" ou "Alcanzamos por fin la victoria", que foi eleita num concurso público como o Hino Nacional do Panamá, além de a referida Lei também ordenar a intensificação do estudo da personalidade desses heróis panamenhos em todos os controles educativos do Panamá, a efeito de paradigma para as gerações presentes e futuras.

Dia do início da Semana do Urbanismo
comemoração do Poder Público Municipal até 8 de novembro de cada ano na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 7.699 de 28 de fevereiro de 1972 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007 Leia Mais

Dia do início da Semana Mundial da Comunicação ou "World Communication Week"
comemorada até 7 de novembro de cada ano, com a promoção da ISFGW [Sociedade Internacional de Amizade e Boa Vontade ou "International Society of Friendship and Good Will"], a partir dos Estados Unidos da América.

Dia do início do "Festival dos Mortos"
comemoração de mexicanos, tradicionalmente oriunda dos tempos das etinias mexica, maya, purépecha e totonaca, que tem sido celebrada de um jeito diferente [quando comparada com os nossos costumes], com muita comida, flores, festa e contentamento, e que atualmente está relacionada com o "Dia de todos os Fiéis defuntos" ou "Dia dos Mortos"em 2 de novembro, uma celebração de seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana e Cristãos de outras denominações.

Dia do Locutor Salvadorenho ou "Día del Locutor Salvadoreño"
comemoração de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 812 de 4 de novembro de 1987, que então revogou o Decreto Legislativo Nº 399 de 13 de novembro de 1975 e extinguiu a antiga data comemorativa dos locutores salvadorenhos em 20 de dezembro, para entrar em consonância com os Estatutos da Associação de Locutores Salvadorenhos ou "Asociación de Locutores Salvadoreños", num suposto "Dia do Locutor Interamericano" ou "Día del Locutor Interamericano".

Dia do Propagandista de Laboratório ou "Día del Visitador Médico"
comemoração do Equador não confirmada.

Dia do Romeiro
comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.489 de 16 de junho de 2004.

Dia do Sushi
comemoração do Japão e restaurantes japoneses pelo mundo a fora, que não deve ser confundida com o Dia Internacional do Sushi ou "International Sushi Day" em 18 de junho, este último idealizado pelo administrador da página do "Sushi" no site de relacionamentos sociais, Facebook, Chris DeMay, dando asas a uma tradição pela qual, há mais de mil anos se come sushi [peixe cru enrolado no arroz como forma de conserva], desde um tempo em que não era muito comum encontrar peixe fresco, ocasiões em que Comia-se apenas o peixe [com um sabor ácido adquirido da fermentação natural] e jogava-se o arroz fora, muito embora hoje o peixe já seja comido juntamente com o arroz e O sabor ácido consequente da fermentação tenha sido primeiramente substituído por ácido acético e, mais tarde, por vinagre, dando origem às mais variadas formas de sushi.

Dia do Terremoto de Lisboa
celebrado em Portugal, para marcar a data do cismo de 1755, que então destruiu a cidade e capital portuguesa de Lisboa e uma grande parte do litoral do Algarve, seguido de um tsunami [que se crê tenha atingido a altura de 20 metros] e de múltiplos incêndios, matando milhares de lisboetas, muitos deles pegos de surpresa dentro de igrejas, enquanto rezavam no "Dia de Todos os Santos".

Dia do Sepultador
comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 12.940 de 23 de abril de 2008, para ser celebrada na véspera do "Dia de Finados" Leia Mais

Dia do Vigilante ou "Día del Vigilante"
comemoração de colombianos não confirmada.

Dia dos Heróis Mortos" ou "Enherjarsdáegr"
comemorado no Hórus Temple Illuminus.

Dia Estadual de Prevenção aos Acidentes Vasculares Cerebrais ou AVC
comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 17.019 de 16 de dezembro de 2011, para conscientizar e prevenir sobre esse mal [também conhecido por derrame cerebral], que chega a atingir uma a cada 6 pessoas e que pode ser menos freqüente nos casos de mudanças de hábitos de vida, cujo pronto atendimento e diagnóstico correto através de sintomas perfeitamente característicos e identificáveis em grande parte dos casos, principalmente como "boca torta" perda de função de um lado do corpo [brasços ou pernas] e dificuldades de fala, pode evitar a morte ou eventuais seqüelas em até 60% dos acometidos, desde que o paciente seja tratado em até 4 horas e meia com o medicamento alteplase [por cerca de 2 mil dólares que nem sempre está disponível sem custos nos serviços públicos de saúde].

Dia Estadual do Evangelho
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 4.277 de 10 de dezembro de 2012 e Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010.

Dia Estadual do Oficial de Reserva
comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 15.269 de 10 de abril de 2014, quando a sociedade civil pernambucana poderá apoiar a realização de eventos e celebrações por ocasião dessa data comemorativa, objetivando a valorização da categoria do oficial de reserva no Estado do Pernambuco, num suposto "Dia Nacional do Oficial de Reserva" do Exército do Brasil, de acordo com o Projeto de Lei Nº 1.808 de 4 de fevereiro de 2014, muito embora o "Dia do Oficial da Reserva-R/2 e dos ex-alunos dos CPORs ou Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e NPORs ou Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva" seja de fato festejado pelo Exército brasileiro em 4 de novembro, conforme Portaria Nº 429 de 18 de julho de 2006, para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1891, e que foi o fundador do 1º estabelecimento R/2 de ensino no Exército do Brasil.

Dia Estadual do Sepultador
comemoração do Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 16.204 de 17 de março de 2008, para ser celebrada na véspera do "Dia de Finados" Leia Mais

Dia Mundial Vegano ou "World Vegan Day"
comemoração internacional de vegetarianistas, que tem sido festejada desde 1994, e que foi instituída durante a celebração do 50º aniversário da Sociedade Vegana ou "Vegan Society" do Reino Unido Leia Mais

Dia Nacional da Alfabetização em Família ou "National Family Literacy Day"
comemorado nos Estados Unidos da América.

Dia Nacional da Espeleologia
comemoração extraoficial de brasileiros, que está relacionada com essa ciência do estudo das cavernas [cavidades naturais e outros fenômenos cársticos Leia Mais

Dia Nacional de Cozinhar para os Seus Bichinhos de Estimação ou "National Cook for Your Pets Day"
comemoração de norte-americanos.

Dia Nacional dos Escritores ou "National Authors' Day"
comemoração de estadunidenses, que foi aprovada pela Federação Geral de Clubes norte-americanos de Mulheres ou "General Federation of Women's Clubs" em 1929, e que está incluída no calendário comemorativo do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América desde 1949.

Último dia do "Festival de Ludi Victoriae Sullanae" ou "Jogos da Vitória de Sulla"
comemorado até 1 de novembro por Antigos romanos junto da Porta Collina em Roma, para festejar a vitória do ditador romano, Lucios cornelios Sulla, que foi alcançada sobre os Samnitas comandados por Telesinus, em 82a.c.

28 Santos Cristãos em 1 de novembro (leia em ± 00:01:54).

Uma quinta, 305º dia de 2018: daqui 341 dias, 23:58:16, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/377

Dia de Santa Cirênia.

Dia de Santa Juliana.

Dia de Santa Maria
a "Eslava" ou a "Escrava".

Dia de Santa Penélope.

Dia de Santo Audomaro de Théouranne de Flandes na Holanda.

Dia de Santo Austremônio de Avernia
hoje Clermont) da AQuitânia na França.

Dia de São Benigno de Dijon da Gália Lugdunense na França ou de Smyrna na Turquia ou de Borgonha na Itália.

Dia de São Catamano de Wales.

Dia de São Cesário de Tarracina da Costa do Lácio na Itália.

Dia de São Cesário de Avernia
hoje Clermont) da AQuitânia na França.

Dia de São Floriberto de Ghent.

Dia de São Genésio de Fontenelle.

Dia de São Germano de Montfort.

Dia de São Juliano de Tarracina da Costa do Lácio na Itália.

Dia de São Licínio de Anjou de Nêustria na França.

Dia de São Magno de Milão da Lombardia na Itália.

Dia de São Marcelo de Paris da Gália Lugdunense na França.

Dia de São Maturino de Larchant de Gatinais Aquitano na frança.

Dia de São Pedro de Barco em Ávila em Castela na Espanha.

Dia de São Rômulo de Bourges da Aquitânia na França.

Dia de São Severino de Tívoli do Lácio na Itália.

Dia de São Tiago Da Pérsia.

Dia de São Vigor de Bayeux da Gália Lugdunense na França.

Dia de "Todos Os Santos".

Dia do Beato Nônio Álvares Pereira de Lisboa em Portugal.

Dia do Beato Rainiero Aretino de Borgo Santo Sepolcro da Umbria na Itália.

Dia do Beato Ruperto Mayer de Munique da Baviera na Alemanha.

Dia do Beato Teodoro Jorge Romzsa de Velikij Bychkiv Maramorosh ou de Mukacevo na Ucrânia.

4 Datas de cidades em 1 de novembro (leia em ± 00:00:31).

Uma quinta, 305º dia de 2018: daqui 341 dias, 23:58:16, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/377

Dia da Instalação do município brasileiro de Salvador.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Itatiba.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Piên.
Estado do Paraná.

Dia da Fundação do município brasileiro de Taciba.
Estado de São Paulo.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datas.blog/377

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!